Copa Clio: na segunda etapa, pista de Londrina é o maior desafio
Miguel Paludo tem dois pódios na Copa Clio
Os irmãos Daniel (esq.) e Miguel Paludo, da Neoforma Racing
Daniel Paludo, que é um dos estreantes em Londrina
Irmãos gaúchos da equipe Neoforma Racing farão estréia em Londrina, onde a categoria esteve ausente desde 2004
11.04.2007
|
191 visualizações
A nova Copa Clio Brasil, que seguiu sua trajetória independente sob comando da Associação dos Pilotos após o fim do Renault Speed Show, realiza neste domingo a sua segunda etapa buscando consolidar-se como a terceira força do automobilismo nacional, atrás apenas de Fórmula Truck e Stock Car. Este status foi conquistado graças ao sucesso de todas suas temporadas desde a criação, em 2002. E é este histórico respeitável que o novo formato busca manter, atraindo novos patrocinadores dentro de um bom nível técnico, com disputas equilibradas na pista.
Em Curitiba, a primeira missão foi cumprida, ao colocar 26 carros no grid. Desta vez, no entanto, o desafio não estará apenas nos bastidores. Agora, em Londrina, a prova maior estará a cargo dos próprios pilotos. Afinal, a maioria deles jamais competiu no circuito localizado no Norte do Paraná, já que a categoria não disputa uma etapa no Autódromo Ayrton Senna desde 2004.
Este desafio extra para os pilotos ocorrerá justamente na pista mais travada do ano, já que em 2007 não haverá circuitos de rua no calendário. Com exceção dos figurões da Copa Clio, alguns na categoria desde o início, a grande maioria dos pilotos nunca correu em Londrina porque estão iniciando suas carreiras em nível nacional na Clio a fim de dar saltos maiores, rumo a Stock Car, por exemplo.
No caso da equipe Neoforma Racing, a estréia será não apenas de seus dois pilotos, os irmãos Miguel e Daniel Paludo, como do próprio time, que entrou na Clio apenas em 2005.
Vamos começar literalmente do zero. Não é que nunca corri de Clio em Londrina. Eu nunca andei de nada neste circuito. Aliás, nem sei para que lado fica o autódromo, brinca Daniel, que fez no ano passado seu primeiro ano completo na Copa Clio.
Em geral, o gaúcho pode contar com a ajuda do seu irmão, Miguel, que tem mais experiência na categoria onde estreou no início da temporada de 2005. As pessoas até acham engraçado que eu, mesmo sendo o caçula, dê dicas para o meu irmão mais velho. Mas, como entrei antes na categoria, conheço mais circuitos que o Daniel. Só que em Londrina tanto eu quanto ele estaremos iniciando do zero, comenta Miguel Paludo.
O gaúcho é uma das jovens revelações da categoria. Com 23 anos, acumula dois pódios na carreira na Copa Clio, incluindo também uma primeira fila, em Tarumã, no ano passado, quando Daniel também conquistou seu melhor lugar no grid, na segunda fila.
Apesar desta inédita situação de um circuito novo para os dois irmãos, a Neoforma Racing está confiante em sair de Londrina com um bom resultado. Para 2007, o time também conta com um novo preparador, Carlinhos de Andrade, e um novo chefe de equipe, Victor Steyer.
Em Curitiba, Miguel Paludo chegou a andar entre os cinco primeiros, até que foi atingido no final da reta dos boxes por um adversário. Houve um acidente em uma disputa de posição atrás de mim e infelizmente acabei sendo atingido. Mas o carro estava bem acertado e vamos iniciar a prova com um set up básico, para aos poucos ir aprendendo as manhas do circuito de Londrina, comenta Miguel.
A pista paranaense é considerada de baixa velocidade, com médias horárias equivalentes a de um circuito de rua. Sabemos que o segredo é ter boa saída de curva e vamos passar os treinos livres buscando esta melhora no carro. Eu e meu irmão vamos trocar informações o tempo todo a fim de pegar referências, dicas de traçado, set up etc, completa Daniel.
O clima de ajuda entre os irmãos não é novidade. Embora na Copa Clio sejam adversários na pista, antes da estréia na categoria, quando corriam no TC 1600 (campeonato gaúcho de turismo), os dois dividiam o mesmo carro. Agora é cada um sozinho na pista, e, claro, os dois querem andar na frente, mas estamos dentro do mesmo time e aqui não há aquela típica rivalidade de companheiros de equipe, diz Miguel.
Os treinos serão disputados a partir desta sexta-feira, em Londrina. O tempo de referência para os pilotos é 1m33s358, da pole conquistada por José Córdova na última prova realizada nesta pista, em 2004.
Os pilotos Daniel e Miguel Paludo têm patrocínio de Neoforma Portas e Janelas em PVC, uma marca da empresa Plásticos Vipal.
Segunda etapa da Copa Clio:
Sexta-feira
9h às 10h: 1º Treino Livre
13h às 14h: 2º Treino Livre
Sábado
9h10 às 10h: 3º Treino Livre
13h às 13h40: Treino Classificatório
Domingo
9h às 09h15 Warm up
10h50 Largada
CONTATO
Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Divulgação Equipe Neoforma Racing Copa Clio
Pilotos Daniel Paludo e Miguel Paludo
Tel. (11) 3266 6101
Cel. (11) 8295-1208
rodrigofranca@uol.com.br