A MoneyGram Haas F1 Team viajará para o Japão para a realização de dois dias especiais como parte de seu programa testes com carros de temporadas passadas (TPC). O piloto da TOYOTA GAZOO Racing (TGR) e reserva da Haas, Ryō Hirakawa, vai acelerar o VF-23 na quarta-feira, 6 de agosto, enquanto que o também piloto da TGR, Sho Tsuboi, estreia em um Fórmula 1 no dia seguinte (7), ambos acelerando no tradicional circuito de Fuji.
Hirakawa, de 31 anos, continuará seu desenvolvimento em pista com a Haas. Após um teste com o VF-24 em Abu Dhabi, no final de 2024, Hirakawa completou sessões de treinos livres desta temporada pilotando o VF-25 no Bahrein e na Espanha, e também tem em sua programação acelerar no México e em Abu Dhabi. O piloto japonês, que compete pela TOYOTA GAZOO Racing no Mundial de Endurance (WEC), também tem tempo de pilotagem no VF-23. Ele acelerou o carro em Silverstone, na Inglaterra, em abril.
Para Tsuboi, de 30 anos, o programa TPC de agosto marcará a primeira vez que o japonês testará um carro de Fórmula 1. Tsuboi atualmente compete pela TOYOTA GAZOO Racing na Super Fórmula e na Super GT Series – da qual é tricampeão da GT500. Atual campeão da Super Fórmula, Tsuboi ocupa o terceiro lugar na tabela deste ano – sua temporada de 2025 inclui uma vitória na passagem pelo Autódromo Internacional de Autopolis.
Situado aos pés do renomado Monte Fuji, o Fuji Speedway, de propriedade da Toyota, é um circuito licenciado pela FIA de Grau 1, com 4,563 km e 17 curvas. O circuito sediou o Grande Prêmio do Japão pela última vez em 2008 e o teste com os pilotos japoneses será aberto ao público nos dois dias.
“A importância de correr com nosso carro no circuito da Toyota, onde anunciamos nossa parceria com a TOYOTA GAZOO Racing em outubro passado, é muito especial. Dar a Sho Tsuboi sua primeira experiência em um carro de Fórmula 1 é igualmente gratificante, considerando seu histórico de campeão. Obviamente, já conhecemos os talentos de Ryō e aguardamos ansiosamente seu feedback contínuo sobre nosso programa. O fato de estarmos correndo com o VF-23 e o teste ser aberto aos fãs também é ótimo. Sabemos da paixão dos fãs japoneses pela Fórmula 1, então poder correr pela segunda vez no país este ano, após o Grande Prêmio do Japão em abril, é fantástico”, diz Ayao Komatsu, diretor da Haas.
“Estou muito satisfeito que este TPC seja realizado em Fuji. Formamos uma parceria técnica com o objetivo de aprimorar os três elementos essenciais da fabricação de automóveis: ‘Pessoas, Pipeline e Produto’. Este TPC faz parte dos nossos esforços relacionados a ‘Pessoas’, que se concentram no desenvolvimento de recursos humanos. Acredito que o desafio de Sho, dada a sua experiência como campeão da Super Fórmula, não só contribuirá para o seu próprio desenvolvimento de habilidades, como também proporcionará uma motivação valiosa para os outros pilotos da TGR”, diz Masaya Kaji, Diretor da TGR Global Motorsport.
“Além disso, mecânicos e engenheiros da Toyota Motor Corporation estarão presentes, tornando esta uma valiosa oportunidade de aprendizado também para eles. Experimentar de perto as tecnologias e habilidades necessárias no palco mais alto da F1 do mundo certamente será uma experiência significativa para o seu crescimento. Juntamente com a MoneyGram Haas F1 Team, pretendemos não apenas promover o crescimento de cada piloto, engenheiro e mecânico através desses desafios, mas também aprimorar suas habilidades técnicas. Acreditamos que as experiências adquiridas serão transmitidas à próxima geração, contribuindo para a melhoria geral da competição e dos níveis tecnológicos na indústria do automobilismo”, conclui Kaji.
Time completou as 6 Horas de São Paulo, quinta etapa do Mundial de Endurance, fora da zona de pontos
Trio formado por José María López, Clement Schmid e Razvan Umbrarescu domina etapa brasileira do WEC no Autódromo de Interlagos
Ryo Hirakawa e Brendon Hartley partem da décima posição neste domingo. Na LMGT3, José María López e Finn Gehritz colocam Lexus do grid na segunda e terceira posições
Vice-presidente da TOYOTA GAZOO Racing, Kazuki Nakajima destacou o uso de hidrogênio líquido nos testes da fabricante e também a apresentação do GR LH2 Racing Concept em Le Mans