Capa

Instituto Ayrton Senna

Ayrton Senna é homenageado com avião estilizado da Força Aérea Brasileira

Cores icônicas do capacete de Senna no caça
(Divulgação/ Instituto Ayrton Senna)

Mirage 2000C, avião que ainda tem a assinatura de Ayrton Senna
(Divulgação/Instituto Ayrton Senna)

Leonardo Senna
(Divulgação/Instituto Ayrton Senna)

25 anos do legado de Ayrton Senna grafado no avião da FAB
(Divulgação/ Instituto Ayrton Senna)

Leonardo Senna
(Divulgação/Instituto Ayrton Senna)

Capacete especial usado por Leonardo Senna
(Divulgação/Instituto Ayrton Senna)

Layout do avião estilizado feito pela Força Aérea Brasileira
(Divulgação/RF1)

Cores icônicas do capacete de Ayrton Senna foram colocadas no Mirage 2000C, avião que ainda tem a assinatura do piloto tricampeão mundial de Fórmula 1; FAB homenageia ainda os 30 anos do voo feito por Senna no Mirage III em Anápolis (GO)

25.04.2019  |  2.278 visualizações

Piloto tricampeão mundial de F1, Ayrton Senna realizou um voo supersônico há 30 anos com um avião de caça da Força Área Brasileira. Para homenagear essa lembrança e também os 25 anos do legado de Senna, a FAB customizou o Mirage 2000C com base na pintura icônica do capacete do maior piloto de todos os tempos.

O avião foi apresentado oficialmente na última sexta-feira na base aérea de Anápolis (GO).Em 29 de março de 1989, Senna realizou o sonho de romper a barreira do som atingindo uma velocidade acima dos 1.700 km/h nas asas do Mirage III, que pertence ao Esquadrão Jaguar, de Anápolis. Dois anos antes, em 1987, Senna já havia realizado um voo em avião de caça no Rio de Janeiro, mas sem a cobertura total da imprensa como aconteceria dois anos depois.

Para representar o maior ídolo do automobilismo brasileiro, Leonardo Senna esteve presente na cerimônia e realizou um voo em um caça. O irmão de Ayrton ainda usou um capacete especial com as mesmas cores que o tricampeão de F1 tradicionalmente usava.

"Ele (Ayrton) estava mais bem preparado do que eu. Teve uma história de que ele pediu para passar bem perto do chão e eu não fiz esse pedido não, mas eu queria um pouco de emoção sim", disse Leo Senna.

Comandante da base de Anápolis, o coronel aviador Antonio Mioni Rodrigues falou sobre a relação de Ayrton com a instituição. "A FAB tem Ayrton Senna como ídolo, assim como todos os brasileiros o idolatram. Para nós ele é especial", disse o coronel.

Os aviões de caça ficaram imortalizados na cabeça de Ayrton Senna, tanto é que na época Sid Mosca, responsável pela pintura original do capacete de Senna, ainda estilizou um capacete especial para o piloto com dois aviões grafados no topo do seu icônico casco.

Filho de Sid, Alan Mosca ficou honrado de participar também dessa homenagem a Senna, fazendo parte da criação dessa pintura do Mirage 2000C junto com o designer Raí Caldato, responsável pela arte.

"Nós conseguimos juntar diversas datas históricas e colocamos nessa homenagem ao Ayrton. São 25 anos do legado dele, 40 anos do Esquadrão Jaguar e ainda remete ao voo do Senna com o Mirage III feito há 30 anos. Estou muito feliz por participar dessa homenagem e agradeço ao Raí (Caldato) por ter feito esse layout muito bonito", diz Alan, lembrando que ainda foi colocado o selo oficial dos 25 anos de legado de Ayrton Senna próximo do tanque de combustível do avião.

Raí, que é responsável também pelo layout do capacete de Lewis Hamilton, piloto pentacampeão da F1, aprovou a aeronave pessoalmente. "Esse projeto tem um significado muito grande para mim, já que estão juntas duas paixões da minha vida: a aviação e o meu fanatismo pelo Ayrton. Agradeço todos da FAB e do Instituto Ayrton Senna por fazer parte desse projeto", completa Raí.

 

 

Leia também...

21.08.2019

Crianças da Escola de Kart do Senninha estarão no grid da Corrida do Milhão em Interlagos

Alunos da Escola de Kart do Senninha e alguns filhos de pilotos estarão no grid da Corrida do Milhão neste final de semana junto com o personagem Senninha em Interlagos; principal prova do calendário da Stock Car lembra legado de 25 anos de Ayrton Senna

16.07.2019

Ayrton Senna será homenageado pela Marinha Brasileira em 15 países

Embarcação sairá do Rio de Janeiro em 21 de julho e passará por 18 portos ao redor do mundo, inclusive em Mônaco; Navio-Escola "Brasil" voltará em 15 de dezembro ainda neste ano

05.07.2019

Escola de Kart Senninha abre novas turmas para crianças entre 5 e 15 anos

Curso de pilotagem infantil aplicado pela Tuka Rocha Racing School terá novos módulos no Speedland em São Paulo e também chegará ao Speedpark, em Birigui (SP), a partir de 12 de julho

28.05.2019

Exposição com itens de Ayrton Senna e McLaren Senna são atrações no VTex Day

Maior evento de inovação digital da América Latina terá homenagem a Ayrton Senna com exposição de capacetes, troféus e fotos de momentos históricos da carreira piloto, além da presença do McLaren Senna

Entre em contato