Capa

Toyota

TOYOTA GAZOO Racing é campeã mundial do WEC após vitória nas 6 Horas de Fuji

TOYOTA GAZOO Racing conquistou uma dobradinha emocionante em casa, nas 6 Horas de Fuji, para sacramentar o título de construtores do Mundial de Endurance com uma etapa de antecipação

10.09.2023  |  698 visualizações

Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López venceram as 6 Horas de Fuji com o GR010 HYBRID número 7 após uma batalha épica da TOYOTA GAZOO Racing com a Porsche pelo triunfo na pista japonesa. Com o segundo lugar obtido por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa no GR010 HYBRID número 8, a TOYOTA GAZOO Racing ainda conquistou o pentacampeonato consecutivo de construtores do Mundial de Endurance.

“Concluir a dobradinha era nosso objetivo e não foi fácil, mas nosso ritmo foi brilhante. Obrigado à equipe pelo trabalho árduo e obrigado à Toyota e aos nossos parceiros por fazerem parte disso. Fiquei muito feliz em ver tantas bandeiras da TOYOTA GAZOO Racing espalhadas pela pista. Eu realmente aprecio o grande apoio dos fãs”, disse Kobayashi, que é team principal e piloto do carro 7.

Com público de 54.700 pessoas nas arquibancadas de Fuji, a vitória do carro 7 manteve Conway, Kobayashi e López na disputa do título mundial de pilotos, justamente no duelo com o carro 8 de Buemi, Hartley e Hirakawa. Resta apenas uma prova para o final do campeonato e 39 pontos estarão em jogo, sendo que o carro 8 lidera com 15 pontos de vantagem.

“É bom vencer em Fuji, a nossa quarta vitória de um ano incrível para o carro 7. Estou feliz por conseguir o campeonato de construtores para a equipe também. Parabéns a todos do time. Há muitas pessoas por trás deste projeto que tornaram isso possível. Tenho muito orgulho de fazer parte deste grupo”, disse López.

A dobradinha da TOYOTA GAZOO Racing na corrida após garantir o primeiro lugar não reflete a história completa de uma corrida incrivelmente acirrada na disputa pelas primeiras colocações, já que os GR010 HYBRIDs lutaram bastante no pelotão e apenas assumiram definitivamente a liderança na quinta hora.

Na largada, Conway foi empurrado para terceiro e Sébastien caiu para sexto, pois estava duelando com a Ferrari número 50 em uma caótica curva um. Quando a corrida foi retomada após um safety car na primeira volta, Mike foi tirado da pista enquanto lutava pelo segundo lugar e caiu para quarto, enquanto Buemi ultrapassou o Cadillac número 2 para conseguir o quinto lugar.

“Toda a equipe e engenheiros do nosso carro fizeram um trabalho excelente, não apenas neste fim de semana, mas durante toda a temporada. Parabéns a todos da TOYOTA GAZOO Racing pelo título de fabricantes, agora vamos tentar conquistar o título de pilotos no Bahrein”, disse Conway.

Uma emocionante batalha foi formada entre os candidatos ao título Mundial, TOYOTA GAZOO Racing e Ferrari, com os GR010 HYBRIDs chegando ao topo. Conway e Buemi lutaram para ultrapassar as duas Ferraris e, quando o Porsche número 6 que estava à frente parou para abastecer, o número 7 liderou na frente do número 8 após a primeira hora.

“É um resultado de equipe perfeito, todos fizeram um excelente trabalho e agora podemos desfrutar da vitória com o título mundial de construtores. Foi uma corrida muito acirrada e tenho certeza de que os fãs gostaram disso”, disse Buemi.

López procurou incansavelmente uma maneira de ultrapassar o líder e logo os três primeiros ficaram separados por apenas um segundo, após uma série de voltas rápidas de Hirakawa, que acabou ultrapassando López antes de fazer uma ousada ultrapassagem para a liderança no final da quarta hora.

“É fantástico conquistar o título de construtores e o nosso resultado é bom também para o campeonato de pilotos. Falta apenas uma corrida, então espero que possamos ter o mesmo resultado no Bahrein. É claro que estamos um pouco decepcionados por não vencer esta corrida com o nosso carro 8, mas no geral estamos muito felizes com a dobradinha”, disse Hirakawa.

A pressão na frente aumentou após as primeiras trocas de pilotos, que ocorreram por volta das duas horas. López estabeleceu imediatamente a volta mais rápida da corrida e aproximou-se do Porsche número 6, com Hirakawa também diminuindo a diferença para o terceiro colocado no comando do carro número 8.

Poucos minutos depois, as mudanças finais de piloto fizeram com que Brendon assumisse a liderança, com Kobayashi em segundo. Kobayashi foi o carro mais rápido na pista e logo assumiu a liderança, ampliando sua vantagem enquanto Hartley se defendia da breve pressão do Porsche número 6 na hora final da corrida.

Kobayashi controlou o stint final e recebeu a bandeira quadriculada após 229 voltas para conquistar a nona vitória da TOYOTA GAZOO Racing em 10 corridas no Fuji Speedway e estender a invencibilidade da equipe que vem desde 2016. Hartley cruzou a linha em segundo com o carro 8.

“Uma dobradinha para o time diante de nossos torcedores para conquistar o título mundial. Essa foi a missão hoje e foi um trabalho bem executado. Ambos os carros perderam posições na primeira volta, por isso foi uma grande luta voltar ao primeiro e ao segundo lugares, e isso graças a um enorme esforço da equipe”, disse Hartley.

Depois de liderar a equipe durante todo o fim de semana, o presidente da Toyota e presidente da TOYOTA GAZOO Racing Europe, Koji Sato, juntou-se aos pilotos para comemorar uma vitória suada e o título mundial no pódio. A temporada 2023 do WEC terminará com as 8 Horas do Bahrein, no dia 4 de novembro.

6 Horas de Fuji - Resultado:
1- #7 TOYOTA GAZOO Racing 229 voltas
2- #8 TOYOTA GAZOO Racing +39s119
3- #6 Porsche Penske (Estre/Lotterer/Vanthoor) +47s768
4- #50 Ferrari AF Corse (Fuoco/Molina/Nielsen) +1 volta
5- #51 Ferrari AF Corse (Pier Guidi/Calado/Giovinazzi) +1 volta
6- #38 Hertz Team Jota (Da Costa/Stevens/Ye) +1 volta

Para mais informações e mais conteúdos, compartilhe, siga ou se inscreva em nossos canais de mídias sociais.
Facebook @TOYOTAGAZOORacingGlobal:

https://www.facebook.com/TOYOTAGAZOORacingGlobal
Twitter @en_toyota: https://twitter.com/en_toyota
Instagram @TOYOTA_GAZOO_Racing:
https://www.instagram.com/TOYOTA_GAZOO_Racing
YouTube @TOYOTAGAZOORacingJPchannel:
https://www.youtube.com/@TOYOTAGAZOORacingJPchannel

As atividades de motorsport da TOYOTA GAZOO Racing no FIA World Endurance Championship (WEC) são apoiadas pelos seguintes parceiros:

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:

Sobre a Toyota do Brasil

Toyota do Brasil está presente no País há 65 anos. Possui quatro unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de 6 mil pessoas. Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade para todos (Happiness for All) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Leia também...
16.09.2024

Atual campeão brilha em corridas de sábado e sai de Nova Santa Rita com a vice-liderança do campeonato overall

14.09.2024

Atual campeão leva a melhor na última das quatro corridas do dia em Nova Santa Rita, além de obter uma segunda posição na terceira disputa da etapa

12.09.2024

Em campeonato marcado pelo equilíbrio, Turismo Nacional tem apenas 9 pontos de diferença entre líder e o terceiro colocado

10.09.2024

Fabricante tomou a ponta no campeonato de equipes após a Lone Star Le Mans, e parte para penúltima etapa do campeonato de olho na primeira colocação do Mundial de Pilotos