Capa

FIAk: excesso de esportividade marca GP Garage Burger

Enquanto os torcedores reclamam da falta de esportividade na F-1, a principal competição mundial do esporte a motor bate recorde de competitividade: três primeiros no campeonato separados por apenas um ponto; e punição com chibatadas para jogo de equipe

30.07.2010  |  259 visualizações
Se na F-1 os torcedores estão revoltados com a falta de esportividade da Ferrari e de seus pilotos, na FIAk (Federação Internacional dos Andadores de Kart), a história é bem diferente. A principal competição do esporte a motor do planeta vive seu ano mais disputado da história e já anunciou: jogo de equipe será punido com chibatadas.

"Entendemos a revolta da torcida e inclusive estamos pensando em abolir nosso tradicional acordo com esta categoria de base", diz Rodrigo Ecclestone, revelando que a F-1 era, de fato, subsidiada para quem sonhava com uma vaga na FIAk. O dirigente, no entanto, preferiu não dar detalhes econômicos, já que seu tio-avô, Bernie, pediu sigilo sobre a proposta. "Em todo caso, continuaremos aceitando a super-licença deles para a nossa categoria: não queremos prejudicar pilotos que queiram ter uma nova projeção na carreira e subir para a FIAk", completou o benevolente ditador, que comanda com braço-duro-de-ferro a liga dos pseudo-pilotos-jornalistas.

Após a disputa do GP Garage Burger nesta semana, na Vila Prudente, o mais prestigiado campeonato do esporte a motor no mundo tem dois pilotos empatados na liderança: Bruno Terena e Gerson Campos, com o mesmo número de pontos e os mesmos resultados: duas vitórias, um terceiro lugar e um DNF. E não é só isso: Cássio Cortes, o terceiro na tabela, está a apenas um ponto dos líderes.

O momento de equilíbrio que toma conta da categoria pôde ser comprovado já na classificação: Gerson Campos marcou a pole com boa vantagem para os demais. Mas, entre o segundo e o sétimo, as diferenças foram ínfimas. Luiz Alberto Pandini, Luiz Vicente, Bruno Terena, Wagner França, João Alberto Otazu e Cleber Bernuci fizeram suas melhores voltas, respectivamente, em 27s12, 27s13, 27s14, 27s14, 27s14 e 27s18. "Quero ver fazerem isso na F-1, mas sem consultar numerólogo", provocou Rodrigo Ecclestone.

Equilíbrio à parte, o melhor entre os desequilibrados foi Gerson Campos, que venceu e fez o primeiro hat-trick da carreira, marcando também pole e melhor volta na Vila Prudente. O piloto da Motorpress, que lidera na FIAk Estreantes, também está no topo da tabela de classificação da World Series. "No começo do ano, estava entre a FIAk e a Hispania, e graças a Deus o meu manager fez a melhor escolha", revelou o noveleiro. A imprensa prudentiana especula que Flavio Briatore seja seu empresário.

A equipe Motorpress, no entanto, lamentou a corrida do outro piloto do time, Rafael Munhoz, que perdeu uma grande chance de marcar mais pontos em busca da quarta e última vaga no playoff, que será decidida já na próxima etapa. Seu kart apresentou problemas e sequer saiu dos boxes. Do lado de fora, restou a Munhoz aplaudir o bom desempenho do colega e fazer as contas. Mantendo os 22 pontos, o piloto ainda tem chances de entrar no G4 que disputará o título a partir da sexta etapa. "Fui sabotado, a equipe só conseguiu por um kart na pista", disse, levantando suspeitas de jogo de equipe, punido com chibatadas na FIAk.

O segundo lugar coube a Luiz Vicente, que manteve assim o ótimo retrospecto nesta pista. O piloto da Napa Racing foi o vencedor das edições de 2008 e 2009 do GP Garage Burger. Em 2010, além de subir ao pódio novamente, ele aproveitou para comemorar seu 43º aniversário devorando o sanduíche que leva o nome da hamburgueria que patrocina a etapa. "Eskthe sinjfhdhd estajhah mtosgs bom", disse, sem modos, à mesa. A assessoria de imprensa traduziu mais tarde no press release a declaração: "este sanduba está muito bom".

João Alberto Otazu, campeão da Estreantes em 2008, comemorou 20 provas na FIAk em grande estilo. Depois de largar em sexto, o piloto da Mastermídia marcou os primeiros pontos do ano chegando ao pódio. Otazu repetiu seu melhor resultado na categoria, alcançando o terceiro lugar. "Meus adversários falaram que eu nunca subiria no pódio. E não subi mesmo, porque os maledetos roubaram o pódio - e nem havia uma escadinha para galgar o olimpo", diz o piloto, conhecido na mídia prudentiana como Otariozul ou Olhoazu.

Outro piloto que pontuou pela primeira vez na temporada foi Luiz Alberto Pandini. Numa prova que trouxe a Psychodelic Team Lotus de volta aos primeiros lugares, Panda largou em segundo, mas o motor demorou a pegar embalo na largada e ele caiu para sexto na volta inicial. Contando com os problemas dos rivais, o piloto terminou em quarto lugar, fazendo numa só corrida quatro vezes mais pontos do que o time havia conseguido em toda a temporada até então. "Mesmo com drive-through, fiz meu melhor resultado do ano. Mas nesta noite a maior façanha foi não ficar entre os que quebraram", diz Panda.

Na corrida pelo título, Cássio Cortes sofreu no qualify, mas se recuperou da décima posição do grid para chegar em quinto, numa disputa que envolveu também Cleber Bernuci e Rodrigo França. Bernuci chegou a ínfimos 38 centésimos do gaúcho, que, ficou a uma posição de sair da Vila Prudente como o líder do campeonato. Ainda com chances matemáticas de classificação para a superfinal, o representante da ReUnion está de olho no prêmio milionário oferecido ao campeão, já que a família está prestes a aumentar. "Meu volante não tinha folga, tinha férias", afirmou Cleber.

Embora esteja numa situação mais confortável que Bernuci no campeonato, Rodrigo França ora parece Michael Schumacher, como um campeão adormecido, ora com Felipe Massa, que não vence há mais de um ano e vem sendo batido pelo companheiro de equipe. A escuderia de Taubatello nega ordens de equipe. "It´s Cortes´era now", diz Cassio, numa clara referência ao Super GP de Mônaco. "Não sou o A. Asselin", assegurou França.

Em oitavo lugar chegou Marcelo Povreslo, uma das revelações de 2009, que ainda não havia pontuado em 2010. Já Tiago Mendonça, em nono, marcou pontos pela terceira vez seguida, conquistando uma sobrevida na disputa pela vaga do playoff. O piloto da Fat N’ Fast, que não contou com a presença do companheiro Lipe Paíga nesta etapa, está com os mesmo 19 pontos de Cleber Bernuci. Flavio Berto fechou o top 10 marcando seu primeiro ponto na FIAk. Esta foi a terceira participação do piloto global, que comemorava o fato de ter chegado uma posição à frente de Alexander Grünwald, que guiou o kart 17, número que ficou famoso com Ingo Hoffmann. O problema é que durante a prova o equipamento resolveu imitar o multicampeão da Stock Car, parando de correr quando ainda se esperava muito dele.

Mesmo a cinco voltas do vencedor, Wagner França fechou a lista dos que completaram a prova. Isso porque Bruno Terena, que passou boa parte da corrida andando entre os líderes, abandonou com o kart quebrado a 14 voltas do fim e não pontuou. Coincidentemente, a última vez que o piloto da Napa Racing terminou uma corrida fora da zona de pontuação foi justamente na Vila Prudente, na etapa de 2009. "O maldito tricampeão francês botou meu nome na geladeira. Deixa ele, vou falar com os manos da tribo terena", disse.

Outro que abandonou a prova foi Ricardo Legname, que largou em último e deu apenas uma volta, parando por problemas mecânicos. "Foi uma prova de intenso desgaste físico", disse, reabastecendo-se depois com alguns Garage Burgers.

A próxima prova da FIAk será decisiva, pois dela sairão os quatro superfinalistas que disputarão o título. Os três primeiros já estão matematicamente classificados. Luiz Vicente e Rodrigo França, em vantagem na pontuação, pintam como favoritos pela vaga final. Correndo por fora, vêm Rafael Munhoz, Tiago Mendonça e Cleber Bernuci. A quinta etapa será em agosto na Granja Viana. "A gosto de Deus", cutucou um crítico da organização, que estranhamente teve morte súbita após um jantar de esclarecimento com dirigentes da categoria.

4ª etapa da temporada 2010 (prova nº 66)
Vila Prudente, 27 de julho de 2010

Participantes: 15
Pole position: Gerson Campos, 26s680
Melhor volta: Gerson Campos, 26s590

1. Gerson Campos, 45 voltas em 24min23s040 (26s590)
2. Luiz Vicente, + 11s720 (26s960)
3. João Alberto Otazú, a 1 volta (26s810)
4. Luiz Alberto Pandini, a 1 volta, + 3s760 (27s110)
5. Cassio Cortes, a 1 volta, + 11s240 (27s450)
6. Cleber Bernuci, a 1 volta, + 11s620 (27s150)
7. Rodrigo França, a 1 volta, + 14s000 (27s470)
8. Marcelo Povreslo, a 1 volta, + 15s470 (27s430)
9. Tiago Mendonça, a 2 voltas (27s760)
10. Flavio Berto, a 3 voltas (28s330)
11. Alexander Grünwald, a 3 voltas, + 6s120 (27s660)
12. Wagner França, a 5 voltas (27s110)
13. Bruno Terena, a 13 voltas (26s880)
14. Ricardo Lagname, quebra na 1ª volta (sem tempo)
15. Rafael Munhoz, quebra durante o qualify (sem tempo)

FIAk World Series 2010
Campeonato após 4 etapas

1. Bruno Terena, 65 pontos
1. Gerson Campos, 65
3. Cassio Cortes, 64
4. Luiz Vicente, 42
5. Rodrigo França, 34
6. Rafael Munhoz, 22
7. Tiago Mendonça, 19
7. Cleber Bernuci, 19
9. João Alberto Otazú, 15
10. Guto Oliveira, 12
10. Luiz Alberto Pandini, 12
12. Bruno Vicaria, 8
12. Lipe Paíga, 8
12. Leonardo Murgel, 8
15. Marcelo Povreslo, 4
16. Alexander Grünwald, 3
17. Rafael Durante, 2
18. Daniel Betting, 1
18. Flavio Berto, 1
Não pontuaram: Wagner França, Ricardo Legname, Saulo Novaes, Gustavo Rodrigues, Keler Miguita, Carsten Horst, Paulo Vaz e Amanda Roldan

FIAk Estreantes 2010
Campeonato após 4 etapas

1. Gerson Campos, 75 pontos
2. Ricardo Legname, 61
3. Rafael Munhoz, 46
4. Wagner França, 30
5. Gustavo Rodrigues, 23
6. Flavio Berto, 22
7. Saulo Novaes, 20
8. Paulo Vaz, 8
9. Keler Miguita e Amanda Roldan, 6

Enquadram-se na categoria Estreantes os pilotos que iniciam o campeonato com até cinco corridas na carreira (exceto vencedores de corridas na categoria principal e ex-campeões da Estreantes).
Leia também...
08.08.2019

Valor: 130 reais; as confirmações devem ser enviadas para o email: felipe@rf1jornalismo.com.br

05.11.2018

Prova de endurance, que será realizada no dia 2 de dezembro, terá pilotos e ex-pilotos de diversas categorias como: F-1, Indy, Stock Car, F-3 e Copa Truck

10.03.2018

Valor: 90 reais; as confirmações devem ser enviadas para o email: felipe@rf1jornalismo.com.br

13.12.2017

Largada da prova será neste sábado às 12h30; confira todas as informações para retirada das pulseiras de imprensa e colete para acesso à pista