A Toyota GAZOO Racing conquistou neste domingo (11) o primeiro título de sua história na Stock Car. Depois de um estrear na categoria em 2020, a marca viu Rubens Barrichello faturar o campeonato deste ano no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), ao terminar a última corrida da rodada dupla do dia com a 11ª colocação.
Correndo com o Toyota Corolla desde a chegada da montadora japonesa na principal categoria do automobilismo brasileiro, Barrichello se colocou como candidato a título desde o início da temporada. A liderança do campeonato, porém, veio apenas na penúltima etapa do campeonato, o que ajudou a fechar a fatura neste domingo. É o segundo título do brasileiro com mais largadas na Fórmula 1, repetindo 2014.
“Estou tão feliz. A gente quebra um tabu em Interlagos, que o Fefo quebrou. E eu só tenho a agradecer a todos que torcem por mim. Eu não sabia que era tanta gente”, disse Barrichello, logo após o final da corrida.
Quem também se mostrou muito feliz com a conquista de Barrichello foi Maurício Ferreira, chefe da equipe Full Time.
“É uma história. A gente começou isso há quatro anos, já que a chegada da Toyota foi muito bem planejada há vários anos. Eu tive, sim, uma participação, e é legal demais poder ter este primeiro título. Eu acho que é algo único. Mas a gente sempre quer mais. Que venham o segundo, o terceiro, e mais”, disse Maurício Ferreira, chefe da Full Time.
O título de Barrichello acelerando um Corolla marca um capítulo histórico para Toyota GAZOO Racing no Brasil.
“Esse título veio para coroar um trabalho que está sendo feito. A Toyota GAZOO Racing, no mundo, tem mostrado a ligação que temos no motorsport, o DNA da GAZOO Racing com o esporte a motor. O título tinha que acontecer e aconteceu da forma mais dramática possível. O Barrichello a gente já conhece, um piloto espetacular e hoje ele mais uma vez mostrou isso com a tocada dele”, disse Daniel Grespan, responsável pela Toyota GAZOO Racing.
“A Toyota está colhendo o que plantou, o que a gente acredita. Da mesma forma que a Toyota tem toda a seriedade com respeito ao cliente, qualidade, que é nosso DNA, aqui e o motorsport. Neste ano, chegamos a terceira temporada, e estaremos aqui em 2023. É um casamento que se depender da Toyota GAZOO Racing, vai ser de longa duração”, completou Grespan.
A temporada 2023 da Stock Car será aberta no dia 2 de abril, em Goiânia (GO).
Piloto da Pole Motorsport ganha dez posições nos metros iniciais, mas vê carro apresentar desempenho abaixo do esperado e termina com a 18ª posição
Piloto da Pole Motorsport economiza botões de ultrapassagem e busca prova de recuperação neste domingo
Piloto da Pole Motorsport foi o 13º colocado na primeira sessão, mas troca de motor impede participação no segundo treino livre
Pista que mais recebeu a Stock Car na temporada com três rodadas duplas, Goiânia definirá quais serão os pilotos finalistas que decidirão o título em dezembro