No 40º aniversário da primeira participação da Toyota nas 24 Horas de Le Mans, a equipe protagonizou uma forte luta com os rivais por uma estratégia eficaz, pilotagem precisa e espírito de luta, mas os sonhos da TOYOTA GAZOO Racing em voltar a vencer foram adiados, após o time finalizar sua participação na 93ª edição da prova na sexta e 16ª posições com os carros 7 e 8, respectivamente.
Um público de 332.000 pessoas na semana da corrida testemunhou um grid de 21 hipercarros – representando oito fabricantes – batalhando pelo triunfo. A TOYOTA GAZOO Racing buscava sua sexta vitória em La Sarthe.
Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries superaram bravamente os danos da primeira volta para se recuperar da classificação. Eles ganharam 10 posições e terminaram em sexto lugar, conquistado com muito esforço, no GR010 Hybrid número 7.
“Antes de mais nada, quero compartilhar minha imensa gratidão a todos – fãs, parceiros e colegas da Toyota – que nos apoiaram em nossa jornada em Le Mans este ano e que nos deram a oportunidade de desafiar aqui novamente. Sabíamos que seria uma corrida difícil, e foi realmente muito difícil. Tentamos aproveitar todas as oportunidades para vencer, mas não conseguimos desta vez. Voltaremos a Le Mans mais fortes no próximo ano e com uma mentalidade diferente”, diz Kamui Kobayashi, piloto do carro 7 e também chefe de equipe.
Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa lideraram a corrida em determinado momento e lutavam por uma vaga entre os quatro primeiros quando um problema mecânico custou mais de 20 minutos e tirou o GR010 Hybrid número 8 da disputa. Eles acabaram terminando em 16º.
A corrida começou movimentada, e ambos os GR010 Hybrids ganharam posições durante as primeiras horas para avançar. Enquanto a equipe do número 8 lutava para chegar aos seis primeiros, o 7 sofreu danos na carroceria na primeira volta e, posteriormente, recebeu uma penalidade de 50 segundos por um stop and go por excesso de velocidade no pit lane.
O carro 8 lutou pela disputa do pódio graças ao ritmo forte com pneus macios durante à noite, antes de um safety car na metade da prova criar novas oportunidades ao juntar o grid. O trio assumiu a liderança à medida que a volta 200 se aproximava, enquanto o carro 7 diminuiu a desvantagem e subiu para o top-10.
Com quatro horas restantes, o desafio do carro 8 chegou ao fim quando um componente quebrado causou o desprendimento da roda dianteira esquerda. Após retornar aos boxes com três rodas, os mecânicos trabalharam juntos rapidamente para substituir o conjunto dianteiro esquerdo. Hirakawa retornou à pista em 19º, tendo perdido sete voltas. O número 7 não parou de pressionar os adversários e o ritmo de Kamui seguia forte até que uma penalidade de drive through no final pôs fim a essa investida.
A TOYOTA GAZOO Racing volta às pistas do WEC daqui quatro semanas e tentará voltar a vencer no dia 13 de julho durante as 6 Horas de São Paulo, em Interlagos, circuito onde conquistou o triunfo na temporada passada.
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