Capa

FIAK

Principal campeonato de automobilismo do planeta está de voltas às pistas nesta semana: a FIAk!

Federação Internacional dos Andadores de Kart comemorou sua centésima corrida no mesmo circuito onde tudo começou há 13 anos, no Kartódromo Granja Viana

12.03.2015  |  1.523 visualizações
Os milhões de fãs espalhados pelos quatro cantos do planeta estavam ansiosos pela nova temporada do principal campeonato do esporte a motor mundial, que começou nesta semana: a FIAk (Federação Internacional dos Andadores de Kart). E a abertura de 2015 ainda entrou para a história como a centésima corrida dos pseudo-pilotos/jornalistas, que iniciaram em 2002 a forma de disputa do campeonato mais prestigiado do mundo, conforme enquete realizada pela Gazzetta de Taubatello.

"É ótimo ver a corrida 100 quando todos diziam que eu era louco em criar uma categoria sem patrocínio, sem pilotos e sem juízo", diz, reforçando sempre no tom de voz o trocadilho entre o número 100 e a palavra 'sem' um animado Rodrigo Ecclestone, sobrinho-neto não reconhecido do todo-poderoso da F-1 e que comanda com braço duro-de-ferro a FIAk.

"Nós popularizamos as corridas noturnas. Nós fomos o primeiro campeonato internacional a adotar a pontuação dobrada na última etapa. Nós temos até a maior rivalidade do automobilismo mundial e ainda assim há quem nos compare com a F-1. É realmente uma piada", comentou "Mister Ek", como já foi apelidado pelos tabloides britânicos de Londrina.

E foi justamente a rivalidade entre os dois maiores campeões da FIAk, Rodrigo França e Bruno Terena, que o atrativo da FIAk 100 foi ainda maior, trazendo inclusive o patrocínio da Voxx para premiações de pódio. "Só se fala disso nas redes sociais", revelou um dirigente da empresa.

No começo de 2014, os dois anunciaram simultaneamente suas aposentadorias - gerando mal estar entre as duas equipes de assessoria de imprensa, já que a CNN teve que se desdobrar para fazer as entradas ao vivo em Taubaté e no Largo da Batata, respectivamente.

A ausência de França e de Terena nas pistas no ano passado foi apontado pela imprensa especializada como um dos grandes motivos pela queda de audiência das transmissões ao vivo da FIAk em todo o planeta. Sabe-se que, desde 2002, Rodrigo Ecclestone privilegia os horários noturnos para que a parte asiática do mundo, que concentras as grandes populações da China, Rússia e Índia, possam assistir às corridas em horário nobre. "Se esta ideia é tão óbvia, porque não fazem então o GP de Mônaco às 23h30? Tenho certeza de que há tanta iluminação quanto em nossas pistas", assegurou.

Com audiência em queda ou não em 2014, o fato é que o retorno de França e Terena foi um grande sucesso para o público que estava saudoso da "FIAk das antigas". Além dos dois tetracampeões, os dois últimos campeões fora da dupla França-Terena protagonizaram duelos emocionantes pela vitória: Gerson Campos (campeão em 2010) e Eduardo Beraldo, campeão no ano passado.

Os quatro campeões dominaram as duas primeiras filas também de uma forma inédita: todos separados por apenas um décimo de segundo (0s1). Gerson largou na pole, com Terena em segundo, Beraldo em terceiro e França em quarto.

As primeiras voltas foram marcadas por belos duelos entre os dois pilotos da segunda fila conseguindo boas ultrapassagens: Beraldo foi para a primeiro e França, para segundo. A partir daí, o ex-aposentado de Taubaté fez uma corrida combativa, segurando os ataques de Terena, Gerson e também de outro campeão, Guto Oliveira, e outros dois vices, Cassio Cortes e Rian Assis.

As trocas de posições foram quentes nos cinquenta tons de cinza do asfalto seco-mas-semiúmido-pós-chuvas intensas. Mas o fato é que, como os fãs da antiga FIAK gostam, uma confusão viria a apenas quatro voltas do fim. Alegando estar sem freios, Gerson acertou o kart de França, que por sua vez deu o troco no algoz na curva seguinte. Melhor para Terena, que saiu de quarto para segundo lugar.

E, faltando duas voltas, eis que Beraldo comente um improvável erro na ultrapassagem de um retardatário da Light e roda, despencando diversas colocações. A vitória fica assim com Terena, que comemora o histórico primeiro lugar com uma provocação. "Estão vendo por que tive que me aposentar?", disse o "Largo" da Batata, como estampou o diário Olé em sua edição online.

Já o Gazzetta de Taubello não perdoou: "CAZZO CAMPOS?!", escreveu, com letras garrafais. Com a rodada de Beraldo, Gerson ainda foi o segundo colocado e França, o quarto. "Perdi os freios", disse a versão fiakiana de G.Ceara. "Tinha que ter perdido quando estava atrás do Terena!", retrucou França.

Incrivelmente alheio à confusão, Cortes aproveitou o momento para iniciar 2015 com um terceiro lugar e assim lutar por seu primeiro título e deixar a alcunha de Montoya dos Pampas para trás. Em quinto, Cleber Bernucci disse no pódio que também veio para brigar pelo campeonato. "Fui o primeiro colocado na categoria não-500 Milhas", disse. Todos foram premiados com kits da Voxx, patrocinadora do evento, que acertou em cheio ao levar adesivos para dores musculares nas costas, já que o nível de seniores foi grande na FIAK 100.

Na Light, a vitória foi do ex-Pro Victor Berto. "Recuso comparações com Criciúma, Juventude ou outro time que vive entre Série A e B", disse. O estreante André Barros ficou em segundo, com o veterano Bruno Vicaria em terceiro. Rica Ramos foi o quarto e o argentino naturalizado brasileiro Wagner Ponce de Leon foi o quinto.

Na recém-criada Senior, a vitória ficou com Rodrigo França, seguido por Guto Oliveira, Luiz Alberto Pandini, Alexander Grunwald e Flavio Gomes. Três destes pilotos, Pandini, Gomes e França, são os únicos a terem participado da temporada original, vencida por França. "Nunca na história deste País um campeonato foi tão divertido. Vida longa ao legado de 2002", disse Gomes, vice naquele ano de estreia.

A FIAk 100 ainda teria a participação de outro campeão, Ricardo Lopes. Mas o campeão de 2005 acabou não correndo, pois Denis van de Almeida, o campeão de 2003, entrou com um pedido na Corte Victoriana de Cotia alegando que a vaga de "campeão das antigas" era dele. Para impedir o rolo judicial, mister Ek concedeu o sexto lugar na Senior para Lopes, garantindo que, ao menos no papel, a FIAk 100 teve seis de seus sete campeões na pista.


FIAk World Series (prova nº 100)
1ª etapa da temporada 2015
Granja Viana, 11 de março de 2015
25 participantes (15 na Pro, 10 na Light)

Resultado FIAk Pro
Pole position: Gerson Campos, 1m03s224
Melhor volta: Eduardo Beraldo, 1m02s829
(Entre parênteses, a melhor volta de cada piloto)

1. Bruno Terena, 17 voltas em 18min46s525 (1m03s150)
2. Gerson Campos, + 2s535 (1m03s143)
3. Cassio Cortes, + 5s064 (1m03s290)
4. Rodrigo França, + 6s229 (1m02s917)
5. Cleber Bernuci, + 7s425(1m03s262)
6. Rafael Munhoz, + 9s435 (1m03s341)
7. Guto Oliveira, + 9s713 (1m03s372)
8. Rian Assis, + 11s674 (1m03s384)
9. Eduardo Beraldo, + 13s399 (1m02s829)
10. Gustavo Rodrigues, + 19s054 (1m03s918)
11. Luiz Alberto Pandini, + 23s724 (1m04052)
12. Alexander Grünwald, + 24s493 (1m04s063)
13. Gabriel Lima, + 33s190, a 7s997 (1m04s901)
14. Flavio Gomes, + 1 volta (1m05s609)
15. Ricardo Lopes da Fonseca, não largou

Pontuação FIAk World Series 2015
FIAk Pro - Campeonato após uma etapa:
1. Bruno Terena, 25 pontos
2. Gerson Campos, 18 pontos
3. Cassio Cortes, 15 pontos
4. Rodrigo França, 12 pontos
5. Cleber Bernici, 10 pontos
6. Rafael Munhoz, 8 pontos
7. Guto Oliveira, 6 pontos
8. Rian Assis, 4 pontos
9. Eduardo Beraldo, 2 pontos
10. Gustavo Rodrigues, 1 ponto

Resultado FIAk Light
Pole position: Victor Berto, 1m04s171
Melhor volta: André Barros, 1m03s734
(Entre parênteses, a melhor volta de cada piloto)

1. Victor Berto, 17 voltas em 19min14s493, + 27s968 do vencedor da Pro (1m03s764)
2. André Barros, + 28s278 do vencedor da Pro (1m03s734)
3. Bruno Vicaria, + 35s390 do vencedor da Pro (1m04s152)
4. Rica Ramos, + 37s628 do vencedor da Pro (1m05s053)
5. Wagner Ponce, + 59s986 do vencedor da Pro (1m05s070)
6. Vinny Alves, + 1m03s014 do vencedor da Pro (11m05s972)
7. Rafael Gomes Faccio, + 1 volta do vencedor da Pro (1m05s611)
8. Daniel Fideli, + 1 volta do vencedor da Pro (1m06s368)
9. Caíque, + 2 voltas do vencedor da Pro (1m09s294)
10. Lipe Chaguri, + 3 voltas do vencedor da Pro - inclui ADV 10s (1m11s798)

Pontuação FIAk World Series 2015
FIAk Light - Campeonato após uma etapa:
1. Victor Berto, 25 pontos
2. André Barros, 18 pontos
3. Bruno Vicaria, 15 pontos
4. Rica Ramos, 12 pontos
5. Wagner Ponce, 10 pontos
6. Vinny Alves, 8 pontos
7. Rafael Gomes Faccio, 6 pontos
8. Daniel Fideli, 4 pontos
9. Caíque Veloso, 2 pontos
10. Lipe Chaguri, 1 pontos

FIAk Senior

1. Rodrigo França, 17 voltas (1m02s917)
2. Guto Oliveira, + 3s713 (1m03s372)
3. Luiz Alberto Pandini, + 17s724 (1m04052)
4. Alexander Grünwald, + 18s493 (1m04s063)
5. Flavio Gomes, + 1 volta (1m05s609)
6. Ricardo Lopes da Fonseca, não largou
Leia também...
08.08.2019

Valor: 130 reais; as confirmações devem ser enviadas para o email: felipe@rf1jornalismo.com.br

05.11.2018

Prova de endurance, que será realizada no dia 2 de dezembro, terá pilotos e ex-pilotos de diversas categorias como: F-1, Indy, Stock Car, F-3 e Copa Truck

10.03.2018

Valor: 90 reais; as confirmações devem ser enviadas para o email: felipe@rf1jornalismo.com.br

13.12.2017

Largada da prova será neste sábado às 12h30; confira todas as informações para retirada das pulseiras de imprensa e colete para acesso à pista