Líder do campeonato da Fórmula 3, Rafael Câmara encara mais um desafio neste final de semana. A categoria vai até Mônaco para a disputa da quarta etapa do campeonato, no tradicional circuito montado nas ruas de Monte Carlo. O piloto da Trident e integrante do Ferrari Driver Academy vem de um terceiro lugar no último domingo, em Ímola, e busca, além de manter a ponta da tabela de pontos, se tornar mais um brasileiro a vencer no Principado.
Ao todo, seis brasileiros venceram corridas em Monte Carlo. Ayrton Senna venceu seis corridas no circuito monegasco, sempre na Fórmula 1, em 1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993. Bruno Junqueira triunfou na extinta Fórmula 3000, em 2000, enquanto Jaime Melo Júnior venceu na F-Renault Eurocup, em 2003. Bruno Senna ganhou pela GP2, em 2008, enquanto Cacá Bueno foi ao alto do pódio no Jaguar I-PACE eTrophy, em 2019. Já Felipe Drugovich venceu na Fórmula 2 em 2022.
Câmara vem em uma temporada dominante na F3. Além de duas vitórias em corridas principais, além do terceiro lugar em Ímola, o único brasileiro do grid liderou treinos livres e marcou todas as poles positions do ano. E a posição de honra pode ser vital em Mônaco, já que o circuito é conhecido pela dificuldade em se conseguir ultrapassagens.
“Eu acho que a gente tem que manter o nosso momento. O final de semana em Ímola foi positivo, com a liderança no treino livre, a pole position e bom ritmo nas duas corridas. Então, vamos seguir focados no básico, em fazer as coisas como elas devem ser feitas, e então poderemos brigar pela pole em Mônaco”, disse Rafael Câmara, que tem o patrocínio de Ambipar.
Com três etapas, Câmara lidera o campeonato da F3 somando 73 pontos, e tem 21 de vantagem em relação ao segundo colocado. O desempenho do brasileiro também ajuda a Trident a pontear com folga a tabela de classificação das equipes, somando 135 pontos, com uma diferença de 59 pontos em relação aos segundos colocados.
Diferente do que ocorre normalmente, a programação da F3 será aberta já na quinta-feira, com a realização do único treino livre do final de semana. A sexta-feira contará com a classificação que determinará o grid de largada das duas corridas. O sábado terá a corrida Sprint, às 5h45, enquanto o domingo terá a prova principal, às 3h. O BandSports mostra toda a programação.
Rafael Reis tem bons resultados no interior paranaense e mostra confiança para sequência do campeonato neste final de semana
Piloto do Hyundai número 100 tem atuação forte neste domingo e deixa capital paulista com duas vitórias na classe Elite
Piloto da Scuderia Chiarelli avança ao Top Qualifying, e espera lutar por pódio nas corridas deste domingo em São Paulo
Bia Figueiredo carregará o selo da campanha em seu caminhão; já Moscato terá uma arte exclusiva especialmente criada para a etapa que acontece no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescente