O piloto oficial de testes e reserva Pietro Fittipaldi voltará à pista com a MoneyGram Haas F1 Team no teste de pneus Pirelli que acontecerá no circuito de Silverstone, na semana seguinte ao Grande Prêmio da Inglaterra de 2023.
A equipe MoneyGram Haas F1 Team participará do teste nos dias 11 e 12 de julho, com sua lista completa de pilotos experimentando os pneus protótipos para a próxima temporada. Os pilotos Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen participarão das sessões da manhã e da tarde de terça-feira, respectivamente, no primeiro dia de testes, enquanto Fittipaldi assumirá a responsabilidade de dirigir em ambas as sessões de quarta-feira.
O brasileiro tem vasta experiência ao volante dos carros da MoneyGram Haas F1 Team, testando anteriormente o VF-18 e o VF-19 antes de entrar no cockpit para correr nos dois últimos Grandes Prêmios de 2020, substituindo Romain Grosjean no VF-20. Em 2022, Fittipaldi pilotou nos testes de pré-temporada e pós-temporada, além de participar de duas sessões de treinos livres, na Cidade do México e em Abu Dhabi.
Neto de Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1 e duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Pietro Fittipaldi é o piloto de testes e reserva da MoneyGram Haas F1 Team há cinco temporadas. Em 2023, o brasileiro se mantém ativo acelerando no IMSA Sports Car Championship e no FIA World Endurance Championship, onde largou na primeira fila da LMP2 nas 24 Horas de Le Mans na semana passada.
"Não há muitos pilotos reservas com a experiência do Pietro, portanto, seu feedback sobre o VF-23 será de grande valia para nós", afirmou Guenther Steiner, diretor da equipe MoneyGram Haas F1 Team. "Pietro sempre teve uma ética de trabalho impressionante e sua paixão por aprender e apoiar a equipe em seus objetivos foi fundamental para que ele continuasse conosco. Ele ter cumprido o programa completo como piloto titular em 2 corridas só beneficia a MoneyGram Haas F1 Team, e dar a ele tempo neste ano desafiador significa que ele está mais uma vez pronto para qualquer eventualidade", encerrou.
"Estou muito feliz por estar de volta guiando o carro da MoneyGram Haas F1 Team, desta vez em Silverstone", disse Pietro Fittipaldi. "Vai ser empolgante para mim porque nunca pilotei um carro de Fórmula 1 em Silverstone e acho que essa é uma das pistas mais clássicas do esporte. Assim como estou animado, também estou focado em fazer um ótimo trabalho para a equipe, tentando aprender o máximo possível para eles em termos de desenvolvimento do carro. O teste de pneus da Pirelli será um teste importante e estou muito ansioso para fazer um ótimo trabalho para a Haas. Quero agradecer à equipe pela oportunidade de pilotar o VF-23", completou Pietro.
Brasileiro destaca desempenho do carro no fechamento da temporada e garante bonificação de US$ 1 milhão para a equipe
Brasileiro ganha posições na corrida principal no Azerbaijão e completa disputa com a 11ª posição
Após anotar melhor tempo em treino livre, piloto da Van Amersfoort sofre com aderência dos pneus na classificação e parte da oitava fila nas duas corridas no Azerbaijão
Piloto da Van Amersfoort foi segundo colocado em Baku no ano passado, e vem da etapa de Monza com duas corridas marcando pontos