STOCK CAR: BRASÍLIA CONSAGRA GRUPO SELETO DE VENCEDORES
Beto Giorgi venceu etapa de Brasília
(Cleocinei Zonta)
Beto Giorgi, piloto da equipe Cisne-JF
(Cleocinei Zonta)
Desde que foi implantado na nova fase da Stock Car, o anel externo de Brasília consagrou apenas dois vencedores: Beto Giorgi e Antonio Jorge Neto
13.09.2005
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Embora seja conhecida pelo seu imenso equilíbrio, em que mais de 15 pilotos brigam pela vitória, a Stock Car corre neste final de semana em um circuito onde a situação costuma ser diferente. Desde que começou a ser usado na nova fase da Stock Car (desde a implantação dos chassis tubulares, em 2001), o anel externo do circuito de Brasília só consagrou dois vencedores: Beto Giorgi (2002) e Antônio Jorge Neto (2003 e 2004).
Nem mesmo se for considerada o outro traçado do autódromo, mesmo em uma época mais remota da categoria, a lista de vencedores que ainda correm na Stock aumentaria. Apenas os veteranos Ingo Hoffmann e Adalberto Jardim entrariam neste seleto grupo.
Esta característica que difere a corrida de Brasília das demais do calendário pode ser explicada por vários fatores, de acordo com Beto Giorgi (Cisne-Neoforma), um dos membros deste pequeno grupo de vencedores.
Claro que tudo isso pode ser uma grande coincidência, mas primeiramente é importante ressaltar que Brasília é uma das poucas pistas que visitamos apenas uma vez por ano, explica Giorgi, lembrando que cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Londrina recebem ou já receberam mais de uma etapa na mesma temporada nos últimos anos.
Outro fator que também ajuda a explicar o pequeno tamanho da lista de vencedores no anel externo de Brasília é que, de 2001 para trás, a preferência era a utilização do circuito misto, que ficou tragicamente marcado pela morte do piloto Wellington Justino.
Embora seja um dos dois únicos pilotos que venceram uma corrida no anel externo de Brasília nesta nova fase da Stock Car, Giorgi não acredita que tenha um macete especial para a pista que receberá a sétima etapa da categoria.
O traçado tem seus segredos, mas acredito que cada piloto tem a sua carta na manga nesta pista. Todos os carros andam muito juntos em Brasília, e o anel externo costuma favorecer um carro bem ajustado, de modo a contornar bem as curvas, que são todas para a direita, comenta o piloto da equipe Cisne-JF.
Giorgi é um dos pilotos mais ansiosos pelo início da sétima etapa da Stock Car. Afinal, em Londrina, ele não pôde participar da corrida depois que seu carro não teve recuperação em tempo hábil após um acidente nos treinos livres de sexta-feira. Para a corrida de Brasília, no entanto, já está tudo certo para a participação do paulista.
Na segunda-feira seguinte à prova de Londrina o meu carro já estava em São Paulo para a verificação do chassi na ZF. Conseguimos recuperá-lo inteiro nestes últimos dias na oficina da equipe Cisne-JF, em Itaipava (RJ), comenta Giorgi.
Os treinos livres começam a ser disputados a partir de sexta-feira. A corrida será às 10h30, com transmissão ao vivo da TV Globo.
O piloto Beto Giorgi tem patrocínio de Sal Cisne e Neoforma Portas e Janelas em PVC, e apoio de Accor Hotéis, Oakley, Reebok Sports Club e Rush Gráfica.
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CONTATO
Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Divulgação Equipe Cisne-JF Stock Car
Piloto Beto Giorgi
Tel. (11) 3266 6101
Cel. (11) 9188 9687
rodrigofranca@uol.com.br
Prova de amanhã em Interlagos premia o vencedor com R$ 1.000.000 e Antonio Pizzonia e Pedro Boesel prometem tática agressiva para se destacar na corrida
Para saber o que fazer com o prêmio, o piloto tem bastante experiência, já que também trabalha na XP Investimentos como consultor financeiro; já na pista, o piloto equipe da Comprafacil.com é estreante e deve fazer pela primeira vez um pit stop em uma corrida