Capa

Ayrton Senna

GP da Austrália faz homenagem a Ayrton Senna

Um helicóptero com as cores do icônico capacete usado por Senna sobrevoou o entorno do Circuito de Albert Park.

24.03.2024  |  676 visualizações

O domingo de Fórmula 1 em Melbourne foi marcado por homenagens ao tricampeão Ayrton Senna. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) promoveu uma surpresa para o público que acompanhou a corrida no país em que Ayrton Senna fez história.

Um helicóptero com as cores do icônico capacete usado por Senna sobrevoou o entorno do Circuito de Albert Park. Após o “Drivers Parade”, tradicional desfile dos pilotos em carro aberto antes da formação do grid, a aeronave surgiu no céu e percorreu o traçado da pista.

A homenagem é a primeira da temporada feita pela Fórmula 1 para celebrar os 30 anos de legado de Ayrton Senna, em 2024. Confira o vídeo aqui

Senna na Austrália:

A carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1 tem na Austrália capítulos marcantes. Em 1993, o piloto conquistou sua 41ª e última vitória na Fórmula 1 no GP realizado em Adelaide. Pilotando a McLaren, Senna venceu o piloto francês Alain Prost em uma performance inesquecível, conquistando a pole position e liderando a prova praticamente do início ao fim.

A última vitória de Senna marcou também a despedida do rival Alain Prost das pistas. Antes da aposentadoria, durante as celebrações do pódio, em um gesto exemplar de respeito e espírito esportivo, Senna convidou Prost para subir o degrau mais alto ao seu lado.

Outro fato marcante daquele fim de semana aconteceu após a prova. Senna esteve presente em um show da cantora Tina Turner, que se apresentava na cidade, e dedicou ao tricampeão a música “Simply the Best”.

Outro GP memorável na Austrália aconteceu em 1991, também no circuito de Adelaide. Já com título da temporada nas mãos, Senna cravou a pole e segurou a liderança debaixo de muita chuva. Após 16 voltas e muitos acidentes, a prova foi interrompida, sendo considerada a corrida mais curta da Fórmula 1 por muitos anos.

Em toda a carreira, Senna soma 2 vitórias em GPs e é recordista de poles no antigo circuito de rua de Adelaide, com voltas mais rápidas em 1985 (estreia do circuito), 1988, 1989, 1990, 1991 e 1993.

Leia também...
27.03.2024

Esculturas produzidas por Lalalli Senna, artista multiplataforma e sobrinha do tricampeão mundial de F1, estarão expostas a partir desta semana na sede da McLaren São Paulo

06.11.2023

Artista multiplataforma realizou a intervenção do acabamento das esculturas de Ayrton Senna no Autódromo de Interlagos

01.11.2023

Obras colecionáveis da "Nosso Senna Collection" produzidas pela artista Lalalli Senna remetem ao busto monumental de Ayrton Senna em Interlagos; peças serão exclusivas e numeradas, destacando feitos especiais da carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1

30.10.2023

Evento de lançamento no kartódromo Speedland, em SP, contou com a presença da irmã do piloto, Viviane Senna, e do CEO e Presidente ASICS Corporation Yasuhito Hirota