Capa

Toyota

TOYOTA GAZOO Racing termina em sexto em Le Mans e foca nas 6 Horas de São Paulo

Trio formado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries ganhou dez posições para fechar na sexta colocação

16.06.2025  |  591 visualizações

No 40º aniversário da primeira participação da Toyota nas 24 Horas de Le Mans, a equipe protagonizou uma forte luta com os rivais por uma estratégia eficaz, pilotagem precisa e espírito de luta, mas os sonhos da TOYOTA GAZOO Racing em voltar a vencer foram adiados, após o time finalizar sua participação na 93ª edição da prova na sexta e 16ª posições com os carros 7 e 8, respectivamente.

Um público de 332.000 pessoas na semana da corrida testemunhou um grid de 21 hipercarros – representando oito fabricantes – batalhando pelo triunfo. A TOYOTA GAZOO Racing buscava sua sexta vitória em La Sarthe.

Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries superaram bravamente os danos da primeira volta para se recuperar da classificação. Eles ganharam 10 posições e terminaram em sexto lugar, conquistado com muito esforço, no GR010 Hybrid número 7.

“Antes de mais nada, quero compartilhar minha imensa gratidão a todos – fãs, parceiros e colegas da Toyota – que nos apoiaram em nossa jornada em Le Mans este ano e que nos deram a oportunidade de desafiar aqui novamente. Sabíamos que seria uma corrida difícil, e foi realmente muito difícil. Tentamos aproveitar todas as oportunidades para vencer, mas não conseguimos desta vez. Voltaremos a Le Mans mais fortes no próximo ano e com uma mentalidade diferente”, diz Kamui Kobayashi, piloto do carro 7 e também chefe de equipe.

Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa lideraram a corrida em determinado momento e lutavam por uma vaga entre os quatro primeiros quando um problema mecânico custou mais de 20 minutos e tirou o GR010 Hybrid número 8 da disputa. Eles acabaram terminando em 16º.

A corrida começou movimentada, e ambos os GR010 Hybrids ganharam posições durante as primeiras horas para avançar. Enquanto a equipe do número 8 lutava para chegar aos seis primeiros, o 7 sofreu danos na carroceria na primeira volta e, posteriormente, recebeu uma penalidade de 50 segundos por um stop and go por excesso de velocidade no pit lane.

O carro 8 lutou pela disputa do pódio graças ao ritmo forte com pneus macios durante à noite, antes de um safety car na metade da prova criar novas oportunidades ao juntar o grid. O trio assumiu a liderança à medida que a volta 200 se aproximava, enquanto o carro 7 diminuiu a desvantagem e subiu para o top-10.

Com quatro horas restantes, o desafio do carro 8 chegou ao fim quando um componente quebrado causou o desprendimento da roda dianteira esquerda. Após retornar aos boxes com três rodas, os mecânicos trabalharam juntos rapidamente para substituir o conjunto dianteiro esquerdo. Hirakawa retornou à pista em 19º, tendo perdido sete voltas. O número 7 não parou de pressionar os adversários e o ritmo de Kamui seguia forte até que uma penalidade de drive through no final pôs fim a essa investida.

A TOYOTA GAZOO Racing volta às pistas do WEC daqui quatro semanas e tentará voltar a vencer no dia 13 de julho durante as 6 Horas de São Paulo, em Interlagos, circuito onde conquistou o triunfo na temporada passada.

Leia também...
11.06.2025

Modelo foi exibido pela primeira vez nesta quarta-feira no circuito de La Sarthe, que recebe a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans neste final de semana

09.06.2025

Francês garante sexto triunfo da TGR em seis etapas em disputa que durou até o final da competição italiana do Mundial de Rally

08.06.2025

JP de Oliveira garante top-10 com a nona posição na corrida que fechou a terceira etapa da temporada 2025

07.06.2025

Dupla gaúcha garante segundo e terceiro lugares na corrida que abriu a rodada dupla da casa. Domingo contará com a disputa da prova principal