O piloto oficial de testes e reserva Pietro Fittipaldi voltará à pista com a MoneyGram Haas F1 Team no teste de pneus Pirelli que acontecerá no circuito de Silverstone, na semana seguinte ao Grande Prêmio da Inglaterra de 2023.
A equipe MoneyGram Haas F1 Team participará do teste nos dias 11 e 12 de julho, com sua lista completa de pilotos experimentando os pneus protótipos para a próxima temporada. Os pilotos Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen participarão das sessões da manhã e da tarde de terça-feira, respectivamente, no primeiro dia de testes, enquanto Fittipaldi assumirá a responsabilidade de dirigir em ambas as sessões de quarta-feira.
O brasileiro tem vasta experiência ao volante dos carros da MoneyGram Haas F1 Team, testando anteriormente o VF-18 e o VF-19 antes de entrar no cockpit para correr nos dois últimos Grandes Prêmios de 2020, substituindo Romain Grosjean no VF-20. Em 2022, Fittipaldi pilotou nos testes de pré-temporada e pós-temporada, além de participar de duas sessões de treinos livres, na Cidade do México e em Abu Dhabi.
Neto de Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1 e duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Pietro Fittipaldi é o piloto de testes e reserva da MoneyGram Haas F1 Team há cinco temporadas. Em 2023, o brasileiro se mantém ativo acelerando no IMSA Sports Car Championship e no FIA World Endurance Championship, onde largou na primeira fila da LMP2 nas 24 Horas de Le Mans na semana passada.
"Não há muitos pilotos reservas com a experiência do Pietro, portanto, seu feedback sobre o VF-23 será de grande valia para nós", afirmou Guenther Steiner, diretor da equipe MoneyGram Haas F1 Team. "Pietro sempre teve uma ética de trabalho impressionante e sua paixão por aprender e apoiar a equipe em seus objetivos foi fundamental para que ele continuasse conosco. Ele ter cumprido o programa completo como piloto titular em 2 corridas só beneficia a MoneyGram Haas F1 Team, e dar a ele tempo neste ano desafiador significa que ele está mais uma vez pronto para qualquer eventualidade", encerrou.
"Estou muito feliz por estar de volta guiando o carro da MoneyGram Haas F1 Team, desta vez em Silverstone", disse Pietro Fittipaldi. "Vai ser empolgante para mim porque nunca pilotei um carro de Fórmula 1 em Silverstone e acho que essa é uma das pistas mais clássicas do esporte. Assim como estou animado, também estou focado em fazer um ótimo trabalho para a equipe, tentando aprender o máximo possível para eles em termos de desenvolvimento do carro. O teste de pneus da Pirelli será um teste importante e estou muito ansioso para fazer um ótimo trabalho para a Haas. Quero agradecer à equipe pela oportunidade de pilotar o VF-23", completou Pietro.
Ao lado de Chris Cumming, piloto brasileiro estreou no circuito de Mosport com um bom resultado na classe LMP2
Brasileiro defende a equipe Pratt Miller no Canadian Tire Motorsport Park em prova com 2h40min de duração neste domingo
Pietro Fittipaldi tem etapa desafiadora na Itália, mas se mantém no grupo dos cinco melhores do campeonato após três etapas
Pietro Fittipaldi é o vice-líder do campeonato com a Vector Sports após duas etapas, enquanto Enzo Fittipaldi vem de pódio com a CLX Motorsport em Paul Ricard