O WRC realiza neste final de semana a oitava etapa da temporada 2025, o Rally da Estônia, etapa que abre uma sequência de duas provas marcadas por percursos de alta velocidade em terrenos de cascalho. A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) parte para a etapa em busca de ampliar o número de vitórias no ano, já que triunfou em seis das sete provas do ano.
A prova marca o início da segunda metade da temporada 2025 do Mundial de Rally, e a TOYOTA GAZOO Racing domina os dois campeonatos em disputa. Entre os construtores, a fabricante japonesa soma 358 pontos, e tem vantagem de 65 em relação aos segundos colocados na tabela de classificação após sete etapas.
Entre os pilotos, a TOYOTA GAZOO Racing tem todos os pilotos no top-10. Elfyn Evans é o líder com 150 pontos, apenas nove a mais que Sébastien Ogier, que soma 141. Kalle Rovanpera tem 117 e é o quarto, enquanto Takamoto Katsuta, com 63, é o sexto colocado. Já Sami Pajari aparece em oitavo na tabela de classificação, com 32 pontos.
A prova é uma chance de Evans ampliar a liderança, já que a etapa estoniana do WRC não está entre as provas que Ogier vai disputar. O líder do campeonato busca voltar ao pódio depois de passar as últimas três etapas abrindo a estrada para os adversários, o que no Mundial de Rally é uma desvantagem. Elfyn tem como trunfo vitórias no Rally da Finlândia, prova com características semelhantes as deste final de semana.
Entre os pilotos da TOYOTA GAZOO Racing neste final de semana, Kalle Rovanpera venceu as últimas três edições do Rally da Estônia. Takamoto Katsuta também coleciona bons resultados em provas rápidas, e tem neste ano um segundo lugar na Suécia em provas com disputas com essas características. Já Sami Pajari venceu na Estônia em duas oportunidades no Júnior WRC.
“Após três etapas em piso de cascalho muito difíceis, nossa equipe está ansiosa por estas próximas provas em estradas rápidas, na Estônia e na Finlândia, que tendem a ser mais adequadas ao nosso carro e nossos pilotos. A temporada tem sido acirrada e precisamos dar o nosso melhor se quisermos vencer”, disse Jari-Matti Latvala, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.
“Estes serão os primeiros ralis disputados com os novos pneus deste ano, por isso, desde a Grécia, temos realizado um trabalho importante em testes para otimizar todo o pacote para estas condições”, completa Latvala.
O Rally da Estônia volta ao calendário após um ano e tem como características estradas largas e sinuosas, com muitos saltos, além de trechos mais estreitos e técnicos com terreno mais arenoso. A prova é baseada na região de Tartu, a segunda maior cidade do país que receberá a abertura da etapa ainda na quinta-feira. A oitava etapa do WRC será disputada até o domingo, e contará com transmissão do Rally.TV, streaming dentro do aplicativo DAZN.
Piloto mais novo do grid, Arthur Gama venceu em Mogi Guaçu na Stock Light, enquanto JP Oliveira correrá no circuito paulista pela primeira vez na carreira
Teste com o VF-23 está marcado para os dias 6 e 7 de agosto no autódromo de Fuji
Time completou as 6 Horas de São Paulo, quinta etapa do Mundial de Endurance, fora da zona de pontos
Trio formado por José María López, Clement Schmid e Razvan Umbrarescu domina etapa brasileira do WEC no Autódromo de Interlagos