O relacionamento entre Uralkali Haas F1 Team e Pietro Fittipaldi se estenderá pela quarta temporada consecutiva no Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2022 da FIA, com o piloto brasileiro continuando no papel de piloto oficial de testes e reserva da equipe americana.
Fittipaldi, que disputou duas provas na Fórmula 1 pela Haas em dezembro de 2020 no Grande Prêmio de Sakhir e no Grande Prêmio de Abu Dhabi - substituindo o lesionado Romain Grosjean, voltará a apoiar o time de pista ao longo de 2022.
Fittipaldi participou da maior parte das corridas de Fórmula 1 como piloto de teste e reserva em 2020 e 2021.
"Esta foi uma decisão muito simples para nós - manter Pietro como nosso piloto oficial de teste e reserva", afirmou o chefe da equipe, Guenther Steiner. "Pietro conhece muito bem o funcionamento interno da nossa equipe, já que está conosco há tanto tempo. Ele nos provou no ano passado que estava pronto para acelerar e dirigir quando necessário e, obviamente que a presença dele terá uma continuidade. Estamos muito satisfeitos em continuar nosso relacionamento e esperamos tê-lo novamente a bordo em 2022. "
Pietro Fittipaldi comentou: "Estou naturalmente muito feliz e animado novamente com a oportunidade de continuar minha associação com a Uralkali Haas F1 Team. Estou com a equipe há algumas temporadas, somos como uma família. Aprendi muito em meu tempo aqui e espero poder continuar contribuindo com a introdução da nova geração de carros de Fórmula 1 em 2022. Será emocionante ver o que vem com as novas modificações e estou obviamente tão interessado quanto o resto da equipe em ver o que o VF-22 pode fazer na pista”.
Fittipaldi fez sua estreia na Fórmula 1 ao volante do Haas VF-20 no Grande Prêmio Sakhir de 2020, realizado no Circuito Internacional do Bahrain. Em sua primeira corrida ele cruzou a linha de chegada, terminando a corrida de 87 voltas na 17 posição no geral. Na semana seguinte, ele participou da corrida que encerrou a temporada no Circuito Yas Marina, o Abu Dhabi Grand - Fittipaldi, novamente ganhou distância para completar seu segundo grande prêmio, que começou na 19 posição .
Antes de competir pela Haas F1 Team, Fittipaldi testou VF-18 e VF-19 em 2018 e 2019. Neto do duas vezes campeão mundial de Fórmula 1 da FIA e duplo vencedor da Indy 500 Emerson Fittipaldi, o currículo de Pietro inclui vários vitórias de corrida e quatro títulos (incluindo Formula V8 3.5 Championship e Formula Renault) e várias corridas na IndyCar Series.
Brasileiro encara corrida de seis horas de duração pela Pratt Miller neste domingo, no Indianapolis Motor Speedway
Brasileiro da equipe Vector Sport completa disputa na Inglaterra em terceiro e sobe na classificação do campeonato. Furo de pneu impede bom resultado de Enzo Fittipaldi
Pilotos que defendem a Vector Sport e a CLX Motorsport, respectivamente, estão no quinto lugar na tabela de pontos e buscam retornar ao pódio na penúltima etapa da temporada
Ao lado de Pedro Boesel, piloto que atua na ELMS faz ultrapassagens no stint final em Estoril e garante quarto lugar após 2h30min de corrida