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Regulamento FIAk

Regulamento Desportivo 2007

30.01.2008  |  31 visualizações
1. Campeonato

1.1 O campeonato será disputado em oito etapas entre os meses de março de 2007 e janeiro de 2008.

1.2 Os circuitos utilizados serão Granja Viana, Jaguaré, Vila Prudente, Guarulhos e Aldeia da Serra.

1.3 As datas serão definidas pela direção da categoria de acordo com a disponibilidade dos principais pilotos e anunciadas com o máximo de antecedência possível.

1.4 Serão admitidos no campeonato todos aqueles pilotos aprovados por unanimidade pela comissão dos pilotos com mais GPs disputados na história da categoria.

1.5 Convidados especiais, como pilotos profissionais, não serão admitidos nas duas últimas etapas do campeonato.

1.6 Quando admitidos, em outras etapas, os convidados especiais com este perfil não marcam pontos.

2. Pontuação

2.1 O critério de pontuação será o mesmo da Fórmula 1, sendo 10 pontos para o primeiro colocado, 8 para o segundo, 6 para o terceiro, 5 para o quarto, 4 para o quinto, 3 para o sexto, 2 para o sétimo e 1 para o oitavo.

2.2 É obrigatório o descarte do pior resultado de cada piloto na pontuação final.

2.3 As provas não disputadas pelo piloto não valem mais para descarte.

2.4 Será considerado campeão aquele que registrar o maior número de pontos nas oito etapas, considerando o descarte.

2.5 Em caso de empate entre dois ou mais pilotos, será declarado campeão o piloto que tiver mais vitórias.

2.6 Persistindo o empate, vence quem tiver mais segundos lugares, ou terceiros, ou quartos, e assim por diante até a oitava posição.

2.7 Mantido o empate, fica com o título aquele que tiver mais poles; depois, o número total de pontos, com descartes.

2.8 Se mesmo assim não sair uma decisão, caralho, então a gente faz uma prova de desempate e quem chegar na frente leva o troféu.

2.9 Os pilotos que entrarem no campeonato na sétima etapa ou a partir dela não marcam pontos. No caso, os pontos passam para o piloto que vier na seqüência no resultado final da prova.

3. Corridas

3.1 As provas somente serão realizadas se houver um grid mínimo de quatro pilotos. Caso contrário, a etapa será cancelada, sem substituição.

3.2 O tempo de treino e o número de voltas de cada corrida serão definidos pelo kartódromo.

3.3 Nas etapas em que houver limite de vagas, a direção da categoria reserva o direito de formar a lista de convidados observando os seguintes critérios: 1) colocação no campeonato (prioridade para os oito primeiros colocados); 2) assiduidade (prioridade para os dez pilotos com mais GPs disputados na história ou pilotos com cinco GPs na seqüência recentemente); 3) veículos de comunicação (prioridade para os jornalistas de veículos nomeados pelos kartódromos parceiros).

4. Karts

4.1 Em treinos classificatórios, são permitidas apenas duas trocas de kart ao longo do ano, sendo que em uma delas a etapa não valerá para descarte (a de pior resultado).

4.2 Se optar pela troca, o piloto fica impedido de continuar o treino a partir do momento em que entrou nos boxes e, independente do que tiver feito até então, parte do último lugar no grid, ou dos boxes, se assim exigir o kartódromo.

4.3 Quem tiver esgotado o número de trocas de kart permitido por regulamento perderá o direito de pontuar nas etapas em que trocar novamente seu equipamento.

4.4 Depois da largada, são liberadas quantas trocas de kart forem necessárias.

4.5 A regra da troca de kart é válida para qualquer situação. Inclusive para karts que apresentem problemas mecânicos ou quebras.

5. Regras

5.1 Com exceção das normas sobre as trocas de kart, todas as regras respeitadas serão as impostas pelo kartódromo, tais como: procedimento de largada, classificação do piloto em caso de quebra durante a prova etc.

5.2 Somente os comissários e a direção de prova dos kartódromos podem aplicar qualquer tipo de punição aos pilotos.

5.3 O uso de lastro será aceito para todos os participantes nos kartódromos em que os pesos estiverem disponíveis.

5.4 O peso para a colocação de lastro deve ser aquele apresentado na balança do kartódromo.

5.5 Caso haja falha no sistema de cronometragem do kartódromo e a folha de resultados apresentar incorreções, cabe ao piloto que se sentir prejudicado pedir revisão do resultado em decisão imediata após a bandeirada, em reunião conjunta com a direção da FIAk e do kartódromo. O recurso será aceito ou não no mesmo dia, e, uma vez oficializado o resultado, não caberão mais pedidos de contestação.

5.5 Os casos omissos serão julgados por uma comissão formada pelos pilotos com mais GPs disputados na categoria. Mas de antemão, fica a dica:
1. na dúvida, vale o papel de cronometragem.
2. exceção da regra de troca de kart, o regulamento da corrida cabe ao kartódromo
3. apelações primeiro para o bom senso, depois para a Suprema Corte FIAkiana.

6. Categorias

61. Além da categoria principal, a FIAk terá outros três campeões no ano:

a) Estreante. Disputam todos os novatos ou pilotos com menos de 3 GPs no currículo ao início da temporada.
b) Jumbo Maior. Com pilotos pesando acima de 90 kg na primeira etapa do campeonato (se o piloto emagrecer, segue na categoria. E, de quebra, fica mais magro).
c) Pink FIAk. Para as mulheres da categoria.

Nestes 3 casos, a pontuação é feita de forma separada da classificação geral, concorrendo apenas com os participantes de dentro de sua própria categoria, obedecendo os mesmos critérios de pontuação e desempate (ver item 2).

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