Segundo colocado na temporada 2024 da Turismo Nacional no campeonato Sprint, Juninho Berlanda vai correr no Autódromo Velocitta pela primeira vez com o carro da categoria neste final de semana. A etapa em Mogi Guaçu (SP) marca o início da segunda metade da temporada e o piloto da TOYOTA GAZOO Racing espera poder conquistar bons resultados para seguir sonhando com o título e a vaga na Stock Series em 2025.
“Eu acredito que o Velocitta vai ser uma pista bem desafiadora. Eu andei nela apenas uma vez, quando eu corri em 2017 na Sprint Race, ano em que fui bicampeão da categoria. A Turismo Nacional nunca andou lá. E agora vamos para a segunda metade do campeonato, então daqui para frente eu acho que começa a separar quem tem chance do título e quem não tem. É a hora da gente colocar nossa experiência, não só minha mas também da equipe, em prática e tentar fazer a diferença”, diz Berlanda, que acelera o Yaris número 17 nas cores da TOYOTA GAZOO Racing.
Berlanda é tricampeão da Turismo Nacional e na temporada 2024 soma 245 pontos, sendo 31 atrás do líder da competição. Como cada etapa tem a disputa de seis corridas, há muito campeonato ainda pela frente. Sobre as referências do Velocitta, o piloto catarinense admitiu que fez uma preparação no simulador e também focou no trabalho físico.
“A preparação está sendo intensa no simulador, tentando pegar cada detalhe da pista. Obviamente tem essa diferença do virtual e do real, mas eu acho que tendo constância você lembra de cada parte da pista. Além disso, a preparação física é também é muito importante porque o Velocitta tem a fama de fazer muito calor. Eu sei que a maioria dos meus concorrentes já andaram lá e a gente vai um pouco no ‘escuro’ em relação ao acerto do carro devido a nossa categoria nunca ter andado, mas vamos tentar logo no primeiro treino fazer um belo trabalho. Vai ser uma evolução a cada treino e gente pode ter a chance de disputa a pole position”, afirma Berlanda.
As atividades da TN no Velocitta serão iniciadas com treinos na sexta-feira, dia em que também será realizado o classificatório. A categoria prevê a disputa de quatro corridas no sábado e mais duas provas no domingo.
TGR aparece na segunda posição entre as equipes e mira "etapa perfeita" para sair com o título do Mundial de Rally
Catarinense é o atual campeão e chega para decisão da "TN" na vice-liderança, mas próximo do primeiro colocado na classificação
Piloto gaúcho vem de um quarto lugar conquistado na etapa do Uruguai e agora acelera em Goiânia pela terceira vez em 2024
Após conquista do sexto título mundial de construtores, fabricante segue com os mesmos trios em seus carros para o campeonato que será aberto em fevereiro do ano que vem