Capa

Toyota

WRC: TOYOTA GAZOO Racing corre em casa na Finlândia para ampliar vantagem na liderança dos construtores

Rally da Finlândia será disputado nesta semana entre os dias 31 de julho e 3 de agosto com a etapa mais rápida da temporada

30.07.2025  |  172 visualizações

A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team acelera nesta semana no Rally da Finlândia, palco da nona etapa da etapa e considerada a corrida de casa da equipe. Os estágios serão disputados entre 31 de julho e 3 de agosto, com abertura na etapa noturna de Harju nesta quinta-feira e encerramento do Power Stage em Ouninpohja no domingo.

As florestas da Finlândia central, ao redor da cidade de Jyväskylä, são consideradas o lar espiritual do rali, com estradas de cascalho e de alta velocidade, com saltos que divertem os fãs e desafiam os pilotos. A região também é o lar da TGR-WRT, cuja sede fica apenas três quilômetros do lago Jyväsjärvi.

A TGR-WRT venceu seis das últimas sete edições Rally da Finlândia e atualmente lidera o campeonato de construtores com 52 pontos de vantagem para a segunda colocada. A equipe terá cinco carros GR YARIS Rally1 e um dos mais aguardados do público local certamente é o bicampeão mundial Kalle Rovanperä, que, juntamente com o navegador Jonne Halttunen, também é natural de Jyväskylä. Eles continuam sonhando com a primeira vitória em casa, depois que uma pedra solta próxima da linha de chegada os tirou a grande chance de vitória há um ano.

“Como é nossa etapa em casa, entrar no Rally da Finlândia é sempre especial, com muita emoção e apoio dos fãs. Tivemos boas chances de vencer lá com bom ritmo nos últimos dois anos, mas não conseguimos. Continuamos trabalhando duro com a equipe para melhorar o ritmo que tivemos na pista de cascalho até agora neste ano, e temos testado algumas ideias novas nos testes para este evento. É claro que tentaremos aproveitar a semana inteira, continuar nos esforçando ao máximo e dar o nosso máximo para obter um resultado excelente”, diz Rovanperä.

O galês Elfyn Evans é um dos quatro pilotos estrangeiros que sabe como é vencer o Rally da Finlândia mais de uma vez, tendo triunfado em 2021 e 2023 com a TGR-WRT, e chega a apenas um ponto da liderança do campeonato de pilotos. No ano passado, Sébastien Ogier se juntou a ele neste hall de vencedores, e o francês, oito vezes campeão mundial, ocupa o terceiro lugar na classificação deste ano, após três vitórias e dois segundos lugares em cinco largadas.

Os outros representantes serão o japonês Takamoto Katsuta, que cresceu como piloto de rali na Finlândia integrando o Programa TGR WRC Challenge, e terminou no pódio em 2023, além do piloto Sami Pajari, da TGR-WRT2, que retorna um ano após uma estreia impressionante no mais alto nível do rali, quando venceu uma etapa em seu primeiro dia completo com um carro de Rally1 e terminou em quarto lugar na classificação geral.

Além de ter mais representantes nas categorias de acesso (WRC2 e WRC3), a TGR ainda tem outras ações especiais nesta prova em casa, como Jari-Matti Latvala, chefe da equipe, voltando a pilotar um GR Yaris Rally2 pelo segundo ano consecutivo. Já o vice-diretor da equipe, Juha Kankkunen, também retorna para a exibição especial do GR Yaris Rally2 H2 Concept. Equipado com um motor de combustão interna abastecido com hidrogênio comprimido, ele oferece emissões quase nulas, mantendo os sons e as sensações tão apreciados pelos fãs de rali.

Leia também...
21.07.2025

Sueco, filho do campeão do mundo Petter Solberg, domina oitava etapa da temporada de 2025 e garante vitória centenária da TGR na mais importante competição de rali do mundo

20.07.2025

Piloto da Texaco Racing garante terceiro lugar em Mogi Guaçu. JP Oliveira completa disputa próximo do top-10

20.07.2025

Em sua primeira vez na Stock Car em Mogi Guaçu, piloto gaúcho destacou aprendizado na categoria após a corrida deste domingo

19.07.2025

Piloto da Ipiranga Racing conquista terceiro lugar na prova deste sábado em Mogi Guaçu (SP)