A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team acelera nesta semana no Rally da Finlândia, palco da nona etapa da etapa e considerada a corrida de casa da equipe. Os estágios serão disputados entre 31 de julho e 3 de agosto, com abertura na etapa noturna de Harju nesta quinta-feira e encerramento do Power Stage em Ouninpohja no domingo.
As florestas da Finlândia central, ao redor da cidade de Jyväskylä, são consideradas o lar espiritual do rali, com estradas de cascalho e de alta velocidade, com saltos que divertem os fãs e desafiam os pilotos. A região também é o lar da TGR-WRT, cuja sede fica apenas três quilômetros do lago Jyväsjärvi.
A TGR-WRT venceu seis das últimas sete edições Rally da Finlândia e atualmente lidera o campeonato de construtores com 52 pontos de vantagem para a segunda colocada. A equipe terá cinco carros GR YARIS Rally1 e um dos mais aguardados do público local certamente é o bicampeão mundial Kalle Rovanperä, que, juntamente com o navegador Jonne Halttunen, também é natural de Jyväskylä. Eles continuam sonhando com a primeira vitória em casa, depois que uma pedra solta próxima da linha de chegada os tirou a grande chance de vitória há um ano.
“Como é nossa etapa em casa, entrar no Rally da Finlândia é sempre especial, com muita emoção e apoio dos fãs. Tivemos boas chances de vencer lá com bom ritmo nos últimos dois anos, mas não conseguimos. Continuamos trabalhando duro com a equipe para melhorar o ritmo que tivemos na pista de cascalho até agora neste ano, e temos testado algumas ideias novas nos testes para este evento. É claro que tentaremos aproveitar a semana inteira, continuar nos esforçando ao máximo e dar o nosso máximo para obter um resultado excelente”, diz Rovanperä.
O galês Elfyn Evans é um dos quatro pilotos estrangeiros que sabe como é vencer o Rally da Finlândia mais de uma vez, tendo triunfado em 2021 e 2023 com a TGR-WRT, e chega a apenas um ponto da liderança do campeonato de pilotos. No ano passado, Sébastien Ogier se juntou a ele neste hall de vencedores, e o francês, oito vezes campeão mundial, ocupa o terceiro lugar na classificação deste ano, após três vitórias e dois segundos lugares em cinco largadas.
Os outros representantes serão o japonês Takamoto Katsuta, que cresceu como piloto de rali na Finlândia integrando o Programa TGR WRC Challenge, e terminou no pódio em 2023, além do piloto Sami Pajari, da TGR-WRT2, que retorna um ano após uma estreia impressionante no mais alto nível do rali, quando venceu uma etapa em seu primeiro dia completo com um carro de Rally1 e terminou em quarto lugar na classificação geral.
Além de ter mais representantes nas categorias de acesso (WRC2 e WRC3), a TGR ainda tem outras ações especiais nesta prova em casa, como Jari-Matti Latvala, chefe da equipe, voltando a pilotar um GR Yaris Rally2 pelo segundo ano consecutivo. Já o vice-diretor da equipe, Juha Kankkunen, também retorna para a exibição especial do GR Yaris Rally2 H2 Concept. Equipado com um motor de combustão interna abastecido com hidrogênio comprimido, ele oferece emissões quase nulas, mantendo os sons e as sensações tão apreciados pelos fãs de rali.
Sueco, filho do campeão do mundo Petter Solberg, domina oitava etapa da temporada de 2025 e garante vitória centenária da TGR na mais importante competição de rali do mundo
Piloto da Texaco Racing garante terceiro lugar em Mogi Guaçu. JP Oliveira completa disputa próximo do top-10
Em sua primeira vez na Stock Car em Mogi Guaçu, piloto gaúcho destacou aprendizado na categoria após a corrida deste domingo
Piloto da Ipiranga Racing conquista terceiro lugar na prova deste sábado em Mogi Guaçu (SP)