Capa

Toyota

WRC: TOYOTA GAZOO Racing vence Rally do Japão com Elfyn Evans e conquista quarto título consecutivo entre os construtores

Conquista veio de forma emocionante após Evans tomar a liderança no domingo, e ver Sébastien Ogier completar a prova com a segunda posição. É o oitavo título entre as equipes da fabricante japonesa no Mundial de Rally

25.11.2024  |  897 visualizações

A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) conquistou o título mundial de construtores do WRC ao garantir a dobradinha no Rally do Japão, corrida que encerrou a temporada 2024 do Mundial de Rally. A vitória de Elfyn Evans aliada ao segundo lugar de Sébastien Ogier fez com que a fabricante tomasse a liderança do campeonato na última etapa de 2024, garantindo o quarto título consecutivo entre as equipes, e o oitavo no mais importante campeonato de rali do mundo.

Evans e Ogier iniciaram o domingo na segunda e terceira posições do Rally do Japão, respectivamente. Porém, um incidente com o líder da prova alçou a dupla da Toyota para as primeiras colocações da etapa “de casa” da Toyota. Desta forma, a TGR entrou no Power Stage empatada na liderança. A vitória de Ogier no Power Stage, aliada ao terceiro lugar de Evans e o quarto lugar de Takamoto Katsuta deram o título para a fabricante japonesa.

A conquista é a oitava do TGR no WRC, repetindo os feitos de 1993, 1994, 1999, 2018, 2021, 2022 e 2023. Entre os pilotos, Evans completa a temporada 2024 com o vice-campeonato, enquanto Ogier ficou com a quarta colocação na tabela de pontos. Katsuta fecha a disputa em sexto, enquanto Kalle Rovanpera finalizou o campeonato em sétimo. Sami Pajari foi o décimo, mesmo com apenas três etapas disputadas.

“Nossa temporada foi uma montanha russa e sabíamos que, no Rally do Japão, tínhamos a chance de conquistar o título, mas as probabilidades não jogavam a nosso favor. Mas dissemos que lutaríamos até o final para ver o que aconteceria, e foi assim que conseguimos o título”, disse Jari-Matti Latvala, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.

“Tivemos três domingos ruins na segunda parte do ano, onde perdemos pontos no final dos ralis, e parecia que não havia mais esperança, mas continuamos, nos recuperamos e esse é um dia importante para nós. Isso mostra que você deve continuar lutando até o fim e não deve perder a esperança”, completou Latvala.

Para Pajari, o final de semana ainda rendeu o título do WRC2. Correndo com um GR Yaris Rally2 e tendo a companhia da navegadora Enni Mälkönen, o finlandês fechou o Rally do Japão com a segunda posição em sua categoria, garantindo o título mundial por três pontos ao final do campeonato. A conquista do WRC2 e a temporada da TGR foram celebradas por Akio Toyoda, Presidente da TOYOTA GAZOO Racing.

“’Nós odiamos perder’. Com esse lema, seguimos lutando até o final sem desistir. Gostaria de parabenizar sinceramente com todos os membros do TGR hoje. Parabéns a Jari-Matti, Elfyn, Seb, Taka, Kalle e a todos da equipe. Parabéns também a Sami e Enni. Parabéns também a Thierry Neuville pelo título de pilotos”, disse Toyoda.

“O WRC 2024 foi emocionante, pois lutamos uns com os outros até a última etapa, no dia final. Acredito que é importante para nós, fabricantes de carros asiáticos, mostrar aos fãs nossos carros nas estradas do leste da Ásia. Vamos continuar a incentivar o esporte a motor na Ásia juntos e vamos ter uma boa disputa no ano que vem”, completa Toyoda.

A temporada 2025 do WRC contará com 14 etapas, uma a mais em relação a este ano, e tem início entre os dias 23 e 26 de janeiro, com a disputa do tradicional Rally de Monte Carlo.

Leia também...
26.11.2024

Brasileiro partirá para segunda participação no rali mais importante do mundo com a equipe oficial da fabricante japonesa, e terá como navegador o espanhol Armand Monleon

24.11.2024

Piloto do Toyota Corolla número 81 batalha ao longo dos 50 minutos de corrida, termina em 17º e mira última etapa do campeonato, em Interlagos

23.11.2024

Atual campeão parte para a disputa do título de corridas Sprint na terceira posição do campeonato, 13 pontos atrás do líder

23.11.2024

Dupla da Ipiranga Racing brilha no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Camilo segura adversário após parada dos boxes, e Ramos toma segundo lugar na linha de chegada