Capa

Paulista Digital - Diversos

F3: Rafael Câmara busca se tornar mais um brasileiro a vencer em Mônaco

Desde Ayrton Senna, em 1987, seis brasileiros venceram em Monte Carlo. Câmara lidera a F3 e marcou todas as poles positions da temporada

21.05.2025  |  492 visualizações

Líder do campeonato da Fórmula 3, Rafael Câmara encara mais um desafio neste final de semana. A categoria vai até Mônaco para a disputa da quarta etapa do campeonato, no tradicional circuito montado nas ruas de Monte Carlo. O piloto da Trident e integrante do Ferrari Driver Academy vem de um terceiro lugar no último domingo, em Ímola, e busca, além de manter a ponta da tabela de pontos, se tornar mais um brasileiro a vencer no Principado.

Ao todo, seis brasileiros venceram corridas em Monte Carlo. Ayrton Senna venceu seis corridas no circuito monegasco, sempre na Fórmula 1, em 1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993. Bruno Junqueira triunfou na extinta Fórmula 3000, em 2000, enquanto Jaime Melo Júnior venceu na F-Renault Eurocup, em 2003. Bruno Senna ganhou pela GP2, em 2008, enquanto Cacá Bueno foi ao alto do pódio no Jaguar I-PACE eTrophy, em 2019. Já Felipe Drugovich venceu na Fórmula 2 em 2022.

Câmara vem em uma temporada dominante na F3. Além de duas vitórias em corridas principais, além do terceiro lugar em Ímola, o único brasileiro do grid liderou treinos livres e marcou todas as poles positions do ano. E a posição de honra pode ser vital em Mônaco, já que o circuito é conhecido pela dificuldade em se conseguir ultrapassagens.

“Eu acho que a gente tem que manter o nosso momento. O final de semana em Ímola foi positivo, com a liderança no treino livre, a pole position e bom ritmo nas duas corridas. Então, vamos seguir focados no básico, em fazer as coisas como elas devem ser feitas, e então poderemos brigar pela pole em Mônaco”, disse Rafael Câmara, que tem o patrocínio de Ambipar.

Com três etapas, Câmara lidera o campeonato da F3 somando 73 pontos, e tem 21 de vantagem em relação ao segundo colocado. O desempenho do brasileiro também ajuda a Trident a pontear com folga a tabela de classificação das equipes, somando 135 pontos, com uma diferença de 59 pontos em relação aos segundos colocados.

Diferente do que ocorre normalmente, a programação da F3 será aberta já na quinta-feira, com a realização do único treino livre do final de semana. A sexta-feira contará com a classificação que determinará o grid de largada das duas corridas. O sábado terá a corrida Sprint, às 5h45, enquanto o domingo terá a prova principal, às 3h. O BandSports mostra toda a programação.

Leia também...
12.09.2025

Piloto da categoria Trophy exibe nova pintura do carro número 11 em treinos em Mogi Guaçu

10.09.2025

Piloto faz seu primeiro ano na categoria, mira melhorar desempenho para brigar por título na próxima temporada

10.09.2025

Brasileiro faz temporada de estreia em categorias de Turismo e aparece na terceira posição no campeonato de Rookies

08.09.2025

Vencedor da rookie e segundo geral no sábado, Reis voltou ao pódio no domingo como segundo melhor estreante