O WRC inicia sua passagem pela América do Sul neste final de semana, com a disputa de uma etapa inédita em sua história: o Rally do Paraguai, que será realizado entre os dias 28 e 31 de agosto. E a TOYOTA GAZOO Racing se prepara para uma prova completamente desconhecida após monopolizar o top-5 da última etapa, na Finlândia.
Com cinco etapas para o encerramento da temporada, a TOYOTA GAZOO Racing lidera o campeonato entre os construtores com uma vantagem de 87 pontos em relação ao segundo colocado. Já entre os pilotos, o grupo dos três melhores conta com pilotos da fabricante japonesa. Elfyn Evans lidera com 176 pontos, contra 173 de Kalle Rovanpera, e 163 de Sébastien Ogier.
Além de Evans, Rovanpera e Ogier, a TOYOTA GAZOO Racing contará também com a participação de mais dois pilotos na primeira visita do WRC ao Paraguai: Takamoto Katsuta, que chega embalado pelo segundo lugar na Finlândia, e Sami Pajari, que competirá não apenas neste final de semana, mas também no Rally do Chile, marcado para daqui duas semanas.
“O Rally da Finlândia foi um resultado incrível para nós e um ótimo desempenho dos nossos pilotos, o que nos dá muita confiança a toda a equipe agora que entramos na última parte da temporada. No campeonato de pilotos, a disputa continua acirrada e emocionante, com apenas 13 pontos separando os quatro primeiros colocados – com Elfyn, Kalle e Seb, temos três candidatos muito fortes. Esperamos que Takamoto e Sami possam continuar com a confiança e a velocidade que tiveram na Finlândia”, disse Juha Kankkunen, vice-chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.
“O Paraguai será algo novo para todos, e ninguém sabe realmente o que esperar lá. O que sabemos sempre que vamos para a América do Sul é a paixão que existe pelo rally lá. Isso é algo que sempre me lembro de quando competi na Argentina. E assim como na Argentina, parece que as etapas podem ser bastante rápidas, mas em um novo rali sempre precisamos estar preparados para algumas surpresas”, completa Kankkunen.
A prova, que contará com o retorno do layout todo preto nos GR Yaris Rally1, será baseada na cidade de Encarnación, no sul do Paraguai, próximo a fronteira com a Argentina e na região do Rio Paraná. O trajeto conta com estradas usadas anteriormente em provas como o Rally Trans Itapuá. A expectativa é de que as especiais sejam rápidas com setores técnicos em florestas densas.
A programação do WRC no Paraguai será aberta nesta quinta-feira e seguirá até o domingo, quando ocorre o Power Stage. O RallyTV, serviço no aplicativo DAZN, mostra o Rally do Paraguai ao vivo.
Piloto do Toyota Corolla Cross número 9 mostra melhor desempenho na temporada em Curvelo, mas quebra de motor impede bom resultado
Piloto da Ipiranga Racing larga da pole position e domina disputa de 50 minutos no Circuito dos Cristais
Depois de andar entre os dez melhores nos treinos livres, piloto destaca desempenho do Toyota Corolla Cross número 9 e mira avançar na prova de domingo no Circuito dos Cristais
Piloto do Toyota Corolla Cross da Ipiranga Racing faz volta mais rápida da prova, luta por vitória ao longo dos 30 minutos de corrida e completa disputa com a terceira posição