A Stock Car passa pela implementação de uma série de novidades neste período antes da chegada da nova geração de carros para 2025 e a principal delas em 2024 foi a chegada dos freios da Hipper Freios, trazendo vários benefícios aos pilotos e equipes, principalmente em relação a eficiência e segurança na hora das freadas. Tudo isso será colocado à prova mais uma vez no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), pista que recebeu a abertura da Stock Car e volta a ser palco da sexta etapa da temporada. Lucas Fenili, Engenheiro de Qualidade da Hipper Freios, destaca a importância do trabalho executado em conjunto com a categoria para a máxima eficiência dos freios.
"As equipes participantes da Stock Car são unânimes em sua avaliação positiva. Desde a primeira etapa em Goiânia até agora, nossa equipe técnica, em conjunto com a engenharia da Vicar, aplicou diversas melhorias nos discos de freio, realizando ajustes finos para otimizar o desempenho dos carros nas corridas. Aprimoramos a sensibilidade no acionamento do pedal, reduzimos cada vez mais as vibrações no conjunto dos freios e aumentamos a durabilidade e a resistência térmica, garantindo a máxima eficiência dos freios. Estamos cientes de que as melhorias são contínuas e estamos sempre à frente, inovando com tecnologia de ponta", explica Lucas.
Piloto 12 vezes campeão da categoria e maior vencedor do autódromo de Goiânia, que inclusive completa 50 anos neste final de semana com rodada dupla da categoria, Ingo Hoffmann lembra que os problemas com os freios eram bem mais comuns na época em que pilotava na categoria, ainda mais sob forte calor de Goiânia.
"A preocupação dos pilotos e das equipes eram bem maiores com os freios na minha época do que atualmente. Antigamente, nós corríamos em Goiânia sabendo que os freios teriam muita dificuldade para completar a corrida. Hoje o trabalho de engenharia da Hipper Freios permite com que a categoria de um modo geral tenha uma tranquilidade plena em relação a isso”, explica Ingo.
Os discos de freios desenvolvidos pela Hipper Freios usam a tecnologia da retífica cruzada Hipper Grinding, permitindo que freios estejam prontos para uso desde os primeiros quilômetros. Os discos também contam com niobium steel na composição, material que traz uma maior resistência mecânica e térmica, fazendo com que os freios aqueçam menos.
"A Stock Car é a principal categoria da América Latina, pra gente fazia muito sentido ter a maior marca de freios da América Latina com a gente. A qualidade da Hipper Freios é inquestionável e a gente precisava ter o melhor à nossa disposição”, diz Fernando Julianelli, CEO da Stock Car.
A programação da Stock Car em Goiânia terá início na sexta-feira, quando serão realizados os treinos livres. O sábado será marcado pela classificação, marcada para 11h25, e a corrida Sprint, que tem início às 15h30. O domingo é reservado para a corrida principal, que tem largada às 14h e transmissão de Band, Sportv e YouTube.
Brasileiro da Trident lidera classificação com 24 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, mas foca em performance com a equipe para este final de semana
Piloto que atua na Stock Light dividirá pilotagem com Eduardo Menossi nas corridas de longa duração da temporada 2025
Após demonstrar bom ritmo na etapa de corridas Sprint no último final de semana, piloto da D4U Immigration parte para abertura do campeonato de corridas longas em Portugal, tendo Rafael Reis como companheiro
Piloto do Porsche número 99 garante quinto lugar na primeira das duas corridas em Portimão. No domingo, problema de motor faz vitória escapar nos minutos finais