A TOYOTA GAZOO Racing entra em território inédito para a disputa da segunda etapa da temporada 2024 do Mundial de Endurance (WEC), nas 6 Horas de Ímola. Será a primeira vez em que a TOYOTA GAZOO Racing vai competir no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, de 4,909 km, localizado a 40 km de Bolonha, na região de Emilia-Romagna. A última vez que o circuito recebeu uma prova do Mundial de Endurance foi há 40 anos.
“Estou com uma grande expectativa para correr novamente em Ímola e voltar ao volante do GR010 HYBRID. Corri bastante na Itália quando era um jovem piloto, por isso conheço bem a pista e ganhei corridas lá também. Será um desafio vencer este final de semana numa pista nova para o nosso carro”, diz Kamui Kobayashi, que é chefe de equipe e piloto do carro 7.
A TOYOTA GAZOO Racing é a atual vice-líder do Campeonato Mundial de Construtores e está determinada a voltar a brigar pelo pódio em Ímola, prova que substitui Monza, já que o outro circuito italiano passa por reformas.
A desclassificação de um competidor após a bandeira quadriculada no Catar elevou Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries ao quinto lugar do campeonato com o GR010 HYBRID #7, enquanto os atuais campeões mundiais Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa ficaram em oitavo.
“É interessante descobrir uma nova pista num hypercar. Fiz um teste de Fórmula 1 em Ímola há mais de 10 anos, mas a minha única experiência recente foi me preparar para este final de semana no simulador em Colônia (Alemanha)”, diz Sébastien Buemi, piloto do carro 8.
Imola se tornou um dos circuitos mais reconhecidos do automobilismo após a sua abertura em 1953. Recebeu três vezes corridas do Mundial de Endurance, a mais recente em 1984, quando Hans-Joachim Stuck e Stefan Bellof venceram os 1000 km de Ímola.
Após essa ausência de 40 anos, Ímola sediará uma batalha feroz entre 19 hipercarros, contando com competidores da Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Isotta Fraschini, Lamborghini, Peugeot e Porsche pela vitória da segunda entre as oito corridas do WEC 2024.
Embora Ímola seja uma pista nova para a equipe, a maioria dos pilotos já competiram por lá antes. Hirakawa é o vencedor mais recente, tendo triunfado numa corrida da European Le Mans Series (ELMS) em 2016.
“Ímola é outra pista nova para aprender com o nosso GR010 HYBRID, mas testei um carro de Fórmula 1 lá no mês passado e corri com um LMP2 no ELMS há alguns anos, por isso estou bastante familiarizado com o traçado”, diz Ryo Hirakawa, piloto do carro 8.
Kobayashi e De Vries venceram corridas de fórmula em categorias de base, no início das suas carreiras. Nem Buemi e nem Conway correram anteriormente em Ímola, enquanto Hartley fez apenas uma prova no ELMS em 2013.
A programação para as 6 Horas de Ímola será iniciada nesta sexta-feira com duas sessões de treinos livres de 90 minutos. A classificação dos Hypercars acontece a partir das 10h25 da manhã de sábado e a largada para a prova será a partir das 8h da manhã no domingo.
Atual campeão parte para a disputa do título de corridas Sprint na terceira posição do campeonato, 13 pontos atrás do líder
Dupla da Ipiranga Racing brilha no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Camilo segura adversário após parada dos boxes, e Ramos toma segundo lugar na linha de chegada
Melhor rookie da temporada busca se colocar entre os 12 melhores da classificação deste sábado para lutar por bons resultados nas duas corridas do final de semana
TGR aparece na segunda posição entre as equipes e mira "etapa perfeita" para sair com o título do Mundial de Rally