A Lexus, marca de luxo da Toyota, venceu neste domingo (13) as 6 Horas de São Paulo, quinta etapa da temporada do WEC, disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), entre os competidores da classe LMGT3. O carro número 87, preparado pela Akkodis ASP e pilotado por José María López, Clement Schmid e Razvan Umbrarescu, tomou a liderança ainda na hora inicial, e seguiu para vencer a prova.
O time do Lexus se mostrou dominante as seis horas de corrida. O resultado foi celebrado pelos pilotos. O argentino López tem na etapa brasileira sua prova de casa. Já o austríaco e o romeno triunfaram pela primeira vez na mais importante competição de endurance do mundo.
“Tenho que agradecer aos meus companheiros e a todo o time, que tem feito um ótimo trabalho neste ano para conquistar um bom desempenho. Encontramos o ritmo no carro e finalmente estou aqui. É a minha corrida de casa, pois é próximo da Argentina, então é uma vitória muito especial para mim e para o time”, disse López, após a prova.
“A gente esteve próximo algumas vezes da vitória. Cometemos alguns erros durante a temporada, mas conseguimos fazer um trabalho maravilhoso durante o final de semana, principalmente na construção”, comentou Schimid, depois do encerramento da prova.
“Eu não posso acreditar no que a gente conseguiu. É um sonho que se torna realidade. Estou muito emocionado com esse resultado”, disse Umbrarescu, único romeno do grid do WEC.
Ainda na LMGT3, o outro Lexus da Akkodis ASP, pilotado por Finn Gehrsitz, Arnold Robin e Yuichi Nakayama completou a prova com a quinta colocação, depois de andar no pelotão da frente nas primeiras horas de disputa.
A TOYOTA GAZOO Racing também esteve na disputa nos Hypercars, e enfrentou uma prova desafiadora. Kamui Kobayashi, Mike Conway e Nyck de Vries fecharam a corrida na 14ª colocação, sendo seguidos por Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, que ficaram com a 15ª posição.
A próxima etapa da temporada será a Lone Star Le Mans, corrida marcada para o Circuito das Américas, nos Estados Unidos, em 7 de setembro.
Teste com o VF-23 está marcado para os dias 6 e 7 de agosto no autódromo de Fuji
Time completou as 6 Horas de São Paulo, quinta etapa do Mundial de Endurance, fora da zona de pontos
Ryo Hirakawa e Brendon Hartley partem da décima posição neste domingo. Na LMGT3, José María López e Finn Gehritz colocam Lexus do grid na segunda e terceira posições
Vice-presidente da TOYOTA GAZOO Racing, Kazuki Nakajima destacou o uso de hidrogênio líquido nos testes da fabricante e também a apresentação do GR LH2 Racing Concept em Le Mans