A TOYOTA GAZOO Racing enfrentou um final de semana desafiador no Autódromo de Interlagos, que recebeu as 6 Horas de São Paulo, quinta etapa da temporada 2025 do WEC. Em contraste com o domínio demonstrado em 2024, a fabricante enfrentou dificuldades desde o início dos treinos na etapa brasileira do principal campeonato de endurance do mundo.
Com o Toyota GR010 HYBRID número 7, o trio formado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries encerrou a disputa com a 14ª colocação após seis horas de corrida. Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, que não contaram com Sébastien Buemi neste final de semana por conta de compromissos do suíço, foram os 15º com o carro número 8.
A corrida começou no final da manhã com Hartley e Conway largando da décima e da 18ª posição, respectivamente. Usando um mix de pneus médios e duros, progredindo no início do stint, mas perdendo desempenho posteriormente. Assim, ambos fecharam a hora inicial fora do grupo dos dez melhores. Com pneus usados, o time voltou a avançar na segunda hora, pouco antes da troca de pilotos.
Com De Vries no comando do carro número 7 e Hirawaka no número 8, o time se valeu de pneus médios novos para registrar as melhores voltas na corrida próximo da metade da disputa. Apesar disso, o time seguia fora do grupo dos dez melhores, mesmo com os dois pilotos conseguindo ultrapassagens sobre alguns adversários.
Após o complemento da quarta hora, Kobayashi passou para a pilotagem do GR010 HYBRID numeral 7, enquanto Hartley voltou a conduzir o 8. A corrida contou com o acionamento do Full Course Yellow na quinta hora por conta de uma pipa na pista, que foi rapidamente removida pelos fiscais de prova na reta dos boxes.
A prova no Autódromo de Interlagos se encaminhou ao final com Kobayashi e Hirakawa fazendo os stints finais, encerrando a disputa com a 14ª e a 15ª colocações, respectivamente, ao final das seis horas de corrida na capital paulista.
“Estou decepcionado com o desempenho e o resultado, pois 14º e 15º lugares não é o que a gente esperava. Tentamos o nosso melhor para evoluir o desempenho, mas estávamos muito atrás. Não tínhamos a velocidade de reta dos adversários, o que significou não poder lutar com ninguém”, disse Kamui Kobayashi, piloto e chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WEC.
“Precisamos analisar isso e trabalhar duro para melhorar esta situação, então tenho certeza de que podemos voltar mais fortes na próxima corrida. Pelo lado positivo, parabéns a Akkodis ASP por vencer na categoria LMGT3 com o Lexus. Estou feliz em vê-los no alto do pódio. Eles merecem a vitória”, completa Kobayashi, celebrando a vitória de José María López, Clement Schmid e Razvan Umbrarescu.
A temporada 2025 do WEC terá prosseguimento no dia 7 de setembro com a disputa da Lone Star Le Mans, etapa marcada para o Circuito das Américas, em Austin, nos Estados Unidos.
Teste com o VF-23 está marcado para os dias 6 e 7 de agosto no autódromo de Fuji
Trio formado por José María López, Clement Schmid e Razvan Umbrarescu domina etapa brasileira do WEC no Autódromo de Interlagos
Ryo Hirakawa e Brendon Hartley partem da décima posição neste domingo. Na LMGT3, José María López e Finn Gehritz colocam Lexus do grid na segunda e terceira posições
Vice-presidente da TOYOTA GAZOO Racing, Kazuki Nakajima destacou o uso de hidrogênio líquido nos testes da fabricante e também a apresentação do GR LH2 Racing Concept em Le Mans