Capa

Prova Põe Pilotos Perto do Playoff no Principado

Bruno Terena vence e assume liderança do campeonato; faltando apenas três etapas para a definição do playoff, tudo pode acontecer na FIAk - inclusive nada

07.06.2010  |  438 visualizações
O mais justo e inteligente sistema de disputa de título do automobilismo mundial está acirrando a competição na principal categoria do esporte a motor do planeta, a FIAk (Federação Internacional dos Andadores de Kart). O novo playoff foi concebido e aprovado por unanimidade por um poderoso colégio eleitoral, representado pelo famoso-porém-jamais-visto Rodrigo Ecclestone.

O ditador/dirigente estabeleceu que, em 2010, após as cinco primeiras etapas, os quatro primeiros da tabela receberão nova pontuação e serão os únicos a permanecer na disputa do título de campeão da FIAk nas três etapas restantes. "É um sistema que vai garantir emoção até o final e audiência na Malásia, nosso maior mercado", diz Ecclestone, lembrando que as corridas são realizadas por volta das 23h para garantir boa cobertura de TV no fuso horário asiático.

E a etapa disputada no Principado do Jaguaré deixou a briga por uma vaga no quarteto do playoff ainda mais acirrada. O bicampeão Bruno Terena venceu a corrida de número 64 da FIAk e passou a liderança do campeonato, com 40 pontos. "É ótimo quando um bi resolve assumir", disse o fotógrafo, citando sua nova posição - na tabela.

Terena emplacou seu terceiro hat-trick da carreira. A vitória, aliás, foi um "grande prêmio" para o fotógrafo do trocadilhado site, já que completou 30 provas na FIAk, igualando o número de largadas de seu chefe internetiano, Flavio Gomes, uma lenda das pistas FIAkianas, mas ausente desde que recusou reduzir seu salário para US$ 10 milhões. "Quero o doblo em rubros", protestou Gomes à época.

O segundo colocado foi Cassio Cortes - também vice-líder na classificação, agora com 36 pontos. "Quatro pontos é a margem de erro, ainda mais nesta nova pontuação", diz o piloto da equipe RF1-ParadiseMV, citando o novo sistema (que premia o 1º colocado com 25 pontos, o segundo com 18 etc) copiado por outras categorias de base da FIAk, como a F-1. O terceiro na tabela é Gerson Campos, que segue com 25 pontos após não correr no Jaguaré. "Tinha gravação da novela no mesmo dia", diz o piloto gouveiano.

Mostrando boa forma no circuito localizado às margens da belíssima Côte Marrom, com os iates formando um cenário esplendido no rio Pinheiros, Tiago Mendonça foi o terceiro colocado, repetindo o pódio no ano passado, quando estreou pela Fat`N Fast. "Não gosto do pódio das outras pistas. Aqui, existe um charme especial, recebemos o troféu das mãos da mesma menina que entrega os cadeados do vestiário", explica Mendonça, justificando sua ausência dos pódios desde a etapa de Jaguaré em 2009.

Com o resultado no Principado, o piloto wesleyano entrou na briga direta por uma das quatro vagas do playoff. É o sexto colocado, com 15 pontos, mas está apenas cinco atrás do quarto, Luiz Vicente. O piloto da Napa Racing também ocupou a quarta colocação no Jaguaré e ajudou a consolidar a liderança de seu time entre equipes, com 60 pontos.

A RF1-ParadiseMV é a vice-líder, com 54. A outrora toda poderosa da FIAk já começa a questionar o desempenho do tricampeão da categoria e estrela da escuderia de Taubatello, Rodrigo França. O piloto, que chegou a se aposentar por um período de dois meses, mas voltou atrás e decidiu retornar às pistas, mantém desempenho discreto na temporada 2010.

Com problemas no kart, largou na última colocação. Na corrida, só conseguiu chegar ao sétimo posto, acumulando agora 18 pontos, na quinta posição no campeonato. "Largando em último, chegar em sétimo era o máximo que poderia fazer, quem corre no Principado sabe disso. Pelo menos ninguém me ultrapassou na última curva", disse França, numa clara provocação ao espanhol Fernando Alonso, cotado pela imprensa européia como seu possível substituto na escuderia de Taubatello.

Cleber Bernucci foi o quinto no Jaguaré. "Sempre achei aqui os quintos, mas não precisava exagerar", comentou. Lipe Paíga não repetiu o ótimo segundo lugar de 2009, mas conseguiu um bom sexto lugar. "É porque copiaram nosso difusor traseiro avantajado", justificou. Bruno Vicaria, o oitavo, mais uma vez terminou a corrida nos pontos, assim como Alexander Grunwald, o nono. Fechando a zona (de pontuação), Daniel Betting foi o décimo. "Sempre me falaram que no automobilismo o importante é achar aquele décimo que estava faltando", disse.

Ricardo Legname foi o 11º na geral e primeiro na Estreantes, onde lidera com 37 pontos. "Não, a minha perna não tem nome", respondeu a um jornalista chinês.

A próxima etapa da FIAk será no dia 29 de junho, na Granja Viana. Questionado sobre a coincidência de data com a Copa do Mundo de futebol, Rodrigo Ecclestone encerrou a coletiva com uma ríspida pergunta. "Você realmente acha que há como comparar a importância destes dois eventos?".

2ª etapa da temporada 2010 (prova nº 64)
Kart In Jaguaré, 31 de maio de 2010
Participantes: 12
Pole position: Bruno Terena, 52s400
Melhor volta: Bruno Terena, 52s050

1. Bruno Terena, 19 voltas em 18m55s190 (52s050)
2. Cassio Cortes, + 12s660 (52s630)
3. Tiago Mendonça, + 19s740 (53s080)
4. Luiz Vicente, + 20s830 (52s780)
5. Cleber Bernuci,+ 22s200 (52s950)
6. Lipe Paíga, + 22s660 (53s030)
7. Rodrigo França, + 27s340 (52s990)
8. Bruno Vicaria, a 1 volta (54s480)
9. Alexander Grünwald, a 1 volta, + 0s400
10. Daniel Betting, a 1 volta, + 14s530
11. Ricardo Legname, a 2 voltas
12. João Alberto Otazú, desclassificado por infração desportiva

FIAk World Series 2010
Após 2 etapas
1. Bruno Terena, 40 pontos (1 vitória)
2. Cassio Cortes, 36
3. Gerson Campos, 25 (1 vitória)
4. Luiz Vicente, 20
5. Rodrigo França, 18
6. Tiago Mendonça, 15
7. Rafael Munhoz, 10
7. Cleber Bernuci, 10
9. Bruno Vicaria, 8
9. Lipe Paíga, 8
11. Guto Oliveira, 6
12. Alexander Grünwald, 3
13. Rafael Durante, 2
14. Daniel Betting, 1

FIAk Estreantes 2010
Após 2 etapas

1. Rica Legname, 37
2. Gerson Campos, 25
3. Rafael Munhoz, 18
4. Wagner França, 15
5. Saulo Novaes, 10
6. Gustavo Rodrigues, 8
7. Keler Miguita, 6
8. Flavio Berto, 4
Leia também...
08.08.2019

Valor: 130 reais; as confirmações devem ser enviadas para o email: felipe@rf1jornalismo.com.br

05.11.2018

Prova de endurance, que será realizada no dia 2 de dezembro, terá pilotos e ex-pilotos de diversas categorias como: F-1, Indy, Stock Car, F-3 e Copa Truck

10.03.2018

Valor: 90 reais; as confirmações devem ser enviadas para o email: felipe@rf1jornalismo.com.br

13.12.2017

Largada da prova será neste sábado às 12h30; confira todas as informações para retirada das pulseiras de imprensa e colete para acesso à pista