A Van Amersfoort Racing (VAR) anunciou nesta terça-feira (26) a permanência de Pedro Clerot na equipe para a disputa da temporada 2025 da FRECA. O piloto, um dos destaques da categoria Rookie neste ano, seguirá com a equipe holandesa para continuar sua trajetória no esporte a motor, visando alcançar os principais campeonatos do planeta.
O piloto de Brasília (DF) tem 17 anos e começou a carreira no automobilismo em 2016, atuando no kart, onde conquistou diversos títulos, como o tricampeonato brasiliense e o bicampeonato do Open do Brasileiro. Em 2021, já nos carros, Clerot foi campeão Rookie da Fórmula Delta com apenas 14 anos, se tornando o mais jovem piloto a conquistar pole position e vitória em monopostos.
Em 2022, Clerot conquistou o título da primeira temporada da história da F4 Brasil de forma dominante: foram sete vitórias, 11 pódios e quatro poles positions, desempenho que lhe garantiu ainda o prêmio “Capacete de Ouro”, obtido em 2023. No mesmo ano, o brasileiro disputou a F4 Espanhola, vencendo duas vezes, ambas em Spa-Francorchamps, e conquistando três pódios.
Neste ano, Clerot se juntou a VAR para a disputa da FRECA e impressionou a todos pela adaptação e determinação mostrada na temporada. O piloto alcançou dois pódios gerais no ano, em Mugello e em Barcelona. Para seu segundo ano na categoria, Pedro busca converter a experiência obtida neste ano em resultados competitivos.
“Estou muito feliz em continuar meu trabalho com a equipe em 2025. Compartilhamos grandes momentos e mostramos potencial durante a temporada deste ano. Acredito que, junto com a equipe, podemos mostrar nosso verdadeiro potencial e alcançar grandes resultados na próxima temporada”, disse Pedro Clerot, que tem o patrocínio do Banco BRB.
“Nós estamos muito felizes em ter Pedro conosco para a temporada de 2025 da FRECA. Em seu primeiro ano na categoria ele mostrou grande comprometimento e nos impressionamos com seu progresso tanto dentro quanto fora das pistas. Isso nos deu a confiança para enfrentarmos, juntos, os desafios de uma nova temporada”, disse Rob Niessink, CEO da Van Amersfoort Racing.
O calendário da FRECA para 2025 prevê a realização de três baterias de testes em abril, marcadas para Barcelona, Misano e Paul Ricard. A temporada 2025 será aberta entre os dias 2 e 4 de maio, em Misano, e a última das dez etapas ocorre entre 24 e 26 de outubro, em Monza.
Testes de pré-temporada
8 e 9 de abril - Barcelona
17 e 18 de abril - Misano
22 e 23 de abril - Paul Ricard
Calendário da FRECA em 2025
2 a 4 de maio - Misano
16 a 18 de maio - Spa-Francorchamps
6 a 8 de junho - Zandvoort
4 a 6 de julho - Hungaroring
18 a 20 de julho - Paul Ricard
1 a 3 de agosto - Ímola
5 a 7 de setembro - Red Bull Ring
19 a 21 de setembro - Barcelona
3 a 5 de outubro - Hockenheim
24 a 26 de outubro - Monza
Piloto brasileiro foi o terceiro colocado da categoria Rookie em prova realizada em Portimão
Piloto segue trabalhando em testes para iniciar sua primeira temporada nos monopostos. Abertura do campeonato está marcada para março, em Aragón
Jovem paulistano vem de temporada com título, vitórias e feitos e abre o ano novo com expectativa de trilhar a escala que pode levá-lo ao grid da Stock Car em 2026
Após conquistar vitórias e pódios ao longo de 2024, quando foi vice-campeã da Copa São Paulo de Kart KGV, pilota busca manter bom desempenho neste ano nas competições nacionais e se prepara para iniciar uma nova jornada internacional ainda em 2025