Capa

FIAK

São Paulo parou para ver o grande duelo...da FIAk

Terceira etapa de 2012 teve mais um capítulo da histórica rivalidade Rodrigo França X Bruno Terena em noite inspirada de Gerson Campos

04.07.2012  |  1.041 visualizações
Parecia final de Copa do Mundo. Ansiosos, torcedores contra e a favor trocavam farpas pelas redes sociais. São Paulo parou para acompanhar o grande duelo do esporte: a hegemonia nas pistas da FIAk, a Federação Internacional dos Andadores de Kart.

Atendendo a pedidos da CET e da Prefeitura de São Paulo para antecipar a corrida para a noite de terça - a fim de não conflitar com o jogo decisivo da Libertadores, a FIAk disputou a terceira etapa ontem em Interlagos, marcada por mais um capítulo da histórica rivalidade Rodrigo França/Bruno Terena, considerada a maior do esporte mundial, de acordo levantamento feito pela agência Ernest Consulting & Chuting.

"O pessoal da SP Turis nos procurar não correr na quarta, porque uma cidade como São Paulo não comportaria dois grandes eventos esportivos. Como eles geralmente promovem grandes eventos para celebrar o aniversário de Rodrigo Ecclestone, o dirigente mais uma vez mostrou seu lado benevolente", explicou um assessor ligado ao todo-poderoso da FIAk, sobrinho-neto não reconhecido de Bernie.

Antes da largada, a corrida foi marcada pela provocação dos fãs de Terena. "O França é tão decadente que corre com capacete com fita adesiva. Não dá", tuitou o perfil @BrunoTerenaReal, que, ironicamente, é falso. O @RodrigoFranca_FC respondeu imediatamente: "foi o próprio Terena que pediu para fazer o capacete. Quem viu o começo de carreira dele sabe que França sempre foi seu grande ídolo e mestre", disse.

A rivalidade ganhou contornos políticos envolvendo as 24 Horas de Le Mans. Por comandar com braço duro e de ferro a maior categoria do automobilismo mundial, Rodrigo Ecclestone não libera seus pilotos para disputar nenhuma outra categoria - principalmente a F-1 (França chegou a perder um teste em Paul Ricard com a Renault por conta disso).

Mas, no mês passado, o próprio taubateano foi liberado para competir nos 24 Minutos de Le Mans, disputados dentro das 24 Horas. A vitória na França ganhou repercussão mundial, e Terena questionou a legalidade da participação. "Todos sabem das relações esquizofrênicas dos dois Rodrigos: há muito protecionismo nisso", diz o fotógrafo.

Alheio a todas polêmicas, Gerson Campos chegou, fez a pole e venceu. Ele se aproveitou da nova regra que permite troca de karts e pegou um modelo com KERS (Kart Extremamente Rápido e Supimpa). França foi o segundo e Terena, o terceiro, fazendo o pódio com o maior número de títulos da FIAk: 7

A imprensa italiana, um dos poucos países do mundo onde a F-1 é mais popular que a FIAk, classificou o pódio histórico como "retrato da maior geração viva das pistas". "É como se Schumacher, Alonso e Vettel dividissem um pódio. França é o maior vencedor de todos os tempos, Terena chegou e desbancou o campeão e agora Gerson mostra um nível ainda mais elevado", explicou a Autosprint.

Cassio Cortes (apontado nesta mesma matéria como o "Montoya dos pampas") mostrou que já merece lugar entre grandes campeões da FIAk. Chegou em quarto e é um dos cinco pilotos que pode sair líder do campeonato na próxima etapa. Com o terceiro lugar em Interlagos, Terena lidera com 51 pontos, um a mais que Gerson. França é o terceiro, com 43, e Rafael Munhoz, que ontem não superou a pré-classificação (chegar no kartódromo em menos de 60 minutos), é o quarto, com 35 pontos - a mesma pontuação de Cortes.

A corrida ainda teve duelo da nova geração, com Rodrigo Lara chegando em quinto, após superar jovens fiakianos como Amauri Monteiro (o sexto), Lucas Santochi (sétimo) e Renan de Couto (oitavo). Já o veterano Luis Alberto Pandini foi o nono depois de uma largada cuja queima foi comparada "às labaredas vistas em Roma após a loucura de Nero", escreveu a Gazzeta de Taubatello.

"Foi uma ótima corrida. Sobrevivi a uma tentativa de homicídio em plena reta, dei uma largada óbvia (saí no sinal verde quando todos ficaram parados) e na última volta eu e Victor Berto tivemos nosso momento Villeneuve contra Arnoux", disse, citando o décimo colocado - Victor Berto, claro. Rian Assis, que chegou a estar na zona de pontos, rodou na última volta, mas ficou à frente de Ricardo Legname.

A próxima etapa da FIAk será na Vila Prudente, no tradicional GP Garage Burger.

Classificatório:

1º 9 Gerson Campos, 54s510
2º 11 Rodrigo França, 55s080
3º 4 Bruno Terena, 55s360
4º 24 Cassio Cortes, 55s600
5º 28 Rodrigo Lara, 55s630
6º 10 Lucas Santochi, 55s790
7º 6 Renan do Couto, 56s340
8º 26 Vitor Berto, 56s490
9º 33 L.A.Pandini, 56s800
10º 14 Amauri, 56s970
11º 35 Ricardo Legname, 57s340
12º 12 Rian Assis, Sem tempo

Corrida:

1º 9 Gerson Campos, 17min33s400, 20 voltas
2º 11 Rodrigo França, a 10s660
3º 4 Bruno Terena, a 17s740
4º 24 Cassio Cortes, a 19s430
5º 28 Rodrigo Lara, a 28s410
6º 14 Amauri Monteiro, a 31s830
7º 10 Lucas Santochi, a 40s580
8º 6 Renan do Couto, a 43s680
9º 33 L.A. Pandini, a 55s770
10º 26 Vitor Berto, a 55s820
11º 12 Rian Assis, a 1 volta
12º 35 Ricardo Legname, a 2 voltas

Campeonato:

1º Bruno Terena, 51 pontos
2º Gerson Campos, 50
3º Rodrigo França, 43
4º Rafael Munhoz, 35
= Cassio Cortes, 35
6º Guto Oliveira, 24
7º Rodrigo Lara, 10
8º Bruno Vicaria, 8
= Amauri Monteiro, 8
= Lucas Santochi, 8
11º Felipe Motta, 7
12º Renato, 6
13º Ricardo Legname, 4
= Alex Grünwald, 4
= Renan do Couto, 4
16º Carsten Horst, 2
= L.A. Pandini, 2
18º Ricardo, 1
= Vitor Berto, 1
20º Cleber Bernucci, 0
= Saulo Novaes, 0
= Lipe Paíga, 0
= Fabrício de Lima, 0
= Eduardo, 0
= Beto, 0
= Andrei Spinassé, 0
= Bruno, 0
= Milton Pazzi Jr., 0
= Diogo, 0
= Rafael, 0
= Alessandra, 0
= Thiago, 0
= Rian Assis, 0

Leia também...
08.08.2019

Valor: 130 reais; as confirmações devem ser enviadas para o email: felipe@rf1jornalismo.com.br

05.11.2018

Prova de endurance, que será realizada no dia 2 de dezembro, terá pilotos e ex-pilotos de diversas categorias como: F-1, Indy, Stock Car, F-3 e Copa Truck

10.03.2018

Valor: 90 reais; as confirmações devem ser enviadas para o email: felipe@rf1jornalismo.com.br

13.12.2017

Largada da prova será neste sábado às 12h30; confira todas as informações para retirada das pulseiras de imprensa e colete para acesso à pista