A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) teve um resultado perfeito na disputa do Rally das Ilhas Canárias, quarta etapa da temporada 2025 do WRC, o Mundial de Rally. Com um desempenho dos mais fortes, o time viu Kalle Rovanpera sair com a vitória e liderar o 1-2-3-4 na classificação final da etapa que marcou o retorno do campeonato ao território espanhol.
O finlandês Rovanpera ganhou nada menos que 15 especiais disputadas na prova na região de Las Palmas, incluindo o Power Stage do domingo, se tornando o piloto TOYOTA GAZOO Racing com mais vitórias no WRC, 16 no total. A TGR ainda viu Sébastien Ogier e Elfyn Evans triunfarem em uma especial cada, garantindo à fabricante nada menos que 17 primeiros lugares nos 18 estágios da prova.
Com tal desempenho, Rovanpera terminou o Rally das Ilhas Canárias com uma vantagem de 53,5 segundos em relação a Ogier, o segundo colocado. Elfyn Evans, líder do campeonato, completou a prova em terceiro, enquanto Takamoto Katsuta completou a lista dos quatro primeiros colocados e a “quadra” da TOYOTA GAZOO Racing.
“Esse é o tipo de resultado que não acontece sempre e estamos muito felizes. Graças ao time, tudo ocorreu bem, desde os testes e o setup. Nosso carro funcionou perfeitamente na estrada. Foi muito bom ver a pilotagem de Kalle. Foi uma condução perfeita e ele dominou o final de semana”, disse Juha Kankkunen, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.
“O desempenho de Kalle não surpreende: quando ele encontra o ritmo, é realmente muito rápido. Mas todos pilotaram muito bem. Seb participou de duas provas no ano e venceu uma e foi segundo na outra. Elfyn segue com um trabalho muito bom e Taka pilotou bem. Ainda há muito campeonato pela frente, mas estou confiante no trabalho da equipe”, completou Kankkunen.
No Mundial de Pilotos, Elfyn Evans é o líder com 109 pontos, sendo seguido por Kalle Rovanpera, segundo com 66. Sébastien Ogier, com 58, é o quarto colocado, enquanto Takamoto Katsuta é o sétimo, com 39. Sami Pajari aparece com a oitava posição, somando 19 pontos. A TOYOTA GAZOO Racing também lidera o Mundial de Construtores, somando agora 208 pontos, contra 157 da segunda colocada.
O WRC terá prosseguimento entre 15 e 18 de maio, com a disputa do Rally de Portugal.
Fabricante tem cem pontos de vantagem no Mundial de Construtores e domina top-3 entre os pilotos. Rally do Chile ocorre entre quinta-feira e domingo
Trio de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa completa Lone Star Le Mans com a nona posição em prova caótica no Circuito das Américas
Um dia após a vitória de Arthur Gama, TGR vê Thiago Camilo completar etapa no Autódromo Zilmar Beux com a quinta colocação
Piloto do Toyota Corolla número 9 destaca triunfo obtido em Cascavel e mira bons desempenhos na sequência da temporada 2025