Capa

Paulista Digital - Diversos

Stake F1 Team lança o C44: uma revolução dentro e fora da pista

Equipe revela carro para temporada 2024 no histórico cenário de Guildhall, em Londres, com a presença de Bottas e Zhou

05.02.2024  |  1.353 visualizações

A Stake F1 Team apresentou o novo C44, carro para a temporada 2024 da Fórmula 1. Com um visual agressivo e diferente, o modelo promete trazer emoção tanto dentro quanto fora das pistas. O carro foi revelado no histórico cenário de Guildhall, em Londres, na Inglaterra.

O C44 marca o nascimento de uma nova era e a apresentação contou com a presença de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, pilotos titulares da temporada, além de muitos convidados e estrelas. Mas o brilho da apresentação estava voltado mesmo para o carro.O modelo nasceu em Hinwil, na Suíça, e tem uma pintura atraente que mescla tons de preto e verde brilhante, resultado do trabalho em parceria com a equipe da BASF.

O visual promete chamar atenção em todas as telas de TV e nas fotografias. Não é um visual habitual nos carros de F1, nem mesmo uma espécie de homenagem ao passado, mas sim um aceno para o futuro, incorporando tudo que há de bom e inovador para o esporte em seu mais alto nível.

Bottas comentou sobre o que achou do carro. “O novo C44 definitivamente parece diferente, tanto em termos de aparência quanto do que podemos esperar do carro. Precisamos atuar como equipe e extrair o máximo deste pacote, que tem um potencial impressionante. Pessoalmente, indo para a terceira temporada junto com a equipe, os objetivos precisam ser maiores. Minhas expectativas são altas, precisamos dar um bom passo e ver um progresso em relação ao ano passado, uma temporada em que, com toda a honestidade, não atingimos as metas que estabelecemos para nós mesmos. Precisamos consertar isso agora, intensificar nosso jogo e fazer melhor, mas tenho visto o entusiasmo real em Hinwil e estou confiante de que podemos fazer isso", diz Bottas.

O chinês Zhou destacou o visual do C44. "Primeiro, você sabe, não se pode deixar de destacar essa cor! É uma nova identidade, muito emocionante, especialmente na Fórmula 1. Da minha parte, é claro, esperamos ser rápidos. Temos nos esforçado muito desde a última temporada, especialmente na segunda metade do ano, depois das férias de verão. Entendemos exatamente onde precisamos melhorar como equipe e o que o plano lá na fábrica seria para o inverno. Agora é a hora de juntar tudo e colocar o carro na pista. As expectativas são altas mas, ao mesmo tempo, não sabemos onde realmente estamos até começarmos a competir contra nossos rivais. Mesmo assim, muito esforço foi investido no novo carro e estou animado para pilotá-lo em breve”, diz Zhou.

O C44 é o resultado do trabalho incansável de centenas de pessoas em Hinwil, que durante meses projetaram, desenvolveram, produziram e finalmente montaram o novo carro com um sentimento grande entusiasmo. É o produto da determinação de uma equipe liderada por James Key, Diretor Técnico da Stake F1 Team, dando um passo para a equipe voltar a lutar na frente.

"É sempre bom ver um carro novo sendo lançado. O projeto do C44 já estava em execução antes de eu entrar para a equipe, então tenho que dar crédito a eles, que fizeram um trabalho fantástico. Há um grande time em Hinwil, com um ambiente de trabalho positivo, e todos estão ansiosos para progredir. É claro que projetar e construir um carro como o C44 não é trabalho de uma só pessoa: é um projeto imensamente complexo, ainda mais hoje em dia, com os regulamentos que temos”, diz Key.

O C44 se distingue bem do seu antecessor, o C43: uma série de alterações foram introduzidas – algumas muito visíveis, outras bem sutis – para trazer desempenho ao pacote e abrir novas áreas de desenvolvimento. O mais visível, e talvez mais importante, é a mudança da suspensão dianteira, em comparação com o sistema utilizado no C43.

O C44 ostenta também um pacote aerodinâmico agressivamente redesenhado, com desenvolvimento marcante evidente nos “sidepods” e na tampa do motor. Uma mudança que também exigiu o redesenho de muitas partes internas do carro está na parte inferior do carro, uma área fundamental para gerar downforce.

Com abertura desses novos caminhos de desenvolvimento na criação do C44, a equipe de design já trabalha finalizando algumas atualizações importantes que serão trazidas para pista nas primeiras etapas do campeonato, já que a equipe pretende trabalhar forte no desenvolvimento do modelo.

Chefe de equipe, Alessandro Alunni Bravi comentou sobre o lançamento do novo C44. “Testemunhar o lançamento de um carro novo é sempre um momento especial, ainda mais quando marca o início de uma nova era, a da Stake F1 Team. Temos uma nova identidade e estamos entusiasmados com tudo o que planejamos, dentro e fora da pista. Hoje, porém, o que importa é o C44 e seu potencial. Estamos confiantes neste carro e na nossa equipe. Não falaremos de metas específicas, porque é sempre difícil nos comprometermos com números, mas nossos objetivos são claros - melhorar o desempenho do nosso carro e do nosso pacote”, diz Alessandro.

O C44 fará o seu primeiro teste de pista na sexta-feira, durante um shakedown em Barcelona, antes de seguir viagem para o Bahrein, quando serão realizados três dias de testes (21 a 23 de fevereiro), marcando o início da pré-temporada. Mas só no Grande Prémio da semana seguinte, em 29 de fevereiro, também em Sakhir, saberemos o quão bom é o C44: por enquanto, sabemos que já lidera a classificação de carro mais ousado, agressivo e provocante que existe.

Leia também...
18.12.2024

Dona de trajetória de sucesso no kartismo e com crescimento surpreendente em seu primeiro ano no automobilismo na Turismo Nacional, equipe dá novo passo com operação na mais importante categoria do esporte a motor nacional

17.12.2024

Fornecedora oficial de freios da Stock Car esteve presente em todas as provas da temporada e agora projeta foco total nos últimos testes para o carro novo da categoria

15.12.2024

Piloto completa última corrida da temporada com um 16º lugar no Autódromo de Interlagos, em São Paulo

14.12.2024

Piloto da Pole Motorsport busca fazer estratégia contrária de pneus em relação aos adversários, mas vê chuva impedir resultado positivo