Atual pentacampeã do WEC, a TOYOTA GAZOO Racing (TGR) assumiu a liderança do Mundial de Construtores após a realização da Lone Star Le Mans neste domingo (1º), no Circuito das Américas, na cidade americana de Austin. A fabricante foi ao pódio com o segundo lugar do GR010 HYBRID número 7, carro pilotado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries.
Os três pilotos lutaram pela prova com um desempenho praticamente perfeito e pareciam prontos para alcançar a vitória. No entanto, uma penalidade tardia por um incidente de bandeira amarela — em que os dados da equipe indicam que foi repetida por seus concorrentes diretos que ficaram impunes — mudou o resultado da corrida e deixou o GR010 HYBRID número 7 em segundo.
“A equipe fez um trabalho perfeito e se esforçou muito. Fizemos tudo o que podíamos em termos de pilotagem, estratégia e pit-stops, o que nos colocou em posição de vencer. Mas a penalidade foi lamentável e uma grande surpresa para mim, para ser honesto. Receber uma penalidade de drive-through por isso é um pouco surpreendente, mas é assim que é. A corrida foi bem divertida, e eu gostei de correr aqui em Austin, é uma ótima pista”, disse Kobayashi, chefe de equipe e piloto do carro 7.
A equipe se recuperou de uma classificação difícil maximizando o desempenho de seus GR010 HYBRIDs e implementando uma estratégia inteligente de pneus — combinada com um ritmo forte, pit-stops rápidos e um esforço de equipe unido — para lutar pela vitória.
“No início não sentíamos que tínhamos chance de vencer, mas conforme a corrida evoluiu nós mostramos um ritmo forte. Em cada stint parecíamos estar melhores, controlando o desgaste de pneus e tendo consistência. Acabamos brigando e achamos que iríamos vencer, mas infelizmente a penalidade acabou com nossa chance, embora Kamui tenha lutado até o fim. Foi um ótimo trabalho de todos, dos engenheiros, da equipe do box e dos meus companheiros de equipe”, disse Conway.
Vencedores da etapa anterior em Interlagos e atuais campeões mundiais, Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa vinham com ritmo para terminar entre os seis primeiros com o GR010 HYBRID número 8. Após também mostrarem um desempenho forte, o trio sofreu um acidente na quinta hora de corrida e eles terminaram na 15ª colocação.
“Gostaria de me desculpar com a equipe pelo contato que tive com o Porsche. Foi minha culpa e lamento porque, obviamente, isso efetivamente encerrou nossa corrida. Até então, a equipe tinha feito um trabalho fantástico para nos ajudar a nos recuperar de uma largada em 12º. Parabéns ao carro 7 pela ótima performance”, disse Buemi.
A TOYOTA GAZOO Racing assumiu a liderança do Campeonato Mundial de Fabricantes com 11 pontos de vantagem para a segunda colocada e agora segue a preparação para sua corrida em casa, as 6 Horas de Fuji, penúltima etapa do campeonato. A corrida será realizada no dia 15 de setembro.
TGR aparece na segunda posição entre as equipes e mira "etapa perfeita" para sair com o título do Mundial de Rally
Catarinense é o atual campeão e chega para decisão da "TN" na vice-liderança, mas próximo do primeiro colocado na classificação
Piloto gaúcho vem de um quarto lugar conquistado na etapa do Uruguai e agora acelera em Goiânia pela terceira vez em 2024
Após conquista do sexto título mundial de construtores, fabricante segue com os mesmos trios em seus carros para o campeonato que será aberto em fevereiro do ano que vem