Capa

Toyota

Líder do campeonato, TOYOTA GAZOO Racing celebra 100 ralis no WRC com disputa no Quênia

Fabricante venceu as duas primeiras etapas do Mundial de Rally, em Monte Carlo e na Suécia e somou todos os pontos possíveis do campeonato até o momento

19.03.2025  |  646 visualizações

A TOYOTA GAZOO Racing completa nesta semana, com a disputa do Rally Safari, no Quênia, a marca de 100 eventos disputados no WRC, mais importante competição de rali de velocidade do planeta. E, para celebrar a marca na única etapa africana da temporada, a fabricante busca manter o 100% de aproveitamento no ano, quando fez o 1-2 e somou o máximo de pontos nas duas primeiras provas do ano, em Monte Carlo e na Suécia.

Integrante do WRC desde 2017, a TOYOTA GAZOO Racing conseguiu no início da temporada de 2025 o melhor início de uma equipe na história do campeonato. Mais do que isso, desde que o Rally Safari voltou ao calendário do Mundial de Rally, em 2021, a fabricante japonesa venceu todas as edições da prova queniana.

Após a realização de duas etapas, Elfyn Evans, vencedor na Suécia, lidera a tabela de classificação com 61 pontos, enquanto Sébastien Ogier, ganhador em Monte Carlo, é o vice-líder com 33 pontos. Kalle Rovanpera, com 31 pontos, é o terceiro colocado. Já Takamoto Katsuta é o sexto colocado com 25 pontos, e Sami Pajari é o nono, com seis. Entre os construtores, a TOYOTA GAZOO Racing soma 120 pontos, 48 a mais que a segunda colocada.

Para a terceira etapa do campeonato, a TOYOTA GAZOO Racing contará com Evans, Rovanpera, Katsuta e Pajari. Os quatro irão encarar especiais que, somadas, possuem 385 quilômetros, alternando entre áreas rochosas e terrenos arenosos. A prova no Quênia também conta com a possibilidade de chuva, mais um fator a ser enfrentado pelos pilotos.

“O Rally Safari é sempre um evento especial para a nossa equipe, e a edição deste ano tem um significado extra, pois é o nosso 100º rally WRC desde que começamos em 2017. É claro que esperamos poder marcar essa história com outro grande resultado, mas sabemos que esse rali nunca é previsível”, diz Jari-Matti Latvala, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.

“O percurso é ainda mais longo agora e, nesta época do ano, há uma grande chance de chuva, o que pode tornar as etapas extremamente escorregadias. Esse também será o primeiro rali em cascalho com as regras técnicas revisadas deste ano e os novos pneus, portanto, haverá novamente alguma adaptação para todos, especialmente porque não é possível testar fora da Europa”, segue o dirigente.

“Elfyn, Kalle e Takamoto já foram fortes no Quênia antes, enquanto o primeiro Safari de Sami será apenas para aprender. Todos eles podem contar com o conhecimento de Juha Kankkunen, que assumirá minhas funções no local pela primeira vez. Com sua experiência nesse evento, sei que a equipe está em boas mãos e acompanharei de perto nosso progresso”, completa.

O Rally Safari será iniciado na quinta-feira, e seguirá até o domingo, quando ocorre o Power Stage. No Brasil, é possível acompanhar a terceira etapa do WRC através do Rally.TV, serviço de streaming pago dentro do aplicativo DAZN.

Leia também...
23.04.2025

Rally das Ilhas Canárias integra calendário do Mundial de Rally pela primeira vez e será disputado a partir desta quinta-feira

22.04.2025

Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa garantem quinto lugar após seis horas de corrida. Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries completam etapa italiana em sétimo

15.04.2025

Modelo terá desenho semelhante ao usado em campeonatos mundiais pela TGR. JP pilotará o Corolla Cross número 7, e Gama será o responsável por conduzir o carro numeral 9

15.04.2025

Autódromo italiano que recebe a segunda etapa da temporada 2025 foi onde a TOYOTA GAZOO Racing venceu pela primeira vez em 2024. Corrida de seis horas está marcada para o domingo