Com apoio da torcida em Salvador, Valdeno Brito busca manter Shell Racing na disputa pelo título
Valdeno Brito
(Carsten Horst/Hyset/RF1)
Valdeno Brito
(Carsten Horst/Hyset/RF1)
Valdeno Brito
(Carsten Horst/Hyset/RF1)
Valdeno Brito
(Carsten Horst/Hyset/RF1)
Para o piloto paraibano, carinho da torcida é forte com os representantes do Nordeste na única etapa da Stock Car neste região; campeonato chega na segunda metade e Valdeno Brito espera manter Shell Racing no top-5 da tabela
21.08.2012
|
168 visualizações
A Stock Car disputa a sétima etapa neste domingo, em Salvador (BA), na única prova do principal campeonato do automobilismo nacional no Nordeste. A corrida na capital baiana marca o início da segunda metade da temporada e um dos candidatos ao título é o paraibano Valdeno Brito, da equipe Shell Racing, quarto colocado no campeonato com 72 pontos e uma vitória em 2012.
O vencedor da etapa de Curitiba espera que a corrida em Salvador represente mais um importante ponto de sua campanha rumo ao título em uma etapa especial para os pilotos do Nordeste.
"Durante muito tempo fui o único representante nordestino na Stock Car e isso fez com que eu sempre tivesse um apoio muito grande da torcida em Salvador. Agora, nossa representação aumentou, com a chegada de dois pilotos baianos (Patrick Gonçalves e Diego Freitas), e espero retribuir toda esta torcida com um ótimo resultado nesta sétima etapa. Vamos entrar na segunda metade da temporada e com certeza a briga pelo título vai ficar cada vez mais afunilada", diz Valdeno, que se mantém no top-5 da tabela desde que venceu a segunda etapa do campeonato, em Curitiba.
Em 2012, o regulamento da Stock Car mudou seu sistema de pontuação, sem o formato de playoff e com distribuição mais ampla de pontos, o que exige um regularidade ainda maior para os pilotos e equipes. Por fim, outra novidade é a pontuação dobrada da corrida final, que será em dezembro, em São Paulo - e com premiação de R$ 1 milhão para o vencedor.
"Com estas mudanças na temporada 2012, o objetivo é sempre colecionar muitos pontos em todas as etapas, porque nosso grande objetivo é a conquista do campeonato. Tivemos sempre entre os cinco primeiros nesta primeira fase do campeonato, então agora é focar em conseguir uma boa segunda metade e chegar à etapa de Interlagos, no fim do ano, com condições de lutar pelo título, porque esta prova terá pontuação dobrada", diz Valdeno, que terá a partir deste etapa Giuliano Losacco como companheiro de equipe na Shell Racing.
Além da nova pontuação, a temporada 2012 também tem como novidade o fim do reabastecimento e a estreia da marca Shell na categoria: todos os carros da Stock Car passaram a utilizar o combustível aditivado Shell V-Power Etanol, fornecido pela Raízen.
Como é tradicional nos circuito de rua, a posição de largada será fundamental, pois as ultrapassagens são ainda mais difíceis. Mas Valdeno já teve experiências de boas corridas em Salvador mesmo largando no pelotão intermediário: em 2009, na estreia da pista, foi o sétimo após passar 11 pilotos (largou em 18º).
"Com o sistema de botão de ultrapassagem (push-to-pass), ultrapassar não é impossível, mesmo em um circuito de rua travado. Mas é claro que a expectativa é fazer um bom treino classificatório para largar nas primeiras filas, até porque, como não há reabastecimento, a corrida não tem tantas alternativas para quem está lá atrás arriscar uma estratégia diferente com um pit stop, por exemplo", diz Valdeno.
A 27 pontos da liderança da Stock Car, o piloto da Shell Racing espera diminuir a diferença para os três pilotos a sua frente: Ricardo Maurício, Daniel Serra e Cacá Bueno. Como a etapa deste final de semana será em circuito de rua, todas as atividades de pista serão realizadas apenas no sábado e no domingo. Os treinos livres serão disputados a partir de sábado às 8h30. A corrida será no domingo, às 9h35, com transmissão ao vivo da TV Globo.
Sobre a Raízen
A Raízen é a empresa resultante do processo de integração dos negócios da Shell e Cosan. A empresa está entre as cinco maiores companhias do Brasil em faturamento. Com 24 usinas, a Raízen tem capacidade de produção de 2,2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,4 milhões de toneladas de açúcar e têm 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana. A Raízen possui 53 terminais de distribuição e comercializará aproximadamente 22 bilhões de litros para os segmentos de transporte e indústria e para a sua rede formada por 4.700 postos de serviço com as marcas Shell e Esso. Por meio da marca Shell, a empresa está presente nas principais categorias do automobilismo mundial, incluindo a Fórmula 1. No Brasil, a Raízen anunciou a entrada da Shell na Stock Car e o fornecimento de etanol para todos as equipes da prova.
Terceiro colocado do campeonato, brasileiro da Van Amersfoort obteve dois pódios no circuito italiano em 2024 e mira pódios e vitórias neste final de semana