O Festival Silverstone foi aberto nesta sexta-feira (23) na Inglaterra e será palco de grandes homenagens para o legado de Ayrton Senna. O circuito em que o piloto mais venceu na carreira, com 10 triunfos entre corridas de Fórmula Ford, F3 e F1, recebe o maior encontro de carros pilotados por Senna na história.
A exposição única e muito especial detalha várias partes da carreira do piloto, com destaque para as três icônicas McLaren MP4, todas de seus títulos mundiais na F1, conquistados em 1988, 1990 e 1991.
O festival segue até o domingo (25) e também recebe o primeiro carro que Senna testou na F1 em 1983, o Williams FW08C, além da Toleman TG183B de sua estreia na categoria em 1984, e a Lotus-Renault 97T preta e dourada de sua primeira vitória no GP de Portugal de 1985.
Mais sete carros de F1 pilotados por Senna durante sua carreira no automobilismo foram reunidos para homenagear suas 41 vitórias e 80 pódios conquistados em 161 Grandes Prêmios disputados.
O sábado promete ser um dos dias mais especiais do evento com Bruno Senna, ex-F1 e sobrinho de Ayrton, pilotando a Toleman TG183B. A Lotus de 1985 também irá para a pista no mesmo dia.
A artista Lalalli Senna, também sobrinha do tricampeão mundial de F1, estará presente durante todo o evento, exibindo suas esculturas no Museu de Silverstone, onde uma coleção de troféus premiados e macacões de Senna também serão exibidos. A entrada para o museu está incluída nos ingressos do Festival Silverstone.
"Esta é uma das homenagens mais especiais que recebemos pelo legado do Ayrton. Ter todos esses carros maravilhosos juntos em um lugar que sabemos que tinha um lugar único no coração de Ayrton é simplesmente incrível. Mesmo que fosse possível reunir todos esses carros em outro lugar, não seria tão especial quanto fazer isso aqui em Silverstone. E, para mim, estar aqui representando a família é uma experiência inesquecível”, diz Lalalli.
O Festival Silverstone ainda recebe três karts de Senna, além dos carros em que Ayrton conquistou seus títulos na base do automobilismo, como os modelos da Fórmula Ford e Fórmula 3 Inglesa.
A incrível exibição também inclui dois carros de rali que Ayrton dirigiu para uma matéria de revista em 1986 no País de Gales, além de dois Honda NSXs que ele guiou e, antes disso, ajudou a fabricante japonesa a desenvolver.
Mais recentemente, tanto a Ducati quanto a McLaren produziram motos e supercarros de edição limitada com o nome da estrela brasileira. Exemplos de todas as três edições da Ducati 916 Senna, bem como dois McLaren Senna, completam a abrangente exibição de tributo a Silverstone, aberta para todos os visitantes do paddock.
“Ayrton Senna ainda é reverenciado em todo o mundo e estamos honrados em celebrar sua vida notável com uma exibição tão fantástica de seus carros no Festival de Silverstone deste fim de semana – ainda mais porque Bruno e Lalalli estão conosco”, disse Nick Wigley, diretor do evento.
“Senna sempre teve uma grande afinidade com o Reino Unido e, em particular, com Silverstone. Como tantos outros, ele começou a correr nos circuitos britânicos e depois passou 10 anos na F1 pilotando exclusivamente para equipes britânicas. Ele venceu mais corridas em Silverstone do que em qualquer outro local do mundo e é por isso que, neste ano especial em que celebramos seu legado, o Festival está celebrando suas conquistas fantásticas com a maior coleção de seus carros já reunida”, completa Nick.
O Festival Silverstone ainda terá a exibição especial do Mercedes-AMG W12 2021 do heptacampeão mundial Lewis Hamilton sendo pilotado por Esteban Gutiérrez. A homenagem ao ídolo britânico, que sempre declarou ser fã de Ayrton, acontece algumas semanas após Hamilton conquistar sua nona vitória em Silverstone na F1. Outros carros da escuderia alemã também estarão em exposição no circuito inglês.
O Senna Driven, uma parceria estratégica entre Universal Music, Marca Senna e Bulldozer Network, terá seu lançamento global durante o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, no dia 1º de novembro de 2024
Montanhistas levam escultura de Ayrton Senna ao topo do Monte Fuji, no Japão, em homenagem aos 30 anos do legado do piloto, e tentam localizar o paradeiro de seu fotógrafo oficial, o japonês Norio Koike
Projeto criado pela Bulldozer Network em parceria com a marca Senna e a Universal Music reforça a união entre cultura, inovação e negócios no cenário global