Popó Bueno fica perto do top-10 e promete arriscar para marcar muitos pontos em Santa Cruz do Sul
Popó Bueno
(Fábio Oliveira/RF1)
Popó e o pole Cacá Bueno
(Fábio Oliveira/RF1)
Alceu Feldmann
(Fábio Oliveira/RF1)
Piloto da equipe Comprafacil.com aposta fichas numa boa largada e na estratégia para se manter perto dos líderes
17.09.2011
|
78 visualizações
Após o bom desempenho em todos os treinos livres, tanto na sexta-feira quanto no sábado pela manhã, Popó Bueno acabou fora da etapa decisiva do treino classificatório por uma margem mínima, de 0s1. Com isso, o piloto da equipe Comprafacil.com vai largar na 12ª posição na prova de Santa Cruz do Sul, a primeira da Super Final da Stock Car.
Poó e a equipe decidiram mexer na regulagem de seu carro em conjunto com sua equipe, mas o efeito acabou não sendo satisfatório.
"A gente teria de ter a mesma consistência de hoje pela manhã. Em todos os treinos estávamos bem, em condições diferentes de pista de um grupo para o outro. Com certeza, era melhor do que 12º. Aqui, o treino é muito competitivo, e a pista mudou. A gente mexeu no carro e não funcionou. É culpa minha e da equipe, porque precisávamos estar no Q2. O carro ficou muito traseiro e perdeu a velocidade e consistência. Não foi uma volta ruim. Agora é pensar para a corrida e marcar pontos de qualquer forma", apontou Popó.
Apesar de não ter alcançado o objetivo inicial, Popó segue animado para buscar o objetivo final na etapa, ou seja, conseguir bons pontos na briga pelo campeonato.
"Agora é pensar em estratégia de corrida, com uma cabeça completamente diferente. Largando na frente, você tem uma cabeça de se manter ali e conseguir bons pontos, ou até ir para a vitória. Largando na sexta fila, o carro vai ter de estar perfeito e vou ter de fazer uma corrida perfeita para chegar mais na frente. A gente tem de se concentrar, é pensar num carro completamente diferente. Aqui tem uma reta bem grande, e entrar nela com uma curva de baixa no fim é mais fácil. A ultrapassagem nem é tanto problema, o problema é desgaste dos pneus e estratégia. Ainda tem a previsão de chuva, então teremos de fazer tudo bem", explicou o carioca.
Engenheiro-chefe da equipe Comprafacil.com, Thiago Meneghel falou sobre as possíveis estratégias de prova para recuperar as posições perdidas na classificação. Para ele, as eventuais entradas do safety car serão primordiais para as opções táticas de cada equipe.
"Acho pouco provável que a gente troque os quatro pneus, o mais provável é trocar dois pneus ou nenhum, dependendo do que ocorrer durante a corrida. Se o safety car entrar e a corrida terminar por tempo, pode ser que alguém opte por não trocar pneu, ou então no máximo dois. No nosso caso, agora temos de arriscar na estratégia. A gente está em desvantagem, se fizermos a mesma coisa dos outros, chegaremos na mesma posição", previu o engenheiro.
Companheiro de equipe de Popó Bueno, Alceu Feldmann também teve problemas com o acerto de seu carro e acabou na 26ª colocação no grid. Assim como Popó, o paranaense aposta na mudança de regulagem para reagir neste domingo.
"O objetivo é conseguir uma boa largada e tentar ganhar posições no começo da corrida. Se começar no seco e chover, teremos de acertar o momento da parada para tentar somar alguns pontos", comentou Alceu.
O grid de largada de amanhã:
1) Cacá Bueno (RJ), Peugeot 408,1m21s405
2) Valdeno Brito (PB), Chevrolet Vectra, 1m21s451
3) Marcos Gomes (SP), Peugeot 408,1m21s498
4) Allam Khodair (SP), Chevrolet Vectra, 1m21s523
5) Ricardo Maurício (SP), Chevrolet Vectra, 1m21s604
6) Max Wilson (SP), Chevrolet Vectra, 1m21s635
7) Daniel Serra (SP), Peugeot 408,1m21s801
8) Ricardo Sperafico (PR), Peugeot 408,1m22s100
9) Thiago Camilo (SP), Chevrolet Vectra, 1m22s117
10) Duda Pamplona (RJ), Chevrolet Vectra, 1m23s320
11) Nonô Figueiredo (SP), Chevrolet Vectra, 1m21s988
12) Popó Bueno (RJ), Chevrolet Vectra, 1m22s035
13) Giuliano Losacco (SP), Chevrolet Vectra, 1m22s065
14) Xandinho Negrão (SP), Peugeot 408,1m22s094
15) Átila Abreu (SP), Chevrolet Vectra, 1m22s105
16) Felipe Maluhy (SP), Chevrolet Vectra, 1m22s115
17) Rodrigo Sperafico (PR), Chevrolet Vectra, 1m22s197
18) Luciano Burti (SP), Peugeot 408,1m22s201
19) Denis Navarro (SP), Peugeot 408,1m22s233
20) Julio Campos (PR), Chevrolet Vectra, 1m22s245
21) Sergio Jimenez (SP), Peugeot 408,1m22s263
22) Diego Nunes (SP), Peugeot 408,1m22s301
23) Lico Kaesemodel (PR), Peugeot 408,1m22s345
24) Tuka Rocha (SP), Chevrolet Vectra, 1m22s422
25) David Muffato (PR), Peugeot 408,1m22s639
26) Alceu Feldmann (PR), Peugeot 408,1m22s652
27) Eduardo Leite (SP), Chevrolet Vectra, 1m22s659
28) Ricardo Zonta (PR), Chevrolet Vectra, 1m22s705
29) Rodrigo Navarro (SP), Peugeot 408,1m23s771
30) Serafin Jr. (RJ), Chevrolet Vectra, 1m30s003
Prova de amanhã em Interlagos premia o vencedor com R$ 1.000.000 e Antonio Pizzonia e Pedro Boesel prometem tática agressiva para se destacar na corrida
Para saber o que fazer com o prêmio, o piloto tem bastante experiência, já que também trabalha na XP Investimentos como consultor financeiro; já na pista, o piloto equipe da Comprafacil.com é estreante e deve fazer pela primeira vez um pit stop em uma corrida