Diogo Moscato e Bia Figueiredo, pilotos do #TimeLubrax, abraçaram um compromisso que vai além da velocidade: o de dar visibilidade a uma causa urgente — o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Atendendo ao chamado da Vibra, os dois lideram uma mobilização especial durante a 3ª etapa da Copa Truck, marcada para o próximo domingo, dia 18, no Autódromo de Interlagos (SP), data em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação integra o Movimento Violência Sexual Zero, liderado pela Vibra ao lado de mais 150 empresas e organizações da sociedade civil, e será amplificada por meio da visibilidade da competição. A Vibra é a maior distribuidora de combustíveis e plataforma multienergia do país, com atuação em todo o território nacional.
Como forma de dar visibilidade ao tema, o caminhão do piloto Diogo Moscato, líder do campeonato na categoria Elite, terá uma identidade visual totalmente diferente dos demais: ele deixará de lado o verde de Lubrax e levará as mensagens de conscientização sobre o Movimento Violência Sexual Zero para a pista com uma plotagem majoritariamente branca.
“Estou muito orgulhoso de, junto com a Vibra, estarmos representando uma causa tão alarmante em nosso país. Não é apenas uma plotagem de uma única etapa, mas sim uma grande ação que eles vêm trabalhando e que tive o prazer de ser chamado para representá-la e mostrar algumas de suas mais alarmantes estatísticas”, afirma Moscato.
O selo do movimento também estará em destaque no caminhão de Bia Figueiredo que como mulher e mãe promete dar ainda mais voz ao assunto: “Para mim, como mulher e mãe, estou em um grupo que sente muito isso. Sei o tanto de abuso que meninas e meninos sofrem. É algo arrepiante e revoltante saber que a cada oito horas uma criança ou adolescente é vítima de violência sexual no Brasil. Isso me dá angústia”, afirma a pilota.
A ASG Motorsport, equipe de Bia, também participará da ação, envolvendo seus demais pilotos e exibindo vídeos informativos no circuito interno de transmissão da prova, diretamente de seu camarote. A Mais Brasil, promotora da Copa Truck, é outra que está engajada com a causa, incluindo vídeos em seu canal interno e distribuindo adesivos com o selo do movimento, incentivando outras equipes e pilotos a se unirem à campanha.
“Dentro da Copa Truck, a campanha é ainda mais importante, porque boa parte dos abusos acontecem nas estradas, com crianças em vulnerabilidade social e econômica. Isso tem que mudar e tem que partir dos motoristas, que precisam ter noção da responsabilidade deles. Como mulher e como mãe, tenho muito orgulho de carregar a marca da campanha, especialmente no dia 18 de maio, que é o dia nacional de conscientização para este assunto”, ressaltou Bia.
A ação faz parte de uma série de ativações da Vibra para ampliar o alcance do Movimento Violência Sexual Zero. Em 2024, a campanha impactou mais de 8 milhões de pessoas em todo o país. Em 2025, a expectativa é ampliar ainda mais essa mobilização, com foco em engajamento, informação e transformação social.
“Não podemos nos calar diante da violência que atinge milhares de crianças e adolescentes. Na Vibra, temos clareza do nosso papel como agentes de proteção. Por isso, colocamos a força da nossa capilaridade a serviço de uma causa tão necessária. Estar na Copa Truck, com toda sua visibilidade, é uma oportunidade estratégica para reforçar nosso compromisso com a proteção da infância e mobilizar toda a sociedade”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.
Integrada à agenda de causas sociais da empresa, a iniciativa consolida o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes como um dos pilares da estratégia ESG da Vibra. A campanha envolve todo o ecossistema da companhia — colaboradores, parceiros, rede de postos, transportadoras e clientes — em torno de uma causa urgente e de profunda relevância social.
Sobre o Movimento Violência Sexual Zero
Iniciativa que reúne empresas e organizações da sociedade civil, como o Grupo Mulheres do Brasil, Childhood Brasil, Instituto Liberta e Vibra. O objetivo é atuar em rede, promovendo informação qualificada, sensibilizando lideranças e estimulando práticas efetivas de proteção nos ambientes corporativos. Desde março, mais de 150 organizações e 550 postos de combustíveis já aderiram à iniciativa e estão preparando campanhas para este mês que devem impactar diretamente mais de 745 mil colaboradores e alcançando mais de 2,2 milhões de pessoas, o que reforça o papel transformador que o setor privado pode, e deve, exercer na proteção da infância e da adolescência. Empresas interessadas em fazer parte dessa mobilização nacional podem aderir ao Movimento clicando aqui.
Dados alarmantes:
A cada hora, oito crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil (Anuário Brasileiro de Segurança Pública – 2024), mas apenas 8,5% desses casos são denunciados (IPEA – 2023). Além disso, levantamento da Polícia Rodoviária Federal identificou mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias federais (Mapear 2023/2024).
Sobre a Vibra
Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. Nos últimos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização. Fazem parte do ecossistema da Vibra a Comerc, a Evolua e a EzVolt.
No mercado automotivo, a empresa detém a licença da marca Petrobras, formando uma rede com mais de 8 mil postos de combustíveis em todo o país, com franquias como BR Mania e Lubrax+. Presença em todas as regiões, a Vibra atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo, incluindo aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos. A Vibra possui a maior planta de lubrificantes da América Latina e é reconhecida pela marca Lubrax. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
Siga a Vibra nas redes sociais:
Instagram - @vibraenergiaoficial
LinkedIn - Vibra Energia
Youtube - Vibra Energia
Piloto brasileiro foi o segundo colocado rookie na etapa belga e é o vice-líder do campeonato
Brasileiro da Porthack Racing triunfou na corrida 2 disputada em San Juan Villicum e alcançou sua segunda vitória internacional
Piloto do Honda Civic da Porthack Racing estreou com vitória em Oberá e tenta repetir resultado na terceira etapa da temporada 2025
Em Navarra, piloto brasileiro da Campos Racing fechou a primeira prova com a quarta colocação dos rookies