Capa

Paulista Digital - Diversos

Enzo Fittipaldi crava 3 poles em Mugello na luta pelo título da F-4 Italiana

Com 10 pódios e cinco vitórias na F-4 Italiana, Enzo Fittipaldi deu um passo importante rumo à conquista do título em uma das categorias de base mais importantes do mundo; apesar de ser tirado da prova 1 justamente pelo adversário no campeonato, brasileiro segue dependendo só dele para ser campeão

26.10.2018  |  982 visualizações

A F-4 Italiana encerra neste final de semana em Mugello a temporada 2018 com uma disputa intensa pelo título entre três pilotos – e nos treinos classificatórios, quem deu um grande salto para se sagrar campeão foi o brasileiro Enzo Fittipaldi, que teve desempenho impressionante ao cravar as três poles da rodada tripla na Itália.

“A disputa está bem intensa entre eu e o italiano Leonardo Lorandi, brigando praticamente ponto a ponto já considerando os cinco descartes obrigatórias, e também com o britânico Olli Caldwell, terceiro no campeonato. Meu foco desde os treinos de ontem era buscar as três poles justamente para poder focar na minha corrida e assim só depender do meu resultado para ser campeão”, diz Enzo, que é patrocinado pela AirBit Club, Baterias Moura, TNT e WeCredit.

Piloto da Ferrari Driver Academy desde 2016, Enzo faz sua segunda temporada completa no automobilismo europeu com a Prema Theodore Racing. O piloto brasileiro ainda disputou neste ano a F-4 Alemã, onde terminou o campeonato na terceira posição. Somando os resultados da competição italiana e da alemã, Enzo conquistou 19 pódios e seis vitórias no ano.

Na primeira das três corridas disputadas hoje, Enzo foi tirado da corrida em uma manobra polêmica feita justamente por Lorandi – o abandono duplo favorece o italiano, que não perde tantos pontos por ainda não ter os cinco descartes obrigatórios. Os comissários de prova chamaram Lorandi na torre para explicações, mas nenhuma punição foi anunciada.

“Prefiro pensar que não foi intencional a batida, porque a F-4 é um grande campeonato e não merece uma decisão assim. Em todo caso, ainda temos duas corridas pela frente e nas duas vou largar na pole para buscar a vitória”, diz Enzo, que agora soma 253 pontos com descartes, um a menos que Lorandi (254).

A vitória ficou com Gianluca Petecof, que assim ampliou para seis o número de vitórias brasileiras no campeonato deste ano – Enzo venceu cinco provas em 2018 (duas em Adria e três em Misano) e seu companheiro de equipe na Prema agora tem um triunfo.

As duas corridas que decidem o campeonato serão disputadas amanhã: a prova 2 com largada às 4h (horário de Brasília), em que Enzo larga na pole e Lorandi em quarto, e a prova 3 às 10h30, com Fittipaldi novamente em primeiro e seu rival italiano partindo na nona colocação.

Pilotos com chances de título na F-4 Italiana (50 pontos em disputa):

  • Leonardo Lorandi - 254 (266 sem descartes)
  • Enzo Fittipaldi - 253 pontos (257 sem descartes)
  • Olli Caldwell - 235 (246 sem descartes)
Leia também...
23.03.2024

Piloto da Pole Motorsport largou da sétima fila e chegou entre os dez melhores pela segunda vez na temporada

22.03.2024

Bandeira vermelha interrompe simulação de classificação e piloto terá que ir sem referências para o treino classificatório deste sábado em Mogi Guaçu

20.03.2024

Embaixador da Hipper Freios e maior campeão da Stock Car, Ingo Hoffmann destaca cinco trechos de frenagens importantes no circuito localizado em Mogi Guaçu, e necessidade de adaptação dos pilotos a resposta dos freios

19.03.2024

Fornecedora de freios da Copa HB20 desde a criação da categoria foi aprovada em primeira etapa de muito calor no Mato Grosso do Sul