Stock Car: Átila Abreu é o segundo mais rápido do dia em Jacarepaguá
Átila corre em Jacarepaguá
(Luca Bassani / RF1)
O carro #51 e a equipe Mobil Super Pioneer Racing
(Luca Bassani / RF1)
Thiago Meneghel e Átila conversam no box
(Luca Bassani / RF1)
Átila Abreu cravou o segundo tempo no Rio
(Luca Bassani / RF1)
Com Nonô Figueiredo em quarto, equipe Mobil Super Pioneer Racing emplaca seus dois carro entre os melhores do dia
13.07.2012
|
194 visualizações
Átila Abreu foi o segundo mais rápido do dia na jornada de abertura da sexta etapa da Stock Car, no Rio. O piloto do carro #51 cravou 1min19s911 em sua melhor volta em Jacarepaguá. Apenas ele e mais um competidor completaram suas voltas abaixo de 1min20s nesta sexta-feira.
Nonô Figueiredo, com o quarto melhor tempo do dia, confirmou que a equipe Mobil Super Pioneer Racing está bastante competitiva na pista carioca. Em seu giro mais rápido, o carro #11 registrou 1min20s054.
"Nossos carros tiveram uma boa posição, mas sabemos que não garante nada para domingo", afirmou o chefe de equipe, Thiago Meneghel. "Mostramos que estamos no caminho certo, mas é preciso ter muito cuidado com o desgaste de pneus aqui, que está além do esperado, e será definitivo para chegarmos bem ao final da prova no domingo."
Átila concorda. "Tivemos um bom dia, muito proveitoso. A equipe conseguiu extrair informações valiosas tanto comigo quanto com o Nonô. Trabalhamos por caminhos diferentes com os carros e agora vamos analisar o que vai ser melhor para o final de semana. Isso mostra que estamos bastante competitivos e me deixa bastante animado", comentou o sorocabano.
O piloto da Mobil Super Pioneer Racing acrescentou que apesar do segundo tempo, ele acredita que ainda há margem para evoluir para a tomada de tempo. "Acho que estamos um pouco atrás ainda e temos como melhorar o carro, considerando a condição da pista."
Átila contou que o desgaste de pneus está ainda mais acentuado do que o esperado e criticou o pavimento da pista carioca. "Não existe mais asfalto. Estamos andando praticamente em cima de pedra. O pneu desgasta muito, absurdamente fora do normal. Infelizmente o autódromo está largado às traças. Você anda a pé pela pista e vê que só tem pedra, não tem asfalto. Então precisamos entender bem isso, porque aqui o desgaste vai ser excessivo. E quem souber administrar isso melhor vai ter uma grande vantagem", afirmou o piloto, que passou para a fase decisiva em todas as tomadas de tempo realizadas na temporada 2012 na principal categoria do automobilismo brasileiro.
Ele diz que o carro #51 está melhor do que na etapa passada, mas ainda não tem elementos suficientes para afirmar se o problema que causou bolhas nos pneus em Londrina está plenamente solucionado.
"Com certeza estamos mais equilibrados que em Londrina, mas é cedo para falar se o problema de lá foi totalmente resolvido, ainda mais numa condição extrema para os pneus. Provavelmente só vamos descobrir na corrida, mas o carro certamente melhorou em relação a Londrina", disse Átila.
Ainda no comparativo com a prova anterior, o piloto criticou a regra do push to pass escolhida para a corrida no Rio. Quem optar por usar o botão de ultrapassagem na classificação, terá apenas quatro acionamentos para a corrida. Os competidores que guardarem todos os usos para domingo, terão 14 usos à disposição.
"Novamente acho que os organizadores erraram nas contas. Penso que de novo pode ser uma corrida chata, como Londrina, pois quem utilizar no sábado quase não vai ter chance de acionar o botão de ultrapassagem na corrida"
A exemplo de Átila e de Thiago, Nonô também se mostrou otimista com o resultado de sexta, mas cauteloso com as perspectivas para sábado e domingo.
"O treino foi muito bom, mas é aquela história, treino é treino, jogo é jogo", afirmou o piloto do carro #11. "Temos que buscar repetir este desempenho amanhã e fazer valer a nossa meta. Será preciso, no domingo, pensar na manutenção das condições do carro para não perder desempenho na segunda metade da prova. A pista é muito áspera e acelera o desgaste dos pneus, mas esta condição é igual para todos. A equipe vai decidir a estratégia dos Push to Pass para a classificação e para a corrida. Vamos buscar o pódio."
A definição do grid de largada está marcada para 12h10 deste sábado, e a largada, para 9h35 de domingo (com transmissão ao vivo na TV Globo).
Os tempos da sexta-feira (treinos 1 e 2 combinados):
1 - Allam Khodair - Chevrolet - Vogel Motorsport - 1min19s471
2 - Átila Abreu - Chevrolet - Mobil Super Pioneer Racing - 1min19s911
3 - Thiago Camilo - Chevrolet - RCM Motorsport - 1min20s024
4 - Nonô Figueiredo - Chevrolet - Mobil Super Pioneer Racing - 1min20s054
5 - Ricardo Sperafico - Peugeot - Prati-Donaduzzi Racing - 1min20s070
6 - Daniel Serra - Chevrolet - Red Bull Racing - 1min20s134
7 - Cacá Bueno - Chevrolet - Red Bull Racing - 1min20s156
8 - Antonio Pizzonia - Peugeot - Comprafacil Nascar JF - 1min20s262
9 - Valdeno Brito - Peugeot - Shell Racing - 1min20s350
10 - Pedro Boesel - Peugeot - Comprafacil Nascar JF - 1min20s387
11 - Duda Pamplona - Chevrolet - Officer ProGP - 1min20s388
12 - Galid Osman - Chevrolet - BMC Racing - 1min20s409
13 - Eduardo Leite - Chevrolet - Hot Car Competições - 1min20s414
14 - Diego Nunes - Chevrolet - Hot Car Competições - 1min20s431
15 - Max Wilson - Chevrolet - Eurofarma RC - 1min20s432
16 - Denis Navarro - Chevrolet - Vogel Motorsport - 1min20s503
17 - Marcos Gomes - Peugeot - Medley Full Time - 1min20s552
18 - Luciano Burti - Peugeot - Itaipava Racing Team - 1min20s567
19 - Ricardo Mauricio - Chevrolet - Eurofarma RC - 1min20s609
20 - Julio Campos - Peugeot - Carlos Alves Comp. - 1min20s774
21 - Alceu Feldmann - Peugeot - Shell Racing - 1min20s782
22 - Vitor Meira - Chevrolet - Officer ProGP - 1min20s784
23 - Tuka Rocha - Chevrolet - BMC Racing - 1min20s797
24 - Lico Kaesemodel - Chevrolet - RCM Motorsport - 1min20s812
25 - Popó Bueno - Chevrolet - Linea Sucralose - 1min20s963
26 - David Muffato - Peugeot - Itaipava Racing Team - 1min21s009
27 - Rodrigo Sperafico - Peugeot - Prati-Donaduzzi Racing - 1min21s114
28 - Ricardo Zonta - Chevrolet - Linea Sucralose - 1min21s144
29 - Xandinho Negrão - Peugeot - Medley Full Time - 1min21s290
30 - Patrick Gonçalves - Peugeot - Carlos Alves Comp. - 1min22s260
31 - Claudio Caparelli - Peugeot - Bassani Racing - 1min23s615
32 - Rafael Daniel - Peugeot - Bassani Racing - sem tempo
CONTATO
Luís Ferrari
Imprensa - Átila Abreu
(11) 3284.6101 e (11) 8666.8307