Líder do campeonato da Copa Truck, Felipe Giaffone conquistou neste sábado (16) a pole position para a penúltima etapa da temporada 2024, realizada no circuito misto do Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). Em uma fase final de classificação marcada pela chuva no interior mineiro, o atual campeão acertou uma volta em 2min09s733 com o caminhão Volkswagen Meteor número 4 e garantiu a posição de honra para a primeira corrida deste domingo.
Giaffone foi 1s875 melhor em relação ao adversário mais próximo na classificação e garantiu mais um ponto no campeonato. O piloto avaliou que a grande diferença em relação aos rivais, que não é comum na categoria dos caminhões, se deu por conta do trabalho da equipe nos treinos livres, já prevendo a possibilidade de chuva no momento da definição das posições de largada.
“Foi uma surpresa dar essa diferença toda. Mas a gente acreditou que iria chover hoje na classificação, e nos preparamos ontem. Acho que isso fez diferença e o pessoal que está atrás não treino na chuva. A gente fez um acerto meio para seco, meio para chuva, e está perfeito. Amanhã a previsão é de tempo seco. Vamos ver como será”, disse Felipe Giaffone, após a sessão em que garantiu a pole position.
O piloto vive neste final de semana um “match point” para conquistar o título de 2024, e precisa terminar com 45 pontos de frente, considerando descartes, para ser campeão. A pole position dá mais um ponto para Giaffone, que agora tem uma vantagem de 33 pontos em relação ao vice-líder do campeonato. Apesar disso, o dono de dois títulos na Copa Truck admite que precisará observar não apenas o caminho à frente, mas também os adversários.
“Amanhã estou em uma posição muito boa, mas ruim, pois eu que tenho que tomar cuidado. O pessoal de trás vai arriscar. Ao mesmo tempo, tenho que olhar para frente, mas também com quem virá de trás”, completa Giaffone, que venceu o campeonato do ano passado.
A etapa de Curvelo da Copa Truck será realizada neste domingo (17), a partir de 12h10, com transmissão de Band, Sportv e YouTube.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada
Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho
Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 venceu no autódromo localizado em Viamão no ano passado e luta por bicampeonato consecutivo