Capa

Toyota

WEC: na chuva, TOYOTA GAZOO Racing vence em Ímola com Conway, Kobayashi e De Vries

Trio acerta estratégia após início de chuva, segura rivais e vence pela primeira vez no ano. Buemi, Hirakawa e Hartley completam corrida com o quinto lugar

22.04.2024  |  860 visualizações

Atual pentacampeã do WEC, a TOYOTA GAZOO Racing venceu nesse domingo as 6 Horas de Ímola, segunda etapa da temporada 2024.

Em uma prova marcada pelo drama provocado pela chuva e a incerteza de que tipo de pneu usar, o trio formado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries levou a melhor no circuito Enzo e Dino Ferrari, na Itália, com uma margem de apenas sete segundos em relação aos segundos colocados, após largarem do sexto lugar.

A prova contou com dois momentos decisivos: o primeiro, há duas horas para o final, quando a chuva atingiu o circuito. Assim como outras equipes, a TOYOTA GAZOO Racing optou por trocar os pneus, enquanto um time seguiu na pista, perdendo tempo. Nas voltas finais, já na liderança, o Toyota número 7 resistiu a pressão de um adversário para levar a primeira vitória na temporada 2024 do WEC.

“Foi uma corrida difícil e vencer aqui é fenomenal. Mike e Nyck fizeram um trabalho fantástico para colocar o carro na disputa antes de eu assumir a pilotagem. Eu era líder com pneus slick na chuva. Decidimos trocar os pneus e aumentar a diferença, depois mantivemos um bom ritmo. Não tínhamos certeza sobre o combustível, então economizamos e dei tudo de mim. A equipe fez um grande esforço em termos de estratégia e isso nos deu a chance de lutar pela vitória”, disse Kamui Kobayashi, piloto e chefe da equipe TOYOTA GAZOO Racing no WEC.

"Foi muito tenso até o final. Kamui fez um ótimo trabalho no final para se manter na frente enquanto economizava energia. Nyck também fez um ótimo stint. Na largada, não tive problemas e tentei seguir em frente. A equipe fez um ótimo trabalho nos boxes e a estratégia não poderia ter sido melhor”, comentou Conway.

“É ótimo voltar ao degrau mais alto do pódio. É bom compartilhar isso com meus companheiros de equipe. Estou muito feliz e orgulhoso por dividir o carro com Kamui e Mike, por isso quero agradecer a eles e a toda a equipe pelo excelente trabalho”, disse De Vries.

Além da vitória com o trio que conduz o Toyota GR010 Hybrid número 7, o outro trio da equipe, formado pelos atuais campeões mundiais Sébastien Buemi, Ryo Hirakawa e Brendon Hartley completou a prova na quinta posição.

Após a disputa das 6 Horas de Ímola, Conway, Kobayashi e De Vries avançaram a vice-liderança do campeonato com 40 pontos, 16 distantes dos líderes. Hartley, Hirakawa e Buemi são os sétimos colocados, somando 16 pontos.

O WEC retoma a temporada 2024 no dia 11 de maio, com a disputa das 6 Horas de Spa-Francorchamps.

Leia também...
15.09.2025

Vitória de Sébastien Ogier faz a TGR alcançar o primeiro lugar pela 103ª vez no mais importante campeonato de rali de velocidade do mundo

09.09.2025

Fabricante tem cem pontos de vantagem no Mundial de Construtores e domina top-3 entre os pilotos. Rally do Chile ocorre entre quinta-feira e domingo

08.09.2025

Trio de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa completa Lone Star Le Mans com a nona posição em prova caótica no Circuito das Américas

07.09.2025

Um dia após a vitória de Arthur Gama, TGR vê Thiago Camilo completar etapa no Autódromo Zilmar Beux com a quinta colocação