O pódio da terceira etapa da FIAk em dois momentos: um...
(Munhoz, Cortes, Terena, Campos e França)
Bruno Terena vence na Granja Viana, com Cassio Cortes em segundo, e os dois garantem vaga no playoff da Federação Internacional dos Andadores de Kart
06.07.2010
|
358 visualizações
O maior evento esportivo do planeta está entrando em sua fase decisiva - e os resultados são tão inesperados que nem mesmo um polvo alemão seria capaz de fazer alguma previsão. Estamos obviamente falando da Federação Internacional dos Andadores de Kart (FIAk), que disputou nesta terça* a terceira etapa da temporada 2010 em seu mais célebre palco: a Granja Viana.
A vitória foi de Bruno Terena, mas ninguém nem ligou. Afinal, Larissa Riquelme** foi convidada para dar a bandeirada. "Não sabíamos se ela ia dar direito, mas a menina leva jeito mesmo", comentou, com um raro sorriso no rosto, o dirigente Rodrigo Ecclestone, o ditador todo-poderoso que comanda a categoria com braço-duro de ferro.
"Sou como o Uruguai, vou em busca do tri", disse Terena, sem saber dos rumos celestes na Copa após a corrida. Com a vitória, o atual bicampeão da FIAk soma 65 pontos e já está garantido no playoff -onde os quatro primeiros colocados buscarão o título nas três etapas finais do ano.
Quem também garantiu a vaga foi Cassio Cortes. Na Granja Viana, o piloto conseguiu o terceiro segundo seguido. "Terceiro segundo seguido. Sou o expresso 2-2-2", disse, citando a popular canção de forma semi-interrupta. "Ah, tem outro número: esta é a minha corrida 24", disse o gaúcho, sem entender o porquê do excesso de piadas paulistas sobre os pilotos do Rio Grande do Sul.
Mostrando uma incrível coerência matemática, o terceiro colocado nesta terceira etapa também é o terceiro na tabela: Gerson Campos. Ele seria o segundo, não fosse uma punição após um toque com Cortes. "Realmente, não fui muito cortês com ele", admitiu o dublê de Gerson Gouveia, que tem 40 pontos na tabela.
Em quarto, ainda na classificação do playoff, aparece Rodrigo França. "Os quatro primeiros desta etapa nos quatro primeiro lugares da tabela ia parecer marmelada, por isso perdi posição na penúltima volta", disse o tricampeão da categoria. O piloto da escuderia de Taubatello buscou a ultrapassagem sobre Cortes, mas rodou para evitar o que os pilotos chamaram carinhosamente de chicane cor-de-rosa ambulante. "Fui desviar da Amanda e dei um Roldan", comentou França, que, pelo menos, chegou em quinto e pulou para 28 pontos.
Com a rodada, Rafael Munhoz confirmou a boa fase da Motorpress na FIAk e galgou a quarta colocação. Agora, tem 22 pontos, sonhando com uma vaga no playoff, na sexta colocação. Entre França e Munhoz, outro forte candidato: Luiz Vicente. O piloto da Napa Racing tem 24 pontos, após chegar em oitavo na Granja Viana, atrás do campeão de 2004 da FIAk, Guto Oliveira (o sétimo) e Leonardo Murgel (o sexto).
A zona de pontuação - agora com 10 pilotos, em sistema copiado por outras categorias de base da FIAk, como a F-1 - inclui também dois nomes tradicionais da categoria. Tiago Mendonça foi o nono e tem 17 na tabela, ocupando a sétima colocação. "Dá pra pensar no playoff. Pensar, eu disse. Classificar é outra história", diz. Já Cleber Bernucci foi o décimo. "Já ganhei nesta pista e daí algum Dick Vigarista jogou óleo bem na minha frente. Parecia até o Mario Kart", completou.
Lipe Paíga, Carsten Horst, Marcelo Povreslo e Alexander Grunwald não marcaram pontos, mas protagonizaram grandes duelos, entre a 11ª e 14ª colocação. "Tive a excelente ideia de comer uma mega pizza antes da prova. Ainda bem que tudo não terminou em pizza - dentro do capacete", comentou Grun, também conhecido como Mr. Vice President.
Outro pelotão de briga intensa foi o de Gustavo "Aspira" Rodrigues, Ricardo Legname e Luiz Alberto Pandini, entre o 15º e 17º lugar. "Sou um gentleman driver, sou um animal em extinção na FIAk", diz Panda, como ironicamente é chamado.
Substituindo Otazu na equipe Mastermidia, Saulo Novaes foi o 18º, marcando valiosos pontos no campeonato de Estreantes, onde Campos e Legname duelam intensamente - um ponto separa os dois. Paulo Vaz, em sua estreia na FIAk, foi o 19º colocado. "Era o que eu esperava. Um bando de jornalistas loucos correndo e um salve-se quem puder", confessou. Já Amanda Roldan foi a 20ª e 1ª na Pink FIAk. "Eu avisei que ia ser tipo a Milka Duno", resignou, após provocar o roldan de alguns pilotos. "Mas aqui ninguém decolou após bater em mim", disse, recusando qualquer comparação com Lotus, Hispania e Virgin.
A próxima etapa da FIAk será em julho, no GP Garage Burger, na Vila Prudente.
*Texto enviado com uma semana de atraso atendendo à solicitação da FIFA para evitar o ofuscamento das quartas-de-final da Copa.
**Larissa da FIAk pode não ser a legítima
3ª etapa da temporada 2010 (prova nº 65)
Granja Viana, 29 de junho de 2010
Participantes: 20
Pole position: Bruno Terena, 1m02s656
Melhor volta: Gerson Campos, 1m01s731
Prova de endurance, que será realizada no dia 2 de dezembro, terá pilotos e ex-pilotos de diversas categorias como: F-1, Indy, Stock Car, F-3 e Copa Truck