Duelo acelerado na Pro e vencedor inédito na Light marcam FIAk 119 no Kartódromo Ayrton Senna
Pódio da FIAk Pro
(Why Focus Press)
Pódio da FIAk Light
(Why Focus Press)
Na pista onde o talento de Senna foi revelado, 15 jornalistas-pilotos disputaram a terceira etapa da temporada 2017
04.05.2017
|
19 visualizações
Enquanto o mundo relembrava os 23 anos sem Ayrton Senna, o torneio de kart para profissionais de imprensa mais carisma do universo iniciou o mês de maio justamente no local onde o futuro tricampeão de Fórmula 1 deu suas primeiras aceleradas, ainda criança. No Kartódromo de Interlagos, 15 jornalistas mostraram nesta terça-feira (dia 2) algo em comum com Senna logo no momento da inscrição: a nacionalidade brasileira.
Como as coincidências pararam por aí, o jeito foi torcer para que desta vez a chuva não desse o ar da graça. Com o asfalto seco, os competidores se dividiram entre as classes Pro e Light, disputando a terceira etapa da temporada 2017 da FIAk World Series, a 119ª da história do campeonato.
O retorno de Cassio Cortes, após um ano ausente do torneio no qual já foi três vezes vice-campeão, foi em grande estilo. O acelerado apresentador do SBT marcou a pole position, liderando uma dobradinha na primeira fila com seu diretor de fotografia, Rafael Munhoz.
Os dois protagonizaram um verdadeiro passa e repassa na briga pela liderança, mas a vitória acabou mesmo nas mãos de Munhoz, que ainda fez a melhor volta. Foi a segunda conquista seguida do competidor, que alcançou a marca de 40 corridas na FIAk, sendo nove delas celebradas no alto do pódio. Mesmo deixando a vitória escapar por pouco mais de um segundo, Cassio acenou para os entusiasmados fãs enquanto era fotografado pela imprensa após a corrida.
O bom resultado de Munhoz em Interlagos diminuiu a diferença dele para o líder do campeonato, Rian Assis, que completou o pódio após superar Gabriel Lima na última volta. A vantagem de "Rianov" agora é de oito pontos (58 x 50), equivalente à pontuação de um sexto lugar, provando que o campeonato está totalmente aberto. Mesmo caindo para a quarta posição a algumas curvas da bandeirada, Gabriel segue em terceiro no campeonato, com 27 pontos.
Para quem chegou ao kartódromo disposto a repetir o desempenho de 2016, quando conquistou sua primeira vitória na divisão principal da FIAk, o resultado deixou um gosto amargo na boca do piloto do Motorsport.com. No entanto, ao deixar o local, Gabriel garantiu a um de nossos repórteres que isso nada tinha a ver com sua performance, e sim com uma limonada sem açúcar que ele bebeu antes da corrida.
Outro bom pega da noite foi entre o veterano da FIAk Alexander Grünwald e o novato Adilson Rancoleta Jr., que faz uma excelente temporada de estreia na classe Pro. Revelado na classe Light em 2016, Adilson passou sete voltas buscando espaços para superar Grün, mas só levou a melhor no duelo global na segunda metade da corrida, garantindo a quinta colocação.
Como Rica Ramos não compareceu à etapa, Adilson empatou com ele no campeonato, e agora os dois têm 26 pontos marcados. Admitindo cansaço (ou velhice, de acordo com alguns presentes), por pouco Grünwald não perdeu também o sexto lugar para Bruno Vicaria. Representando a zona norte da cidade, região onde Senna foi criado, Vicaria aproveitou um cochilo do adversário na volta final e cruzou a linha de chegada com os karts lado a lado, no melhor estilo Jerez-1986. Graças ao super tira-teima e à mesa tática virtual, a cronometragem apontou 12 milésimos de segundo a favor do representante do SporTV, deixando Vicaria na sétima posição.
A promissora prova de Wagner Ponce, que no começo da corrida chegou a brigar no pelotão que disputava um lugar no pódio, não terminou como ele esperava. O competidor carioca protagonizou cenas lamentáveis ao rodar na curva 1 tentando uma ultrapassagem, e ficou mesmo com o oitavo lugar no final. Lipe Chaguri, que subiu de categoria neste ano, completou a prova em nono, seu melhor resultado na carreira. Ele ficou à frente de Daniel Fideli, o Chay Suede das pistas, que também faz sua temporada de estreia na Pro. O atual campeão da FIAk Light fechou a zona de pontuação, cruzando na décima colocação.
Vencedor inédito na FIAk Light
Inspirado por Valtteri Bottas, que no último domingo quebrou a barreira da vitória na Fórmula 1, Luciano Magalhães finalmente faturou uma etapa no torneio de kart para profissionais de imprensa. Competindo na divisão de acesso, Luciano largou na pole e fez a melhor volta entre os Lights. E levou a melhor sobre Saulo Novaes, que chegou de Nova Iorque no mesmo dia da corrida, mas decidiu participar mesmo assim. Saulo travou uma animada batalha com Marcelo Schvartzer, que terminou a corrida em terceiro, a apenas três décimos de segundo do concorrente.
Completando 20 corridas na FIAk, Vinny Alves foi o quarto, deixando a quinta posição para Flavio Berto, que retornou à FIAk depois de seis anos ausente. Como o então líder Victor Berto não participou desta etapa, Luciano Magalhães chegou ao primeiro lugar do campeonato da FIAk Light por um ponto (41 x 40). Na base da regularidade, Vinnny Alves aparece em terceiro, com 30. Marcelo Schvartzer tem 27, dois a mais que Luís Paulo Barros, vencedor da segunda etapa da temporada.
Empate triplo na FIak Sênior
Na classe Sênior, que leva em consideração apenas os competidores com 40 anos ou mais, o melhor do dia foi Alexander Grünwald, seguido por Luciano Magalhães e Flavio Berto. As posições de pista provocaram um tríplice empate na liderança do campeonato: Rica Ramos, Grünwald e Luciano agora dividem a primeira posição, com 43 pontos conquistados por cada um até o momento.
A próxima etapa da FIAk World Series 2017 está pré-agendada para o dia 1º de junho, no Kartódromo da Granja Viana. Fique ligado em nossas redes sociais para saber mais detalhes a respeito da FIAk 120, que valerá pontos como a quarta etapa desta temporada.
3ª etapa da temporada 2017 (prova nº 119)
Interlagos, 02 de maio de 2017
Participantes: 15 ( 10 na Pro, 5 na Light)
Pole position FIAk Pro: Cassio Cortes, 1min07s367
Melhor volta da FIAk Pro: Rafael Munhoz, 1min06s756
(Entre parênteses, a melhor volta de cada piloto)
Pole position FIAk Light: Luciano Magalhães, 1min10s060
Melhor volta da FIAk Light: Luciano Magalhães, 1min08s611
(Entre parênteses, a melhor volta de cada piloto)
1. Luciano Magalhães, 17 voltas em 19m53s741 (1m08s611)
2. Saulo Novaes, + 8s193 (1m08s882)
3. Marcelo Schvartzer, + 8s481 (1m08s733)
4. Vinny Alves, + 24s644 (1m09s919)
5. Flavio Berto, + 1 volta do vencedor da Pro (1m10s351)
Resultado da FIAk Senior
1. Alexander Grünwald
2. Luciano Magalhães
3. Flavio Berto
FIAk 2017
Campeonato após três provas
Pro:
1. Rian Assis, 58 pontos
2. Rafael Munhoz, 50
3. Gabriel Lima, 27
4. Rica Ramos, 26
5. Adilson Rancoleta Jr., 26
6. Cássio Cortes, 20
7. Bruno Vicaria, 18
8. Alexander Grünwald, 18
9. Renan do Couto, 16
10. Guto Oliveira, 15
11. Wagner Ponce, 12
12. Dérek Bittencourt, 2
13. Lipe Chaguri, 2
14. Daniel Fideli, 2
Light:
1. Luciano Magalhães, 41 pontos
2. Victor Berto, 40
3. Vinny Alves, 30
4. Marcelo Schvartzer, 27
5. Luis Paulo Barros, 25
6. Daniel Betting, 20
7. Gabriel Pedreschi, 18
8. Saulo Novaes, 18
9. Henry Couto, 15
10. Guilherme Sato, 10
11. Flávio Berto, 10
12. Gabo Carvalho, 8
13. Guilherme Ludwig, 4
Sênior:
1. Rica Ramos, 43 pontos
2. Alexander Grunwald, 43
3. Luciano Magalhães, 43
4. Daniel Betting, 27
5. Guto Oliveira, 25
6. Flávio Berto, 15
Prova de endurance, que será realizada no dia 2 de dezembro, terá pilotos e ex-pilotos de diversas categorias como: F-1, Indy, Stock Car, F-3 e Copa Truck