A TOYOTA GAZOO Racing celebrou a vitória nas 6 Horas de São Paulo neste domingo (14), no Autódromo de Interlagos. O trio do Toyota GR 010 Hybrid número 8, formado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, tomou a liderança da prova na terceira hora de disputa na capital paulista, e abriu vantagem em relação aos adversários para garantir a vitória, a segunda da fabricante no Brasil pelo Mundial de Endurance.
O trio mostrou velocidade desde o sábado, e garantiu a segunda posição no grid de largada. O time do numeral 8 assumiu a ponta após o outro carro da TOYOTA GAZOO Racing, que contou com Nyck de Vries, Mike Conway e Kamui Kobayashi, precisou fazer uma parada não programada nos boxes, deixando a liderança da disputa.
“Tivemos um final de semana excelente, tanto na classificação quanto na corrida. É nosso primeiro pódio no ano, logo com uma vitória. Estamos tristes pelo carro número 7, pois estavam muito rápidos durante o final de semana todo, mas eles conseguiram o quarto lugar. Estamos felizes por maximizar o resultado. Sempre nos preocupamos com os pneus. Alguns carros foram mais rápidos em alguns momentos, mas vencemos a corrida”, disse Sébastien Buemi, que fechou a disputa em Interlagos.
Responsável por iniciar a disputa da prova em Interlagos neste domingo, Brendon Hartley destacou que a administração dos pneus foi um dos desafios enfrentados ao longo da prova.
“Na largada, optei por frear mais tarde e passei reto, evitando qualquer incidente com Mike (Conway). A gestão do carro foi muito difícil, então optamos por fazer um stint duplo. O carro número 7 estava voando no começo da corrida”, comentou Hartley, logo após a disputa da prova na capital paulista.
O carro de De Vries, Conway e Kobayashi largou da pole position, e fez uma corrida de recuperação. Depois de ficar uma volta atrás, o trio do Toyota número 7 mostrou um ritmo rápido para avançar no pelotão e completar a maratona de seis horas de disputa com a quarta colocação, pouco mais de um minuto distante dos companheiros de TOYOTA GAZOO Racing e vencedores da corrida.
“A gente tinha um carro muito forte durante todo o dia, eu errei na bandeira amarela, tive que cumprir uma punição, mas conseguimos voltar ao topo. Porém, no final do meu stint, perdi potência, então o time tentou consertar. Mas aí perdemos muitas posições no pit stop. Depois conseguimos uma ótima prova de recuperação para garantir um quarto lugar”, disse Mike Conway.
A próxima etapa do WEC será a Lone Star Le Mans, corrida marcada para o Circuito das Américas, em Austin, nos Estados Unidos, no dia 1º de setembro.
Melhor rookie da temporada busca se colocar entre os 12 melhores da classificação deste sábado para lutar por bons resultados nas duas corridas do final de semana
TGR aparece na segunda posição entre as equipes e mira "etapa perfeita" para sair com o título do Mundial de Rally
Catarinense é o atual campeão e chega para decisão da "TN" na vice-liderança, mas próximo do primeiro colocado na classificação
Piloto gaúcho vem de um quarto lugar conquistado na etapa do Uruguai e agora acelera em Goiânia pela terceira vez em 2024