A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) venceu neste final de semana o Rally de Portugal, quinta etapa da temporada 2025 do WRC, com Sébastien Ogier. O resultado mantém o 100% de aproveitamento da fabricante na principal categoria de rali de velocidade do planeta neste ano, e também o sexto triunfo consecutivo na etapa portuguesa do campeonato.
A passagem por Portugal marca a primeira de três etapas consecutivas disputadas em terrenos com predominância de cascalho e foi marcada pelo equilíbrio. Ogier tomou a liderança apenas na tarde de sábado, e completou a disputa com uma vantagem de 8,7 segundos em relação ao segundo colocado, garantindo a sétima vitória em terras portuguesas.
Além da vitória de Ogier, a TOYOTA GAZOO Racing viu Kalle Rovanpera também subir ao pódio ao completar a disputa com a terceira posição. Takamoto Katsuta foi o quinto colocado, seguido por Elfyn Evans, o sexto colocado. Já Sami Pajari fechou a disputa do Rally de Portugal com a sétima posição, deixando todos os pilotos da fabricante no top-10.
“Foi outro bom final de semana para a gente em Portugal. Talvez a gente tenha tido um pouco de sorte, pois não éramos os mais rápidos. Mas, ao mesmo tempo, todos nossos carros terminaram sem grandes problemas e em boas posições. Seb fez um ótimo trabalho para sair com mais uma vitória e pontos no campeonato”, disse Juha Kankkunen, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.
Após a disputa do Rally de Portugal, Elfyn Evans segue na liderança do WRC entre os pilotos, agora com 118 pontos, contra 88 de Kalle Rovanpera, o segundo colocado. Sébastien Ogier, com 86, é o terceiro. Takamoto Katsuta soma 51 pontos e é o sexto, enquanto Sami Pajari, com 25, é o oitavo. A TOYOTA GAZOO Racing lidera o Mundial de Construtores com 258 pontos, 55 a mais que os vice-líderes.
O WRC segue a temporada de 2025 entre os dias 5 e 8 de junho com a disputa do Rally da Sardenha, na Itália.
TGR tem seis vitórias em sete etapas e abre segunda metade do campeonato em uma das provas mais velozes da temporada 2025
Piloto mais novo do grid, Arthur Gama venceu em Mogi Guaçu na Stock Light, enquanto JP Oliveira correrá no circuito paulista pela primeira vez na carreira
Teste com o VF-23 está marcado para os dias 6 e 7 de agosto no autódromo de Fuji
Time completou as 6 Horas de São Paulo, quinta etapa do Mundial de Endurance, fora da zona de pontos