Um dos principais nomes do automobilismo brasileiro na rota da Fórmula 1, Pedro Clerot fechou nesta quarta-feira (8) a primeira bateria de testes na Fórmula 3. O piloto esteve por dois dias com a Rodin Motorsport no circuito de Jerez-Ángel Nieto, na Espanha, onde teve seu primeiro contato com o carro da categoria da qual irá estrear em 2026.
Nestes dois dias de atividades, Clerot buscou adaptação ao carro, ao novo time e aos pneus, que são semelhantes aos usados na Fórmula 1 e bastante diferentes dos que o piloto tem usado na FRECA nas últimas duas temporadas. O foco do brasileiro é entender como tudo funciona para chegar bem preparado para a primeira etapa do campeonato, em março de 2026.
“Foi um teste muito positivo, me adaptei bem com o carro e a equipe, e também como a gente pode trabalhar e como o carro funciona. Usamos os compostos duros nestes testes, e preciso me adaptar também com os pneus. Vamos entender como tudo funciona com a equipe para chegar o mais bem preparado possível para a temporada do ano que vem”, disse Pedro Clerot.
“Hoje a gente conseguiu dar um bom passo, com o trabalho focado em simulações de corrida. Foi muito positivo de forma geral, me senti bem no carro e estávamos com um tempo muito competitivo em comparação com os outros pilotos. Também busquei entender como os pneus funcionam e como a degradação é diferente da FRECA. Estou feliz e vamos para Barcelona confiantes”, completou Clerot.
Ao longo dos dois dias de atividades, o brasileiro completou 136 voltas pelo circuito espanhol em quatro sessões, sendo duas na terça-feira e mais duas na quarta-feira. No primeiro dia, Clerot foi o 11º mais rápido. Hoje, o piloto da Rodin fez seu melhor tempo na semana, com a marca de 1min30s740, nove décimos melhor em relação ao obtido na terça-feira.
As baterias de testes da Fórmula 3 terão sequência na próxima semanas, nos dias 15 e 16 de outubro, no Circuito de Barcelona, também na Espanha. Já a temporada 2026 será aberta entre os dias 6, 7 e 8 de março, em Melbourne, na Austrália.
Piloto brasileiro corre na preliminar da F1 a partir do ano que vem
Time mostra bons desempenhos nos treinos, mas incidentes impedem resultados positivos em Mogi Guaçu
Em estreia com Cupra nas cores da Castrol, Gianfratti triunfa nas duas provas da Copa Trophy em Mogi Guaçu
Piloto da equipe W2 completa prova com a quarta colocação. Domingo terá mais uma disputa em Mogi Guaçu