Capa

Toyota

WEC: TOYOTA GAZOO Racing assume liderança do Mundial de Construtores após segundo lugar no Texas

GR010 HYBRID número 7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries terminou a Lone Star Le Mans na segunda colocação após seis horas de prova

02.09.2024  |  355 visualizações

Atual pentacampeã do WEC, a TOYOTA GAZOO Racing (TGR) assumiu a liderança do Mundial de Construtores após a realização da Lone Star Le Mans neste domingo (1º), no Circuito das Américas, na cidade americana de Austin. A fabricante foi ao pódio com o segundo lugar do GR010 HYBRID número 7, carro pilotado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries.

Os três pilotos lutaram pela prova com um desempenho praticamente perfeito e pareciam prontos para alcançar a vitória. No entanto, uma penalidade tardia por um incidente de bandeira amarela — em que os dados da equipe indicam que foi repetida por seus concorrentes diretos que ficaram impunes — mudou o resultado da corrida e deixou o GR010 HYBRID número 7 em segundo.

“A equipe fez um trabalho perfeito e se esforçou muito. Fizemos tudo o que podíamos em termos de pilotagem, estratégia e pit-stops, o que nos colocou em posição de vencer. Mas a penalidade foi lamentável e uma grande surpresa para mim, para ser honesto. Receber uma penalidade de drive-through por isso é um pouco surpreendente, mas é assim que é. A corrida foi bem divertida, e eu gostei de correr aqui em Austin, é uma ótima pista”, disse Kobayashi, chefe de equipe e piloto do carro 7.

A equipe se recuperou de uma classificação difícil maximizando o desempenho de seus GR010 HYBRIDs e implementando uma estratégia inteligente de pneus — combinada com um ritmo forte, pit-stops rápidos e um esforço de equipe unido — para lutar pela vitória.

“No início não sentíamos que tínhamos chance de vencer, mas conforme a corrida evoluiu nós mostramos um ritmo forte. Em cada stint parecíamos estar melhores, controlando o desgaste de pneus e tendo consistência. Acabamos brigando e achamos que iríamos vencer, mas infelizmente a penalidade acabou com nossa chance, embora Kamui tenha lutado até o fim. Foi um ótimo trabalho de todos, dos engenheiros, da equipe do box e dos meus companheiros de equipe”, disse Conway.

Vencedores da etapa anterior em Interlagos e atuais campeões mundiais, Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa vinham com ritmo para terminar entre os seis primeiros com o GR010 HYBRID número 8. Após também mostrarem um desempenho forte, o trio sofreu um acidente na quinta hora de corrida e eles terminaram na 15ª colocação.

“Gostaria de me desculpar com a equipe pelo contato que tive com o Porsche. Foi minha culpa e lamento porque, obviamente, isso efetivamente encerrou nossa corrida. Até então, a equipe tinha feito um trabalho fantástico para nos ajudar a nos recuperar de uma largada em 12º. Parabéns ao carro 7 pela ótima performance”, disse Buemi.

A TOYOTA GAZOO Racing assumiu a liderança do Campeonato Mundial de Fabricantes com 11 pontos de vantagem para a segunda colocada e agora segue a preparação para sua corrida em casa, as 6 Horas de Fuji, penúltima etapa do campeonato. A corrida será realizada no dia 15 de setembro.

Leia também...
16.09.2024

Atual campeão brilha em corridas de sábado e sai de Nova Santa Rita com a vice-liderança do campeonato overall

14.09.2024

Atual campeão leva a melhor na última das quatro corridas do dia em Nova Santa Rita, além de obter uma segunda posição na terceira disputa da etapa

12.09.2024

Em campeonato marcado pelo equilíbrio, Turismo Nacional tem apenas 9 pontos de diferença entre líder e o terceiro colocado

10.09.2024

Fabricante tomou a ponta no campeonato de equipes após a Lone Star Le Mans, e parte para penúltima etapa do campeonato de olho na primeira colocação do Mundial de Pilotos