O roteiro de voltar a competir em Interlagos, palco da conquista do seu bicampeonato na Stock Car em dezembro de 2023, parecia perfeito para Gabriel Casagrande, mas um comunicado oficial da categoria fez com o que o piloto lamentasse o fato dele precisar carregar 30 kg de lastro ao invés dos 15 kg previstos para o quarto colocado da competição.
O fato é que Casagrande volta a ser líder do campeonato, já que o regulamento desportivo da Stock Car prevê que a pontuação oficial de uma etapa somente possa ser oficializada após a realização das duas corridas do final de semana. Por conta disso, a prova 1 realizada no Velocitta, em março, somente entrará no sistema de pontuação em junho, quando a corrida 2, cancelada pela chuva, for realizada em Mogi Guaçu (SP).
“Na minha visão, a etapa do Velocitta foi realizada, uma das corridas foi computada, o grid de largada da corrida 2 está definido, e agora vamos para a pista onde o lastro mais influencia carregando o peso a mais como se estivéssemos liderando, mas sabendo que não estamos. Então, a situação provocou um cenário injusto sim para nós, porque não estamos nesta posição real de liderança e teremos apenas a penalização provocada por este cenário artificial”, diz Casagrande.
Como Casagrande liderava a Stock Car após a primeira rodada dupla em Goiânia, com 111 pontos, o piloto da AMattheis Vogel também precisará carregar 30 kg de lastro quando a corrida suspensa do Velocitta for realizada.
“A real situação é que o líder do campeonato (Felipe Massa) vai pra etapa de Interlagos com 5 kg de lastro e o quarto do campeonato (Casagrande) vai com 30 kg de lastro. E lamento que eles só tenham descoberto isso na semana da corrida de Interlagos, mostrando que nem a organização tinha conhecimento desta situação”, explica Casagrande.
As atividades da Stock Car em Interlagos serão realizadas a partir desta sexta-feira com os primeiros treinos. O sábado terá a classificação às 10h da manhã, enquanto a primeira corrida está prevista para o mesmo dia às 15h. A segunda prova, no domingo, ocorre às 12h30, com transmissão ao vivo da Band, SporTV, BandSports e também no YouTube.
Classificação do campeonato após a etapa de Goiânia (top-10):
1º - Gabriel Casagrande, 111 pontos
2º - Julio Campos, 105
3º - Felipe Baptista, 94
4º - Lucas Foresti, 91
5º - Bruno Baptista, 87
6º - Felipe Massa, 82
7º - Rubens Barrichello, 82
8º - Rafael Suzuki, 80
9º - Guilherme Salas, 65
10º - Enzo Elias, 58
Piloto da AMattheis Vogel vai para a decisão do campeonato, em Interlagos, na ponta da classificação, e disputará a final da principal categoria do esporte a motor nacional pelo quinto ano seguido
Atual campeão completa Sprint com a 12ª colocação e mantém objetivo de somar pontos para alcançar decisão do título com chances reais de tricampeonato
Atual campeão faz melhor volta do dia no último dos dois treinos no Autódromo Internacional Ayrton Senna e destaca bom início de final de semana mesmo com peso extra no carro
Atual campeão da categoria, Casagrande tem 24 pontos de vantagem para o vice-líder, restando as rodadas duplas de Goiânia e Interlagos para o final da temporada