Capa

Fittipaldi

Dudu Barrichello e Neto Nascimento vencem em Suzuka no Desafio Virtual das Estrelas

Penúltima etapa do Desafio Virtual das Estrelas teve vitórias de Dudu Barrichello, piloto da USF2000, e Neto Nacimento, primeiro piloto virtual a vencer no campeonato; 5ª e última etapa será na próxima quarta-feira e definirá o campeão do torneio a partir das 20h

07.05.2020  |  1.698 visualizações

A quarta e penúltima etapa do Desafio Virtual das Estrelas foi realizada na noite desta quarta-feira no circuito de Suzuka, no Japão. Com pilotos das principais categorias do automobilismo mundial (F1, F2, Stock Car, Truck, IMSA, WEC, F3, F4, Indy e kart), a etapa teve vitórias de Eduardo Barrichello, piloto da USF2000, e Neto Nascimento, primeiro piloto virtual a vencer no Desafio Virtual das Estrelas, já que Edson Coelho, vencedor na etapa passada, também corre no automobilismo real na Stock Light.

Com um carro de F3, Dudu repetiu a vitória do pai, Rubens Barrichello, que ganhou na F1 em Suzuka na temporada 2003 com a Ferrari. A primeira prova teve três jovens talentos terminando no pódio: Felipe Drugovich (F2) foi o segundo colocado e Enzo Fittipaldi (F3) fechou a corrida na terceira colocação.

“O intuito nosso é reunir o máximo de pilotos de qualidade que conseguirmos, então fico muito feliz com o nível alto das corridas. E a vitória foi incrível, agora pelo menos os dois organizadores tem uma vitória cada", brincou Dudu, lembrando que Enzo venceu na etapa passada. "Os pilotos virtuais são muito fortes, a competição é bem acirrada e isso é muito bom para o campeonato. Vamos para a última etapa na semana que vem e espero conquistar uma vitória para fechar bem o torneio”, diz Fittipaldi.

Pilotos virtuais, Erick Goldner e Neto Nascimento acabaram na quarta e quinta posições, respectivamente na corrida 1. Rubens Barrichello (F1, Indy e Stock Car), Miguel Costa (Kart), Diego Acebedo (Piloto virtual), Daniel Serra (Stock Car) e Alberto Cattucci (Kart e Brasileiro de Marcas) fecharam o top-10.

Na segunda corrida, foi a vez dos pilotos virtuais se destacarem no pódio com a vitória de Neto Nascimento e a 2ª colocação foi de Ralph Benitez. Pedro Cardoso, piloto da Stock Car, foi o terceiro, após vencer o duelo pelo pódio com o jovem piloto Miguel Costa, que, aos 11 anos, já integra o programa de talentos da Sauber Karting Team, ligado a equipe Alfa Romeo da F1. Rafael Matta (piloto virtual) fechou o top-5. Kiko Porto (USF2000), Caio Collet (F-Renault), Lukas Moraes (Stock Car), Miguel Paludo (Porsche e Nascar) e Felipe Drugovich (F2), líder do campeonato, também terminaram entre os dez primeiros.

Com muita experiência na plataforma iRacing, Cristiano Bohessef, Daniel Molodon, Bruno do Carmo, Diego Acebedo e Rafael Matta foram os outros pilotos virtuais que participaram da quarta etapa do torneio. Entre os jovens talentos do kart, Matheus Ferreira e Miguel Costa correram nesta quarta-feira com os carros de F3 do Desafio Virtual das Estrelas.

Outros talentos brasileiros que participaram da quarta etapa foram: Beto Monteiro (Stock Car e Copa Truck), Gerson Campos (Sprint Race), Nonô Figueiredo (Stock Car), Edson Coelho (Stock Light), Marcos Gomes (Stock Car), Miguel Paludo (Porsche Cup Brasil), Leo Lamelas (IMSA), Rafael Suzuki (Stock Car), Marcelo Battistuzzi (F-3000) e Gabriel Bortoleto (F4), além do jornalista Thiago Alves.

O Desafio Virtual das Estrelas utiliza carros de F3 com setup fixo para equilibrar os competidores. As provas do campeonato são exibidas no YouTube nos canais Acelerados, F1 Mania, High Speed, BandSports e Motorsport.com.

Inspirados no "Race for the World", ao longo da competição, os pilotos ajudam a promover doações para a campanha “Unidos contra Covid-19", promovida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), dando caráter beneficente ao evento. Todos os pilotos e organizadores estão promovendo o evento de forma gratuita e trabalhando para arrecadar doações pelo link: https://fiocruz.colabore.org/combateacovid19/single_step

A quinta e última etapa do Desafio Virtual das Estrelas será na próxima quarta-feira e definirá o campeão do torneio a partir das 20h (horário de Brasília).           

Corrida 1:

1 – Eduardo Barrichello

2 – Felipe Drugovich

3 – Enzo Fittipaldi

4 – Erick Goldner

5 – Neto Nascimento

6 – Rubens Barrichello

7 – Miguel Costa

8 – Diego Acebedo

9 – Daniel Serra

10 – Alberto Cattucci

Corrida 2:

1 – Neto Nascimento

2 – Ralph Benitez

3 – Pedro Cardoso

4 – Miguel Costa

5 – Rafael Matta

6 – Kiko Porto

7 – Caio Collet

8 – Lukas Moraes

9 – Miguel Paludo

10 – Felipe Drugovich

Grid completo da primeira corrida:

1 - Erick Goldner (Piloto virtual)

2 – Eduardo Barrichello (USF2000)

3 – Cristiano Bohessef (Piloto virtual)

4 – Enzo Fittipaldi (F3)

5 – Ralph Benitez (Piloto virtual)

6 – Guilherme Salas (Stock Car)

7 – Kiko Porto (USF2000)

8 – Caio Collet (F-Renault)

9 – Felipe Drugovich (F2)

10 – Daniel Molodon (Piloto virtual)

11 – Edson Coelho (Stock Light)

12 – Pedro Cardoso (Stock Car)

13 – Gabriel Bortoleto (F4)

14 – Bruno do Carmo (Piloto virtual)

15 – Beto Monteiro (Copa Truck)

16 – Neto Nascimento (Piloto virtual)

17 – Diego Acebedo (Piloto virtual)

18 – Lukas Moraes (Stock Light)

19 – Marcos Gomes (Stock Car)

20 – Daniel Serra (Stock Car)

21 – Rubens Barrichello (Stock Car)

22 – Miguel Costa (WSK - Kart)

23 – Rafael Matta (Piloto virtual)

24 – Miguel Paludo (Porsche Cup Brasil)

25 – Leo Lamelas (IMSA)

26 – Nonô Figueiredo (Stock Car)

27 – Rafael Suzuki (Stock Car)

28 – Alberto Cattucci (Kart e Brasileiro de Marcas)

29 – Thiago Alves (Jornalista)

30 – Matheus Ferreira (Kart)

31 – Gerson Campos (Sprint Race)

32 – Cassio Cortes (Copa HB20)

33 – Marcelo Battistuzzi (F-3000)

Leia também...
23.04.2024

Piloto da RLL chega a andar entre os dez melhores, mas falha no sistema de combustível impede resultado no top-10; equipe e piloto buscam recuperação neste final de semana no Alabama

16.04.2024

Em rápida evolução com a equipe RLL, único brasileiro no grid da Indy está ansioso para correr pela primeira vez no traçado urbano da Califórnia

24.03.2024

Brasileiro brilha em bateria classificatória, mostra bom ritmo, mas vê erro do cálculo de combustível tirar a chance de um top-5 na corrida final no circuito de Thermal Club

20.03.2024

Prova no circuito de Thermal Club terá formato diferente, com baterias classificatórias, 12 pilotos na final e prêmio de US$ 500 mil para o vencedor