Capa

Paulista Digital - Diversos

Atual campeão da Stock Car, Gabriel Casagrande elogia novo formato das provas em 2024

Piloto da AMattheis Vogel analisou as mudanças no regulamento da Stock Car e vai em busca do tricampeonato na temporada 2024

15.02.2024  |  1.016 visualizações

Bicampeão da Stock Car e atual detentor do título, Gabriel Casagrande viu de forma positiva as mudanças anunciadas hoje para o regulamento desportivo da Stock Car 2024.

O piloto da equipe AMattheis Vogel elogiou a maioria das alterações do formato do qualy e das corridas. A principal categoria do automobilismo nacional passará a ter uma prova sprint de 30 minutos no sábado e uma corrida longa de 50 minutos no domingo.

“Eu gostei de várias alterações: tempo de corrida, novo formato das provas e também as mudanças do classificatório. As corridas vão dar mais destaque para o piloto que tiver melhor performance, isso é positivo, evitando que a vitória na corrida 2 ficasse com quem praticamente descartou a prova 1. O qualy agora traz mais possibilidades de passar de uma fase para a outra e isso também foi positivo”, diz Casagrande.

Apesar de destacar a maioria das alterações positivas, o atual campeão lamentou a continuação do lastro de sucesso, que pune os seis melhores colocados do campeonato com peso extra para a etapa seguinte.

“A continuação do lastro de sucesso é uma forma artificial de equilibrar a categoria, então foi uma pena que eles mantiveram isso. De qualquer forma, nós estamos acostumados com isso, conseguimos conquistar o título mesmo com esta regra e vamos fazer o nosso melhor para sempre estarmos com ele, sendo assim um sinal de que estamos bem no campeonato”, completa Casagrande, que foi campeão em 2021 e em 2023 com o carro da AMattheis Vogel.

A temporada 2024 da Stock Car começará nos dias 2 e 3 de março no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO).

Confira abaixo as principais novidades da Stock Car 2024:

12 eventos em rodada dupla. Total de 24 corridas por ano

● Corrida Sprint (sábado)
30 minutos
Pit stop: troca de obrigatória de pelo menos um pneu

● Corrida Principal (domingo)
50 minutos
Pit stop: troca de obrigatória de pelo menos dois pneus

● Classificatório
Q1: 2 grupos de 16 carros
Q2: 1 grupo de 20 carros
Q3: 1 grupo de 8 carros

● Grid
Sprint: inversão dos 12 primeiros no classificatório
Principal: formação original do classificatório

● Fan Push
Mais acionamentos por corrida
Períodos mais curtos de potência extra

● Descartes
Duas provas, ao invés de quatro, como em 2023


Stock Car Pro Series, temporada 2024, calendário:
Etapa / Data / Local
1ª - 03/03 – Goiânia (GO)
2ª - 24/03 – Velocitta (SP)
3ª - 21/04 – Interlagos (SP)
4ª - 19/05 – Cascavel (PR)
5ª - 30/06 – Velocitta (SP)
6ª - 28/07 – Goiânia (GO)
7ª - 18/08 – Belo Horizonte (MG) *
8ª - 08/09 – Santa Cruz do Sul (RS) *
9ª - 06/10 – Argentina
10ª - 27/10 – Velopark (RS)/Uruguai
11ª - 24/11 – Brasília (DF)
12ª - 15/12 – Interlagos (SP)

Leia também...
24.11.2024

Piloto da AMattheis Vogel vai para a decisão do campeonato, em Interlagos, na ponta da classificação, e disputará a final da principal categoria do esporte a motor nacional pelo quinto ano seguido

23.11.2024

Atual campeão completa Sprint com a 12ª colocação e mantém objetivo de somar pontos para alcançar decisão do título com chances reais de tricampeonato

22.11.2024

Atual campeão faz melhor volta do dia no último dos dois treinos no Autódromo Internacional Ayrton Senna e destaca bom início de final de semana mesmo com peso extra no carro

18.11.2024

Atual campeão da categoria, Casagrande tem 24 pontos de vantagem para o vice-líder, restando as rodadas duplas de Goiânia e Interlagos para o final da temporada