O brasileiro Rafa Câmara conquistou neste domingo (29) o título da Fórmula Regional Europeia (FRECA) ao completar a segunda corrida da penúltima etapa da temporada 2024, realizada no Circuito de Barcelona, com a quarta colocação. O piloto da Prema Racing largou da segunda fila e fez uma prova limpa, mantendo a sua posição de largada para garantir o primeiro título da Ferrari Driver Academy desde 2022.
Após a nona etapa, Câmara possui seis vitórias, dez pódios e 16 top-10 ao longo das 18 corridas, além de sete poles positions. Com este desempenho, o brasileiro chegou aos 266 pontos, contra 206 de James Wharton, vice-líder do campeonato, restando duas corridas e 50 pontos em disputa, definindo neste domingo a conquista do título.
"Muito feliz pela campanha que eu fiz. A temporada foi muito consistente. Consegui mostrar meu potencial e também minha capacidade de decisão em momentos decisivos. Agora temos que comemorar, pois esse título representa muito trabalho duro dos últimos anos", diz Rafa Câmara, logo após o encerramento da corrida deste domingo.
A FRECA é uma importante categoria de formação para pilotos que buscam chegar na F1. Em 2019, Frederik Vesti foi campeão e, em 2023, batalhou pelo título da F2. Em 2020, o título ficou com o brasileiro Gianluca Petecof, que chegou a correr na F2. Grégoire Saucy, atualmente no WEC, foi campeão em 2021, enquanto Dino Beganovic triunfou em 2022. Andrea Kimi Antonelli, que estreará na F1 em 2025, foi campeão em 2023.
O campeonato da FRECA terá a disputa da última etapa nos dias 26 e 27 de outubro, com a realização de uma rodada dupla no Autódromo Nacional de Monza, na Itália.
Piloto de Balneário Camboriú faz melhor volta da final após brilhar com quarta melhor marca em tomada de tempos e se colocar entre os melhores nas classificatórias. Vicente volta atenções para competição em Lonato nesta semana
Piloto brasileiro fecha principal campeonato do planeta na classe KZ2 com a 16ª posição entre 101 competidores
Em etapa complicada por conta de furo de pneu na classificação, Léo deu um show de ultrapassagens na primeira prova ganhando 15 posições e foi o quarto colocado na prova 2
Pontes foi o terceiro colocado na prova deste domingo na classe Super e encurtou a diferença de pontos para o líder Uli Dias, que fechou a prova no top-10