A TOYOTA GAZOO Racing revelou o GR LH2 Racing Concept, carro movido a hidrogênio líquido (LH2) para promover o desenvolvimento da tecnologia de hidrogênio no automobilismo. O modelo foi exibido pela primeira vez no circuito de La Sarthe, onde será realizada neste final de semana a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans.
Como parte dos esforços para produzir carros cada vez melhores, tendo o automobilismo como ponto de partida, e buscando alcançar uma sociedade neutra em carbono, a Toyota aprimorou suas tecnologias no ambiente de competições, incluindo o Super Taikyu, o Campeonato Japonês de Endurance. A Toyota também buscou expandir a produção, o transporte e o uso de hidrogênio em conjunto a parceiros dentro e fora do setor.
A Toyota assumiu o desafio do desenvolvimento de motores a hidrogênio no automobilismo, inicialmente através da classe Rookie Racing do Super Taikyu, com um Toyota Corolla com motor a hidrogênio, que usava hidrogênio gasoso, até a introdução de um carro movido a hidrogênio líquido a partir de 2023. O potencial de motores a hidrogênio no rali foi demonstrado em 2022, quando o GR Yaris H2 completou provas de demonstração no Ypres Rally, uma etapa do Mundial de Rally da FIA.
Em 2023, o Corolla com motor a hidrogênio completou uma demonstração em La Sarhte, enquanto o carro conceito com motor a hidrogênio, o GR H2 Racing Concept, foi apresentado para antecipar uma possível nova categoria de carros movidos com este combustível em Le Mans. Desde então, o desenvolvimento desta tecnologia se intensificou, alcançando um novo marco com o lançamento do GR LH2 Racing Concept.
O modelo é baseado no GR010 HYBRID Hypercar, que disputa o WEC. Através de testes em pista, o GR LH2 Racing Concept apoiará o desenvolvimento contínuo da tecnologia e infraestrutura de hidrogênio da Toyota, além de ajudar a construir relacionamentos para expandir as possibilidades do hidrogênio através do automobilismo.
A apresentação do GR LH2 Racing Concept completa uma celebração do passado, presente e futuro que marca o 40º aniversário da primeira participação da TOYOTA GAZOO Racing em Le Mans, após uma combinação de designs nos layouts dos carros. O GR010 HYBRID número 7, de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, conta com uma pintura vermelha e branca em homenagem ao TS020, que correu a prova em 1998. O carro número 8, de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa possui uma pintura preta fosca com o logotipo da GR.
Francês garante sexto triunfo da TGR em seis etapas em disputa que durou até o final da competição italiana do Mundial de Rally
JP de Oliveira garante top-10 com a nona posição na corrida que fechou a terceira etapa da temporada 2025
Dupla gaúcha garante segundo e terceiro lugares na corrida que abriu a rodada dupla da casa. Domingo contará com a disputa da prova principal
Piloto do Toyota Corolla Cross número 7 parte da segunda posição na corrida mais curta do final de semana no Rio Grande do Sul