Capa

Toyota

TOYOTA GAZOO Racing garante sétimo título mundial do WRC no Chile

Foi a sétima conquista na história e a terceira seguida no Mundial de Rally; equipe vê seus três carros terminarem entre os cinco melhores e, de quebra, garante título de pilotos, que está em aberto entre Kalle Rovanperä e Elfyn Evans, ambos pilotos TOYOTA GAZOO Racing

02.10.2023  |  823 visualizações

A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team conquistou neste final de semana o título mundial de construtores no WRC, o Mundial de Rally. A conquista foi obtida no Rally do Chile, após Elfyn Evans conquistar o terceiro lugar na prova, sendo seguido por Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta. Além disso, a dobradinha no Power Stage definiu o título entre equipes com duas etapas de antecipação.

O resultado confirmado no Chile neste final de semana representa a terceira conquista seguida entre as equipes para a Toyota, e a quarta vez que o TOYOTA GAZOO Racing-WRT fatura o Mundial de Construtores desde sua criação. Além disso, a fabricante japonesa chegou ao heptacampeonato no WRC desde a temporada de 1993.

A TGR-WRT ainda garantiu o quinto título consecutivo de pilotos e copilotos. Os resultados do Power Stage fazem com que apenas Rovanperä e Evans, e seus navegadores, Scott Martin e Jonne Halttunen, respectivamente, sejam os únicos com chances matemáticas de título. A dupla capitaneada pelo finlandês é a atual campeão do mundo e tem uma vantagem de 31 pontos sobre os adversários. Ao todo, apenas 60 pontos ainda estão em disputa.

O WRC retornou ao Chile pela primeira vez desde 2019, em uma prova dura, que apresentou a pilotos e equipes novas estradas e condições diferentes, já que a disputa ocorreu na primavera, e não mais no outono. Evans lutou por um lugar no pódio desde a sexta-feira, mesmo sofrendo com o desgaste excessivo dos pneus, especialmente no sábado. O piloto foi recompensado no domingo, com o terceiro lugar.

“A melhor notícia é que a equipe conquistou o título de construtores. É uma honra fazer parte do time e é ótimo recompensar a todos pelo trabalho árduo. No Chile, a gente tinha potencial para mais, mas tivemos boa velocidade em alguns momentos e podemos ficar felizes com o pódio. No campeonato de pilotos, precisávamos nos aproximar de Kalle, e a luta pelo título está aberta”, disse Elfyn Evans.

Lider do campeonato, Rovanperä precisou se recuperar após uma sexta-feira complicada, terminando o Rally do Chile na quarta posição. Mais do que isso, o finlandês venceu o Power Stage no dia de seu aniversário de 23 anos, e viu Evans cortar sua vantagem no campeonato em apenas dois pontos após a etapa sul-americana.

“Foi ótimo ajudar a equipe a garantir o título de construtores. Confirmá-lo aqui no Chile, faltando duas etapas, é uma grande conquista. Não foi um final de semana fácil para nós, pois a posição de largada na sexta-feira nos prejudicou, e não tomamos as melhores decisões no sábado. O domingo também não foi fácil, mas tínhamos um plano para evitar desgaste dos pneus e o resultado veio no Power Stage. Foi bom marcar esses pontos”, disse Rovanperä.

Katsuta e o copiloto Aaron Johnston, que contribuíram para o sucesso do título de construtores depois de entrarem para a linha principal da TGR-WRT este ano para dividir um carro com Sébastien Ogier e Vincent Landais, garantiram que todos os três carros da equipe terminassem entre os cinco primeiros no final de um fim de semana exigente.

A próxima etapa do WRC será o Rally da Europa Central, que passará por estradas de Alemanha, República Tcheca e Áustria, entre os dias 26 e 29 de outubro.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:

Sobre a Toyota do Brasil

Toyota do Brasil está presente no País há 65 anos. Possui quatro unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de 6 mil pessoas. Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade para todos (Happiness for All) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Sobre a TOYOTA GAZOO Racing

A TOYOTA GAZOO Racing personifica o compromisso da Toyota em ultrapassar todos os limites para fabricar automóveis "cada vez melhores", em criar novas tecnologias e soluções sob as condições extremas do automobilismo e em nunca parar de inovar. A TOYOTA GAZOO Racing compete com os seus automóveis para ultrapassar os limites e aprender com os desafios mais difíceis. Competir em todos os tipos de estrada, independentemente do desafio, inspira a TOYOTA GAZOO Racing a construir automóveis "cada vez melhores" e a conceber o futuro DNA da Toyota para trazer a liberdade, a aventura e a alegria de conduzir a todos.

Leia também...
16.09.2024

Atual campeão brilha em corridas de sábado e sai de Nova Santa Rita com a vice-liderança do campeonato overall

14.09.2024

Atual campeão leva a melhor na última das quatro corridas do dia em Nova Santa Rita, além de obter uma segunda posição na terceira disputa da etapa

12.09.2024

Em campeonato marcado pelo equilíbrio, Turismo Nacional tem apenas 9 pontos de diferença entre líder e o terceiro colocado

10.09.2024

Fabricante tomou a ponta no campeonato de equipes após a Lone Star Le Mans, e parte para penúltima etapa do campeonato de olho na primeira colocação do Mundial de Pilotos